TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO PARA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Por:   •  2/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.699 Palavras (19 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ADMINISTRAÇÃO

BRUNO PAIXÃO CARDOSO

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO PARA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RIO DE JANEIRO

2019

BRUNO PAIXÃO CARDOSO

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO PARA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Artigo apresentado ao Curso de Administração da Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro como forma de produção acadêmica para o Trabalho de Conclusão de Curso. Orientadora: Prof.ª. CLAUDIA MARCIA PEREIRA LOUREIRO

RIO DE JANEIRO

2019

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO PARA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Aluno: Bruno Paixão Cardoso

Orientadora: Claudia Marcia Pereira Loureiro

RESUMO

Por muitos anos, tem-se percebido a relação direta entre a motivação dos servidores e a Administração Pública. O objetivo deste trabalho é trazer uma pesquisa que visa a elucidação desses aspectos motivacionais, enfatizando a necessidade de uma administração profissionalizada e motivada, capaz de garantir a finalidade pública que é promover o bem-estar da população, através da prestação de serviços de qualidade. Para isso serão analisados os principais aspectos conceituais acerca da motivação, a Administração Pública e seus fundamentos Constitucionais, o papel do Gestor Público e como os aspectos motivacionais afetam a Administração Pública.

Palavras-chaves: Motivação, Gestor Público, Administração Pública.

1 INTRODUÇÃO 

Administração Pública representa o aparelho estatal, através de um conjunto de órgãos, agentes e governo. Para atingir o principal objetivo do Estado, o interesse público, a Administração se regula por um ordenamento jurídico, assim como por princípios que balizam a sua atuação. Por sua vez, o agente público pode ser concebido como aquele que representa o Estado de Direito, seja no papel de cumpridor da lei ou de responsável por materializar a função do Estado. Mas será que é possível concretizar uma gestão eficiente e efetiva para a sociedade sem a valorização da motivação na Gestão Pública?

Segundo Chiavenato (2005), um dos maiores desafios das organizações é motivar e manter motivadas as pessoas do seu quadro profissional, de modo a torná-las mais decididas e comprometidas com os objetivos do órgão, assim como bem-sucedidas através do seu trabalho. O autor destaca que é difícil definir a palavra motivação, pois é um termo que não tem um consenso absoluto até o momento. Chiavenato (2005) afirma que a aplicação dos conceitos no cotidiano das organizações é algo mais complexo ainda.

BERGAMINI (1997, p.129) aponta algumas situações que trazem motivação, como: “desfrutar de uma convivência social harmônica, reconhecer-se importante dentro do grupo e conhecer a repercussão social das suas ações”. Nesse sentido, CHIAVENATO (2005, p.242) ressalta que “para poder proporcionar resultados, o talento humano precisa estar envolvido em um ambiente de trabalho baseado em um desenho organizacional favorável e em uma cultural organizacional participativa e democrática”. Deste modo, o autor revela a necessidade de meios que tragam motivação para os envolvidos com a organização.  

Para Kanaane (2010), a motivação é como uma mola propulsora da conduta humana e o porquê de o público interno dos órgãos públicos ter que ser constantemente desenvolvido profissionalmente, assim como ter sua carreira valorizada. Observa-se que políticas públicas estão sendo criadas a fim do aperfeiçoamento da gestão pública e da consciência que “a gestão eficiente decorre do conhecimento pleno da função do agente público enquanto legítimo representante do Estado, para atuar no interesse público” (KANAANE, 2010, p. 30).  

Sendo assim, a aplicação e o entendimento da importância do processo motivacional tornam-se indispensáveis para a Administração Pública, uma vez que gestores públicos tendem a ser mais produtivos quando utilizam plenamente suas capacidades, apoiados através de políticas que garantam os seus direitos e desenvolvimento.  E, por fim, atinjam o bem-estar social.

Este trabalho adotou o tipo Pesquisa Bibliográfica, através da coleta de dados em materiais teóricos que abordam o tema. A pesquisa é de caráter qualitativo, visto que não se utilizou instrumentos estatísticos. O objeto estudado foi analisado em termos de seu significado e da revisão de literatura.  

O trabalho tem relevância na Gestão Pública, pois traz uma pesquisa que visa ao entendimento dos aspectos motivacionais dentro do contexto da Administração Pública. Tal estudo pode contribuir também para a compreensão do papel do servidor/empregado público, seja no de cumpridor da lei, assim como no de instrumento do desenvolvimento social. Além do mais, essa pesquisa poderá agregar conhecimento e qualidade à classe profissional em questão, uma vez que o trabalho desenvolvido é entendido como um acréscimo ao seu próprio bem-estar. Portanto, o trabalho poderá enfatizar a necessidade de uma administração profissionalizada e motivada, capaz de garantir a finalidade pública.  

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 MOTIVAÇÃO

Vergara (2005), na introdução aos estudos acerca da Motivação, alerta que o processo motivacional é um processo contínuo e não um produto acabado, ou seja, configura um ciclo permanente, onde os indivíduos sempre encontrarão à frente algo a motivá-los. A autora aponta que “ninguém motiva ninguém. Nós é que nos motivamos, ou não. Tudo o que os de fora podem fazer é estimular, incentivar, provocar a motivação” (VERGARA, 2005, p.42).                          

Para Bergamini (1997), a motivação tem variedades de formas comportamentais e revela que as pessoas não fazem as mesmas tarefas pelas mesmas razões. A estudiosa esclarece que os comportamentos dos indivíduos dependem de seus princípios e valores, variam de pessoa para pessoa, assim como as necessidades e motivação de cada um.  Ainda segundo a autora, a motivação pode ser compreendida como “aquelas tentativas de conhecer como o comportamento é iniciado, persiste e termina” e isto para a mesma “implica conhecer aqueles tipos de escolhas que são feitas, uma vez que tais escolhas seguem a orientação proposta pela individualidade de cada um” (BERGAMINI, 1997, p. 30).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (350.5 Kb)   docx (297.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com