TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO EMPREENDEDOR NOS NEGOCIOS

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Neste trabalho abordaremos a importancia de despertamos a nossa atenção para o espirito de empreendedor, e da nescessidade de que se das pessoas se prepararem melhor antes de se lançarem no mercado ou em um desafio profissional.

O empreendedorismo vem sendo uma grande tendencia, o número de pequenas empresas e trabalhadores autonomos, cresce a cadas ano, mas crescem também o numero de pessoas despreparadas para administrar, essas unidades de negocio. Sendo assim é de suma importancia que os empreendedores saiam das instituições de ensino superior, sabendo como elaborar um plano de negócio, pondo em prática as funções administrativas que aprenderam em suas experiencias teoricas.

INTRODUÇÃO

O empreendedorismo é um termo novo ainda, principalemte para os brasileiros, somente passou a ser conhecida mais na decada de 90 e veio crescendo juntamente com o processo de privatização de grandes empresas estatais e com a abertura do mercado interno. A denifição de empreendedorismo é muito subjetica, todos parecem conhecer, mais não conseguem conceiturar o real sentido.

Por isso a importancia de desenvolver empreendedores que ajudem o país no seu crescimento e gere possibilidade de trabalho, renda e maiores investimento.

Neste material iremos conceiturar o empreendorismo e citar caracterisca de um empreendedor, a importancia na etica dos negocios e o dessenvolvimento pessoal e profissional dos empreendedores e sua equipe.

2. A IMPORTANCIA DO EMPREENDEDOR NOS NEGOCIOS

2.1 Relações entre empreendedor e empreendimento

- Porque muitos Profissionais têm medo de se arriscar em um empreendimento?

A maioria dos profissionais hoje em dia acaba não se arriscando em empreender, apostar em seus sonhos e na sua paixão por medo de perder sua vida “estável”. Não só hoje, ou melhor, sempre tivemos a cultura de que estabilidade financeira seria ter um trabalho fixo, um registro em carteira. O que não é mais presente nas realidades empresariais de hoje em dia. O medo de perder é muito maior do que o medo de ganhar apenas em longo prazo.

- Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?

A paixão pelo que se faz é um dos requisitos mais importantes do empreendedor porque é dessa idéia, desse plano que ele irá construir o seu projeto de vida. Lógicos que acidentes irão acontecer pelo caminho, serão grandes os desafios, mas o importante é não desistir no primeiro fracasso. Tanto que em varias pesquisas aparecem grandes empreendedores que nem pensam em se aposentar e sim dar continuidade ao que ele conquistou.

Ser um empreendedor bem-sucedido é um conceito que se traduz em independência financeira, ou seja, trabalhar por prazer e não mais por necessidade. Lembrando que para se começar qualquer tipo de negócio é necessário se fazer um Plano de negócios para primeiramente ver se sua idéia, seu produto é viável para o mercado atual e futuro.

- De que forma na teoria e na prática a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?

A ética e o desenvolvimento profissional sempre estão em parceria com o empreendedor, pois um empreendedor que coloca na sua carreia, vida pessoal ou empresa, as qualidades que a ética e a relação humana trás sempre sem sucesso, pois estes itens repercute em coisas boas para o futuro de qualquer empreendedor ou empresa.

2.2 Fundamentações teóricas

- O Processo Empreendedor

O processo do empreendedor é sempre procurar preservar o empreendimento, avaliando os seus limites, tendo uma equipe comprometida, procurando sempre viabilizar o lucro e prevendo possível prejuízo, para assim ter um empreendimento saudável.

- Identificando Oportunidades

Identificar e avaliar a oportunidade: Etapá esta mais delicada, pois o empreendedor precisa identificar a oportunidade e analisar a sua potencialidade avaliando os itens, necessidade do mercado, concorrência e ciclo do produto.

- Ética Empresarial e Cultura Corporativa

Impossível separá-las, não dá para separar, pelo simples fato de que sem ética uma empresa não conseguiria um bom status, não conseguiria uma boa administração e assim não conseguiria capacitar seus colaboradores. Cada pessoa tem sua cultura e cada cultura tem sua ética. È importante um empreendedor ter no seu negocio umcódigo de ética ou um manual interno, para que assim seus colaboradores o sigam. Assim a empresa terá ambiente para todos trabalhar

- Falta de Ética Gera Grandes Prejuízos

A ética nas empresas tem como principal objetivo mudar ações e modificar condutas, tendo sempre em vista o melhor para si e para o próximo em âmbito corporativo. Francisco Gomes de Matos concluiu que atualmente as empresas só se preocupam com os lucros e tem lidado de modo obsessivo para alcançá-los, tratando quem colabora e quem compete com elas de forma pouco ética. Dessa forma, afastam as pessoas que possuem determinação para cumprir as tarefas impostas, e geram conflitos externos geralmente complicados de serem resolvidos.

Empresas não são apenas entidades jurídicas, elas são formadas por pessoas e só existem por causa delas. Por trás de qualquer decisão, de qualquer erro ou imprudência, estão seres de carne e osso. E são eles que vão viver as glórias ou os fracassos da organização. Quanto mais uma organização se destaca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com