TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  29/2/2020  •  Monografia  •  8.979 Palavras (36 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ[pic 2]

ADMINISTRAÇÃO

Patrícia da Silva Teodoro

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

        

Rio de Janeiro, 2017.

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

Artigo apresentado a Universidade Estácio de Sá como requisito parcial a obtenção de grau de bacharelado em Administração. Orientador Prof. Paulo Rodrigues Junior.

Rio de Janeiro, 2017

RESUMO

Este estudo tem como objetivo mostrar a importância da gestão de recursos humanos nas organizações mostrando desde o inicio histórico até as mudanças que foram iniciadas após a revolução industrial. Ao iniciar o estudo sobre a importância de gestão de pessoas não pude deixar de comentar sobre a época onde a administração era objeto de estudo de muitos profissionais a fim de trazer novos resultados para as organizações. Foi a partir daí que começaram a perceber que havia a necessidade de aproximar-se da pessoa que realizava trabalho braçal, começariam a ver alem das maquinas. A partir deste momento houve então a necessidade de ter uma liderança voltada a necessidades dos colaboradores, uma pessoa que pudesse chegar ate o chão de fabrica e ver as verdadeiras necessidades dos colaboradores, que passasse para vê os funcionários como pessoas.

PALAVRAS-CHAVES: (Capital Humano. A chave para o sucesso)


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2. HISTÓRICO SOBRE GESTÃO DE PESSOAS        5

2.1 A MUDANÇA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS        9

2.2 O NOVO MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS        13

2.3  PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE PESSOAS        15

2.4 AGREGANDO PESSOAS        19

2.5 ORIENTANDO AS PESSOAS        22

2.6.1 REMUNERAÇÃO        25

2.6.2 BENEFICIOS E SERVIÇOS        27

9. REFERÊNCIAS        32

  1. INTRODUÇÃO

O termo recursos humanos vem aos poucos sendo substituída pelo termo gestão de pessoas, pois o conceito de gestão de pessoas tem uma visão mais compreensiva da administração. A gestão de pessoas preocupa-se não somente, com processos de contratação de mão de obra, questões sindicais e trabalhistas, entre outras questões burocráticas, mas também com o desenvolvimento profissional, capacitação e com as habilidades e desenvolvimento do colaborador. O setor de Recursos Humanos tem o objetivo atender os anseios dos colaboradores e busca por maior eficiência e eficácia, de modo que haja um equilíbrio entre a missão, visão e valores da empresa.

Embora o termo recursos humanos esteja quase que totalmente extinto das organizações, em algumas organizações ele ainda é bem predominante. Algumas empresas possuem uma grande carência de um bom gerenciamento nesta área, isso ocorre porque muitas vezes o responsável por todo processo de admissão e gerenciamento é uma pessoa com uma visão autoritária e retrograda.

O custo com pessoal representa uma quantia bem significativa do faturamento, e este fato que poderá comprometer muito os resultados e ainda comprometer o crescimento dessa organização. A gestão de pessoas tem sido a grande responsável pelo crescimento das organizações bem-sucedidas, pois as mesmas já perceberam a importância do fator humano. O mundo mudou então as organizações teve que acompanhar essas mudanças. Esta na hora das empresas se conscientizarem da grande importância que tem os colaboradores e começar a ver seus colaboradores de forma diferente.

Ao longo dos anos as empresas estão buscando estratégias de como reter talentos, e também buscam estratégias de como se manter em um mercado tão competitivo, enquanto isso as pequenas empresas estão tentando manter - se ativa em um mercado que para muitas delas chega a ser muita das vezes desleal. Por esse motivo o departamento de RH se tornou mais valorizado, pois percebeu a importância do capital humano para enfrentar o mercado que se tornou muito competitivo.

A administração de recursos humanos que antes eram tradicionais daria lugar à gestão de pessoas. As pessoas passaram a ser vistas como um diferencial competitivo, não existe organização sem pessoas e as pessoas também necessitam das organizações, sempre foi uma relação de troca, mas antes não era vista com tanta clareza. Não era dada a devida importância as pessoas, agora as pessoas passaram a ser vista como parceiras da organização, as pessoas são vistas fornecedoras de conhecimentos.

2. HISTÓRICO SOBRE GESTÃO DE PESSOAS

Nos dias atuais as organizações possuem um departamento especifico para cuidar do que do que hoje elas entendem como seu maior investimento que é o seu capital humano.

Ao longo dos anos as empresas estão buscando estratégias de como reter talentos, e também buscam estratégias de como se manter em um mercado tão competitivo, enquanto isso as pequenas empresas estão tentando manter - se ativa em um mercado que para muitas delas chega a ser muita das vezes desleal. Por esse motivo o departamento de RH se tornou mais valorizado, pois percebeu a importância do capital humano para enfrentar o mercado que se tornou muito competitivo.

José de Oliveira Franco afirma que “Não há como introduzir os conceitos sobre Recursos Humanos sem que antes tenhamos uma idéia de como surgiram os princípios básicos que regem a área da Administração de empresas. Afinal, todo o processo de gestão, incluindo aqui o processo de gestão de pessoas, nasceu a partir dos conceitos largamente estudados e pesquisados sobre o processo de administração” (Recursos humanos: fundamentos e processos, p.09)

Para darmos continuidade na importância de gestão de pessoas teremos que dar um passeio na época onde a administração era objeto de estudo de muitos profissionais a fim de trazer novos resultados para as organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.1 Kb)   pdf (360.2 Kb)   docx (65 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com