TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO COMO FATOR DE MUDANÇA DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  24/5/2016  •  Monografia  •  5.786 Palavras (24 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 24
  1. A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO COMO FATOR DE MUDANÇA DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

  1. Objetivo Geral:

Analisar a importância da motivação como fator de mudança dentro das organizações de forma a manter os níveis de qualidade e produtividade elevados.

  1. Objetivos Específicos:

  • Conceituar a motivação e analisar as características da motivação individual dos colaboradores e a motivação a ser transmitida pela organização.
  • Mostrar qual a relevância da fixação de objetivos e metas a motivação.
  • Analisar qual a influência das características internas da organização sobre a motivação.
  1. Justificativa:

Justifica-se pelo fato de que o clima organizacional é preponderante para o resultado final das empresas e, contudo a motivação é um fator intimamente relacionado com o desenvolvimento do mesmo. Não obstante, é imprescindível tomar medidas que propiciem às organizações sobrevivência neste mercado que vive em constante mudança e que exige aperfeiçoamento e inovação, principalmente em relação aos fatores comportamentais dos colaboradores.

A gestão de pessoas é uma área fundamental dentro da organização, pois o sucesso ou o fracasso da empresa está diretamente relacionado com os funcionários. Uma pessoa satisfeita em seu ambiente de trabalho irá produzir mais, trabalhar mais feliz, lidar melhor com os clientes e com os colegas de trabalho.

Este estudo visa identificar o papel do líder, analisar como suas características pessoais define a forma de liderar uma equipe de colaboradores, e como esta forma se relaciona com a motivação das pessoas no ambiente de trabalho.

  1. Problema:

De que maneira a motivação dos colaboradores influencia no clima organizacional?

  1. MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Segundo Maslow (1954), motivação em seu conceito mais abrangente é a força ou impulso que direciona o indivíduo ao comportamento de busca à satisfação de determinadas necessidades. 

Para Chiavenato(1982, p. 414):

“Para compreender o comportamento humano é fundamental o conhecimento da motivação humana. Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma isto é, tudo aquilo que dá origem a alguma propensão a um comportamento específico”.

Por meio desta citação do autor, pode-se analisar que na verdade o ser humano precisa de algo que o estimule para então começar a agir em busca de um determinado resultado.

Sabe-se, portanto, que a motivação humana ao longo dos anos serviu de objeto de estudo, para tentar tornar claro o que estimula o ser em questão a objetivar algo, portanto assim como que o ser humano é estimulado através de uma recompensa é desestimulado para um comportamento antigo, isto é, o impulso leva as pessoas a agirem por necessidades reais direcionadas por suas expectativas de vida e por aspirações.

Segundo Bergamini (2008, p. 2), todo o esforço do conhecimento do homem e da motivação humana também tem sua história, e o exame das diferentes etapas dessa história, poderá esclarecer muitas dúvidas e enganos com relação ao assunto:

“a primeira causa dos problemas motivacionais do presente tem sido denominar de motivação aquilo que nada tem a ver com ela. Usou-se, por muito tempo, considerar qualquer problema humano no trabalho como sendo causado pela falta de motivação dos empregados”.

Segundo Montana (1999, p. 203), diz que motivação é o “processo de estimular um indivíduo para que tome ações que irão preencher uma necessidade ou realizar uma meta desejada”.

Diante desta citação, observa-se que a motivação é o impulso para a ação e a partir daí o ser humano busca satisfazer suas necessidades. Pois, é bem perceptivo que o estágio atual do ser humano conta com uma busca constante por tudo o que possa servir de melhoria de vida em relação à carreira profissional, familiar, financeiro e tudo o que possa servir de melhoria contínua.

  1. Definição De Motivação

Atualmente a organização vem enfatizando cada vez mais o assunto sobre a motivação pessoal. em razão do destaque deste assunto na literatura administrativa temos os mais diversas conceituações e aplicações da motivação no ambiente de trabalho, porém o sentido da palavra motivação provem do latim, é o que afirma Maximiniano, (2004 p. 14):

 “A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover. O seu sentido original fundamenta-se no processo no qual o comportamento é incentivado, estimulado ou energizado por algum motivo ou razão”.

De acordo com Bergamini (1997), “essa origem da palavra encerra a noção de dinâmica ou de ação que é a principal tônica dessa função particularda vida psíquica”. A autora acredita que “O caráter motivacional do psiquismo humano abrange os diferentes aspectos que são inerentes ao processo, por meio do qual o comportamento das pessoas pode ser ativado”.

De acordo com Robbins (2003), o termo motivação organizacional é baseado na disposição do colaborador em se esforçar de forma permanente e elevada em favor das metas da organização, na certeza que tal esforço proporcionará a satisfação de alguma necessidade individual.

O autor citado acima ainda faz correlações acerca dos indivíduos motivados com a persistência, de acordo com ele a motivação os faz persistentes de modo que não desistam facilmente diante das dificuldades.

 Segundo Maximiano (1995), motivação é uma palavra de origem latina, que significa mover, e é, portanto o método pelo qual se pode explicar por um conjunto de razões e motivos o que induz, incentiva ou provoca algum tipo de ação ou comportamento no indivíduo.

Cabe ressaltar, observando os autores literários acima, que motivar não é uma tarefa fácil e não pode ser de maneira alguma desprezada dentro de uma organização, pois o capital humano motivado pode ser o grande diferencial da empresa e consequentemente o fator gerador de sucesso.

Fazendo uma analise sobre o tema pode-se concluir que motivação é um impulso psíquico capaz de direcionar o indivíduo ao encontro daquilo que se almeja, ao passo que quando surgem novas necessidades de conquistas devem aparecer também novas forças motivadoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)   pdf (280.4 Kb)   docx (371.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com