TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Cooperativismo

Por:   •  16/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 5

História do Cooperativismo.

O cooperativismo surgiu na Europa no século XIX coma as mudanças causadas pela revolução industrial, com a finalidade mútua de ajudar a cooperação e fortalecer a parceria entres os tecelões se uniram para ter acesso a alimentos mais baratos. Essa foi a primeira forma de cooperativismo. Assim como os tecelões os agricultores da Alemanha com o intuito de lucrar mais e acabar com a agiotagem assim evitando de ter propriedades hipotecadas ou bens penhorados, se uniram e formaram um Banco Rural que visava dar apoio e suporte aos agricultores menos favorecidos, com esse modelo de ajuda ou alternativa de crédito deu o início da primeira cooperativa de crédito.

Após ter passado alguns anos desse modelo de crédito cooperativo se evoluiu de onde começaram a surgir novos modelos como de Dinheiro Antecipado sendo a primeira cooperativa de crédito no meio Urbano. Hoje elas são conhecidas como bancos populares onde surgiu na Alemanha que foi fundada por Herman Schulze. No modelo de Schulze que no seu modelo tinha retorno das sobras proporcionalmente ao seu capital.

No Brasil a história do cooperativismo de crédito teve início em 1902 em um município de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Norte. Seu fundador foi um Padre jesuíta Theodor Amstad. Caixa Econômica e Empréstimos Amstad, foi batizada por esse nome pelos cooperadores-fundadores, a cooperativa continua em funcionamento até hoje pelo nome de Sicredi Pioneira.

Em 1º de março de 1906, o Pe. Theodor Amstad inaugurou a primeira cooperativa de credito aberto ao público de livre associação pelo nome de “Spar Und Darlehnskasse’’.

A parti de então o cooperativismo começou a crescer em todo o país, com várias outras cooperativas. Porém em 1965 foi proibido a criação de cooperativas do tipo Luzzatti, de livre associação. Após a reformulação da legislação bancaria que privilegiava os Bancos Oficias.

Mais na década de 80 a realidade começou a mudar, e as cooperativas voltaram com muita força através Mario Kruel Guimarães, surge então várias cooperativas novamente no país. Em seguida em 1995 surge o primeiro Banco Cooperativo Privado do Brasil. Em 25 de junho 2003 o Banco Central do Brasil volta a permitir a constituição de livre admissão de associados, fortalecendo ainda mais cooperativismo do tipo Luzzatti. Dessa forma as cooperativas podem oferecer aos associados produtos e serviços de qualidade se comparando a bancos, além de ter o diferencial de ser cooperativas.

O que são Cooperativas de Crédito?

As cooperativas de crédito é um conjunto de pessoas que se associam de acordo com um só objetivo, não existe fins lucrativo, elas se ajudam para uma melhor utilização dos recursos, por meio de crédito financeiro entre outros serviços prestados da melhor forma para os associados. As cooperativas de crédito funcionam com a autorização do Banco Central do Brasil através do decreto de junho de 2003, mesmo com suas diferenças bancarias e objetivos as cooperativas de crédito são comparadas com os bancos.

Como funciona as cooperativas? 

As cooperativas são comandadas por seus associados que buscam atender seus interesses. Todos os associados tem participação nos negócios e objetivos das cooperativas, assim que eles adquirem as cotas que pretendem comprar. Além disso as cooperativas têm um processo democrático, todos os associados e cooperados tem direito de voto, ou seja, todas as decisões são tomadas de forma democrática sem reuniões ou assembleias gerais, sendo assim todos que usam produtos ou serviços financeiros tem autoridade nas decisões da cooperativa.

Qual a diferença das Cooperativas e os Bancos?

Na maioria das vezes os bancos são controlados por acionistas e pessoas de alto cargo ou poder dentro do banco, seu objetivo está no lucro. Já as cooperativas visam em administrar o patrimônio dos seus associados de maneira que seja bem utilizado.

Os bancos visam lucros, as cooperativas são tem fins lucrativos ela visa trazer vantagens e fazer que o dinheiro do seu associado seja utilizado, além de ter ganhos de acordo com os lucros de todos dependendo da participação do cooperado, uma vantagem para que e socio da cooperativa. Por não visar lucro a cooperativa consegue taxas inferiores para os seus associados pelos mesmos produtos e serviços financeiros do que no banco comum ou agencias financeiras.

Algumas diferenças banco x cooperativa de crédito:

Bancos    

  • São sociedade de capital                            
  • Que tem mais poder manda                
  • Lucrar  
  • Taxas que visam lucro
  • Lucro dividido para acionistas
  • Não tem por prioridade os investimentos locais.                                   

Cooperativas de Crédito

  • São sociedades de pessoas.
  • Cada associado tem um voto. Todos os votos tem o mesmo valor
  • Administrar os recursos financeiros dos associados de forma vantajosa para todos.
  • Até 20% menores, tendo como parâmetro somente os custos e necessidades de reinvestimento.
  • Retém os recursos na sua área de atuação (cidade, município), contribuindo com o desenvolvimento local. 

  • Princípios das Cooperativas de Crédito

1- Adesão voluntária e livre

2- Gestão democrática pelos membros

3- Participação econômica dos membros

4- Autonomia e independência

5- Educação, formação e informação

6 - Intercooperação

7- Interesse pela comunidade

  • Importância das cooperativas na comunidade:

Uma diferença entre os bancos comuns e as cooperativas se encontra um pouco na parte social. As cooperativas tem um interesse maior no desenvolvimento da comunidade onde sem encontra, pois, pra ela pode ser uma vantagem mesmo não visando o lucro. Elas promovem programas de desenvolvimento como: educação, formação e informação, assim mantendo uma relação parceira e amigável com os cooperados. Sabendo da importância social, facilidades de credito, investimentos para uma boa distribuição de renda entre os cooperados da comunidade para o desenvolvimento da região assim fortalecendo a economia de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com