TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS PARA AS EMPRESAS

Por:   •  23/5/2017  •  Artigo  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 7

A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS PARA AS EMPRESAS

Misma Magalhães Pereira¹

Richelieu Dias de Albuquerque²

RESUMO

Esse artigo apresenta os conceitos básicos relacionados com a logística empresarial, enfocando o processo logístico, as tendências atuais da logística e a importância do tema para a competitividade das empresas. São detalhados os processos logísticos de grandes empresas, divididos em tópicos para melhor compreensão, onde se percebe a convergência entre os conceitos e tendências apresentados e a realidade da logística no meio empresarial.

Palavras-Chave: Administração de materiais. Logística. Estoque.

1 INTRODUÇÃO

Dentro de uma organização, a área responsável pela administração de materiais é bem mais ampla do que geralmente se pensa ser, pois quem ver de fora acredita ser somente controle de estoques. A importância da administração dos materiais caracteriza-se como um fator determinante para o fluxo de produção, e se organiza para administrar estoques. A gestão de estoques do setor de materiais assume um conjunto variado de funções dependendo da forma organizacional da empresa. Os estoques, conforme Chiavenato (1996) se constitui de quaisquer quantidades de bens físicos que sejam conservados, de forma improdutiva, por algum intervalo de tempo, aguardam venda, despacho ou utilização na produção.

Baseado no ciclo de administração de estoques, vamos ver em tópicos, as responsabilidades e importância de cada setor, onde são envolvidas pessoas, máquinas, finanças e as influências em cada parte do processo, a importância de se trabalhar muito bem recursos humanos dentro da empresa e o controle para determinar corretamente quanto e quando adquirir determinados materiais e a importância do equilíbrio dos estoques.

1. Acadêmica do Curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão, mismam21@hotmail.com.

2. Acadêmico do Curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão, richelieudias@hotmail.com.

2 FORNECEDORES E COMPRAS DE MATERIAIS

   

Para o sucesso de uma Administração de Materiais, é indispensável que se obtenha aquisições de materiais bem sucedidas dentro de uma empresa, seja ela pequena, média ou de grande porte, para isto é necessário o envolvimento de toda uma equipe (todos os setores) bem treinada e qualificada, com senso de organização, para proceder com processos de seleção dos fornecedores que melhor atendem as necessidades da empresa quanto a custo, prazo, qualidade.

O que influência consideravelmente nos custos e produto final da empresa, considerando também o envolvimento de um volume de recursos financeiros bastante significativos dentro do processo de aquisição de materiais. É de extrema importância ter um controle das compras e suas entregas para que os estoques não acumulem. A Gestão de Materiais, segundo Slack (2002), originou-se na função de compras, em as empresas compreenderam a importância de integrar o fluxo de materiais e suas funções de suporte, tanto através do negócio como, através do fornecimento aos clientes imediatos.

A área de compras deve-se atentar sempre a fidelidade e atendimento aos prazos dados pelos fornecedores, pois um atraso em sua entrega pode representar grande perda para a empresa, assim como também estarem atentos a novos fornecedores que surgem com novas técnicas que possam vir a contribuir positivamente para com a empresa. Em alguns casos surge também necessidade do conhecimento técnico de quem está comprando, para que utilizem critérios técnicos para seleção de fornecedores e na compra dos materiais.

3 TRANSPORTE, RECEBIMENTO E ARMAZENAGEM

A principal função do transporte é entregar o material no tempo previsto e nas condições normais do material, algumas tecnologias estão ajudando muito as empresas, por exemplo, o rastreamento do veículo indicando a localidade do produto. Segundo Ballou (1993) a boa Gestão de Materiais significa coordenar a movimentação de suprimentos com as exigências de operação, a fim de que as atividades primárias da Logística Empresarial alcancem os objetivos logísticos de custo e nível de serviço.

As atividades primárias da Logística Empresarial são: Transportes, Manutenção dos estoques e o Processamento de pedidos. Ao chegar à empresa, o recebimento e armazenagem dos produtos deve-se ser realizado dentro de procedimentos, como armazenamento em prateleiras, facilitando sua retirada sem nenhuma falha na movimentação, que possa propiciar riscos de perdas para empresa e de acidentes para os funcionários.

Uma alternativa é a separação dos itens em subgrupos, permitindo a escolha e adoção da política mais adequada para cada um deles. É preciso também que os responsáveis pelo armazenamento e distribuição estejam em sincronismo com o pessoal de compras, para que uma compra não seja emitida com produtos no estoque, seria uma compra desnecessária. Uma atenção que deve ser dada a área de recebimento e armazenagem e a inspeção do material recebido, quantidade, qualidade, material correto, se realmente havia pedido de compra aprovado, entre outros itens que devem ser inspecionados no recebimento do material, evitando assim perda de material e de tempo.

Deve-se também serem realizados inventários físicos e tomadas ações conforme relatórios levantados, de acordo com Viana (2009) “o inventário físico é uma contagem periódica dos materiais existentes para efeito de comparação com os estoques registrados e contabilizados em controle da empresa, a fim de se comprovar sua existência e exatidão”, sendo que estoque baixo pode prejudicar na falta de material e parada de produção, e estoques altos é gasto indevido de dinheiro, podendo este ser investido em outras aplicações.

4 MOVIMENTAÇÃO INTERNA E ARMAZENAGEM DO PRODUTO ACABADO

        

A movimentação interna e armazenagem do produto acabado acontecem com manipulação de materiais e produtos utilizando uma gama de equipamentos, tais como, tratores, empilhadeiras, máquinas de grande porte, correias transportadores e logicamente seres humanos para operação destas máquinas e equipamentos. Para Pozo (2010) os administradores dispõem de diversas ferramentas e indicadores para operar e monitorar os estoques, tais como os inventários físicos, giros de estoques, sistemas de armazenagem, custos de estocagem e armazenagem, assim as empresas devem alcançar seus objetivos organizacionais levando-as ao sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com