TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA ADMINISTRAÇÃO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS

CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS

CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

CLESIO FREITAS

FLÁVIA VIEIRA

LUIZ FERNANDO MILHOMEM

MARCO ANTONIO MARQUES

MARCUS VINICIUS BENICIO

 A IMPORTANCIA DA ADMINISTRAÇÃO NO

AMBIENTE ORGANIZACIONAL

PARAÍSO DO TOCANTINS

2016

[pic 2]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS

CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS

CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

CLESIO FREITAS

FLÁVIA VIEIRA

LUIS FERNANDO MILHOMEM

MARCO ANTONIO MARQUES

MARCUS VINICIUS BENICIO

A IMPORTANCIA DA ADMINISTRAÇÃO NO

AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Projeto apresentado como requisito parcial para avaliação das disciplinas de Teoria Geral da Administração e Metodologia Científica,  ao Curso Superior de Bacharelado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, Campus Paraíso do Tocantins.

Orientador (a): Nubia e Marcio

PARAÍSO DO TOCANTINS

2016

RESUMO

        A importância da administração no ambiente organizacional é assunto a ser elucidado a partir de fatos históricos. Novas tecnologias transformaram a vida do homem e o modo de produzir mercadorias, surgindo assim as indústrias e gerando empregos, o que fez milhares de pessoas abandonarem os campos em busca de trabalho nos centros urbanos. Surge então a necessidade da organização e métodos da racionalização do trabalho, com base nos princípios da Administração Científica, por Taylor e Fayol. De um ponto de vista científico, teorias foram desenvolvidas a partir da observação e estudo em busca da eficiência dos processos. Os diversos fatores envolvidos nas organizações foram estudados em diferentes épocas, nos diversos escalões visando solucionar problemas que surgiram à medida que as indústrias aumentavam sua produção e, consequentemente, o número de trabalhadores. Para conduzir todas as atividades de uma empresa o papel do administrador se fez necessário e de extrema importância a fim de gerir com empenho e desenvoltura as variáveis internas e externas para que o desenvolvimento da organização esteja de acordo com os objetivos propostos com o intuito de obtenção de metas estipuladas.

 

Palavras-chave: Administrador; Âmbito organizacional; Empresas.

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO

Administração ou Gestão é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.

O termo "administração" significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negóciospessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.[2]

É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípiosnormas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos. (https://pt.wikipedia.org)

Desta forma a Administração visa sanar, através de ferramentas e conhecimentos, todos os problemas ou obstáculos, sejam eles mecânicos, humanos ou econômicos, a fim de manter a organização no caminho em direção aos objetivos e metas propostos.

O mercado é um ambiente externo o qual nenhuma organização está isolada, pois é através dele que é possível obter lucro e prosperidade. Fatores de produção, recursos humanos, vendas, fornecedores, custos, são alguns dos desafios que devem ser geridos diariamente, bem como preço de venda, publico alvo, economia, eficiência, eficácia. A importância da administração no ambiente organizacional é o que determina a sobrevivência e prosperidade da mesma. Pois através da Administração é possível planejar, organizar, dirigir e controlar fatores internos e externos com vistas á diversidades de informações que podem interferir diretamente nas atividades e objetivos da organização.

É necessário compreender a evolução da Administração em todo seu contexto histórico e a importância de cada fase que foi aprimorada, e ainda está evoluindo, e cada vez mais se faz necessária. Permite criar estratégias para enfrentar todas as mudanças que a sociedade econômica vem sofrendo mantendo-se competitivo e desenvolvendo novos produtos e\ou serviços a consumidores cada vez mais exigentes, driblando fatores econômicos e concorrência.

A importância e amplitude da Administração visa demonstrar o quão amplas são as mais diversas área de atuação dentro das organizações, o que permite maior exatidão e assertividade na tomada de decisões em cada área, pois cada uma delas são interligadas e interdependentes.


2 PROBLEMA DE PESQUISA

Cabe ao administrador gerenciar arduamente sua organização, para com o intuito de alavanca-la rumo ao sucesso, tendo a responsabilidade de ser imparcial, impondo limites, regras, dentre outros fatores que juntos fazem com que sejam mais satisfatórias suas conquistas. Pois para bem administrar, a necessidade de profissionais competentes e qualificados se faz indispensável.

Diante de um mercado tão competitivo e exigente, são necessários conhecimentos específicos para que o gestor ou gestores tenham ferramentas intelectuais capazes de auxiliar na tomada de decisões e elaboração de estratégias a fim de minimizar custos e obter eficiência e eficácia nas atividades que desempenham.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (189.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com