TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Recursos Humanos - Administração teoria e pratica no contexto brasileiro

Por:   •  18/10/2016  •  Resenha  •  2.405 Palavras (10 Páginas)  •  1.150 Visualizações

Página 1 de 10

Síntese - Capitulo 11 - Administração de Recursos Humano

O capitulo vai apresentar conceitos e técnicas da administração de recursos humanos na área funcional da administração funcional da administração responsável pela gestão dos esforços e das atividades das pessoas que constituem a organização.

Serão abordados os processos de planejamento, recrutamento, seleção, orientação, treinamento, avaliação de desemprenho e remuneração de recursos humanos.

Apresenta uma análise dos desafios e das tendências contemporâneas envolvendo a ARH.

A administração de recursos humanos geri os esforços e as atividades das pessoas que a compõem, porque a organização é um grupo estruturado de pessoas que se juntam para alcançar objetivos em comum e isso requer um bom funcionamento que depende da gerencia dos recursos humanos.

Para gerir as pessoas de forma a alcançar os objetivos pretendidos é necessário que o gestor planeje, recrute, treine, promova remunerações dos membros, etc.

A ARH é a aplicação de sistemas formais para garantir o uso eficaz do talento humano na realização dos objetivos organizacionais. Destaca três objetivos:

1. identificar e atrair recursos humanos qualificados e competentes;
2. adaptar os trabalhadores à organização e desenvolver todo o seu potencial;
3. Manter os trabalhadores comprometidos e satisfeitos com a organização;

Contexto Histórico

A ARH surgiu no contexto da Revolução Industrial com o objetivo de reduzir os conflitos entre as pessoas e as organizações, com foco nas questões trabalhistas. Mas com globalização da economia, o aumento da competividade a importância dos recursos humanos cresceu.  É importante lembrar que a área de recursos humanos nem sempre foi relevante dentro das organizações visto que não era uma função relacionada diretamente com os resultados, diferentemente da área de operações ou logística por exemplo.

Atualmente as organizações reconheceram a importância que as pessoas têm para o sucesso de uma empresa, daí surgiu a necessidade de criar departamentos de recursos humanos responsáveis por desenvolver políticas e práticas de ARH.

Importância da Administração de recursos humanos.

As políticas e práticas de ARH contribuem para:
1. melhoras as competências/habilidades dos funcionários
2. aumentar a motivação dos trabalhadores
3. manter a competência dos funcionários
4. Encorajar os não comprometidos

Níveis de atuação da ARH

Nível Estratégico: define políticas e estratégias para gerar vantagens competitivas sustentáveis para a organização e é de responsabilidade dos administradores de topo.

Nível Tático: é o conjunto de atividades técnicas, como o recrutamento, seleção, treinamento, avaliação do desempenho e a gestão de sistemas de informação.

Nível operacional: rotina burocrática de qualquer organização, como arquivo pessoal, contratos, salários, horários, etc.

Processo de Administração de Recursos Humano

Conjunto de novo atividades básicas para atrair pessoas competentes, desenvolver seu potencial e manter a competividade.

A ARH é influenciada por fatores externos como a legislação vigente, a ação dos sindicatos, o mercado de mão de obra local, as questões demográficas, tecnológicas e econômicas.

Influencias ambientais da ARH

Globalização = A consequência da globalização é a abertura de novos mercados de trabalho. Que requer um cuidado para não haver choques culturais é onde as organizações devem praticar as políticas de ARH.

Legislação

A legislação trabalhista é a que mais tem visibilidade na ARH, as diversas leis criadas atualmente tem o objetivo de promover uma maior igualdade de oportunidades para os trabalhadores. Impedindo que aconteça praticas discriminatórias com base em gênero, raça, religião, classe etc.

As leis trabalhistas garantem aos trabalhadores ferias, 13 salário, pagamento de horas extras e FGTS, respeitar a jornada de trabalho.

Tecnologia

O desenvolvimento tecnológico também influencia a ARH, tanto para os trabalhadores com a execução das tarefas como para a ARH nas diversas fases dos processos.

Em contrapartida a tecnologia ao propiciar uma maior automação, transforma esta relação do trabalhador com a máquina abrindo espaço para menor especialização.

Demografia

O envelhecimento populacional é uma questão de demografia que merece atenção pela ARH. Presente em países desenvolvidos, é necessário uma gestão da força de trabalho com faixa etária mais elevada, custos de aposentadoria, custos com sistemas de saude,etc.

Outra questão demográfica é a ascensão das mulheres no mercado de trabalho que por sua vez se sentem injustiçadas em relação aos homens quando o assunto é promoção e remuneração.

Atraindo trabalhadores competentes

Os processo de atração da força de trabalho evolve três atividades:
1. planejamento de recursos humanos
2. recrutamento de potencias candidatos
3. Seleção entre os candidatos potencias

Planejamento de recursos humanos

O planejamento deve levar em conta a demanda atual e futura da organização e garantir que as pessoas estejam no lugar certo, na hora certa, desempenhando a função certa que lhes é destinada dentro das organizações.

A elaboração de um plano de RH deve ser por duas etapas:
1. analise do estado atual da estrutura de RH
2. Avaliação da necessidade futuras de pessoal.

Analise da estrutura de RH - permite aos gerentes a avaliação das habilidades e talentos disponíveis em uma organização.

As modificações podem ocorrer por rotação interna(promoções ou transferências)
rotação externa(aposentadoria, licença, desligamento, etc)

Analise de cargos - visa responder a necessidade de se conhecer o conteúdo do trabalho e as características das pessoas que devem ser contratadas para determinados cargos

1. Descrição de cargo - contém a descrição das tarefas, deveres e responsabilidades no desempenho da função.
2. Especificação do cargo - contém as competências, os conhecimentos, as habilidades, os equipamentos necessários ao desempenho do cargo.

A análise do cargo ajuda as organizações a recrutar as pessoas certas. Alguns dos métodos utilizados:

1. entrevistas individuais ou em grupos com os empregados;
2. entrevistas com supervisores;
3. observação direta do trabalhador;
4. registros diários do desempenho dos trabalhadores;
5. filmagens dos trabalhadores no local de trabalho;
6. identificação das principais características do trabalho por especialistas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com