TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE A HISTÓRIA E GEOGRAFIA DESENVOLVEM NOS ALUNOS

Por:   •  9/10/2015  •  Dissertação  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE A HISTÓRIA E GEOGRAFIA DESENVOLVEM NOS ALUNOS

Até pouco tempo, a grande questão escolar era a aprendizagem de conceitos. Essa forma de competência continua sendo valorizada, principalmente, no meio universitário, apesar de ser necessário também o domínio de um conteúdo do saber como fazer.

No que se refere às disciplinas de história e geografia e sua importância no desenvolvimento dos alunos, entende-se que a história é a ciência que estuda o passado, analisando as transformações para tentar entender o presente, ajudando a transformar a realidade a partir de sua compreensão, Perceber e respeitar semelhanças e diferenças culturais, hábitos, costumes, etnias. A Geografia procura responder às questões que o Homem levanta sobre o Meio Físico e Humano utilizando diferentes escalas de análise. Desenvolve o conhecimento dos lugares, das regiões e do Mundo, bem como a compreensão dos mapas e um conjunto de destrezas de investigação e resolução de problemas, tanto dentro como fora da sala de aula. São inúmeras as competências e habilidades que essas disciplinas desenvolvem nos alunos.

História e geografia são importantes para o desenvolvimento dos alunos, pois ajudam as pessoas a entenderem a si mesmas e o mundo em que vivem, criando consciência da necessidade de uma participação mais ativa na sociedade e na caminhada rumo a um futuro melhor.

PLANO DE AULA

ESCOLA: Grupo Escolar Rui Barbosa

DATA: 28-09-2015

ORIENTADOR: Etenir

DISCIPLINA: Geografia

Tema:

A cidade e a produção dos lugares

Série:

2ª ano – Ensino Fundamental I

Objetivo(s) 

  • Compreender a dinâmica dos espaços urbanos
  • Entender o significado dessas dinâmicas para a vida cotidiana a partir da observação de paisagens do bairro da escola.

 

Conteúdo(s) 

  • Paisagens urbanas.
  • Dinâmica urbana: produção, circulação e moradia.
  • Equipamentos e serviços urbanos.

Material necessário 

  • Planta do bairro da escola e mapa da cidade
  • câmara fotográfica ou celular
  • mural de exposição
  • fotografias de paisagens urbanas

Avaliação 

  • Confecção de um mural com fotos da cidade, e de paisagens urbanas
  • Passeio com todos os alunos pelo bairro da escola e pelos principais pontos da cidade e fotografá-los.

A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE A HISTÓRIA E GEOGRAFIA DESENVOLVEM NOS ALUNOS

A busca atual é promover a interdisciplinaridade e incentivar o raciocínio e a capacidade de aprender do aluno. Essa mudança curricular acarretou um alargamento de fronteiras em algumas disciplinas, inclusive nas da Geografia e História, e um estreitamento em outras, no nível de conhecimentos prático/teóricos.

História e geografia estão intimamente relacionadas, uma área é diretamente dependente da outra, não por acaso uma é considerada ciência auxiliar da outra. Dependendo dos interesses dos grupos dominantes, resgatar o passado pode servir para criar um modelo que busque a adoção de valores antigos e para formação de uma nova identidade. Entre as competências e habilidades que essas disciplinas desenvolvem nos alunos pode-se citar uma imagem positiva de si ampliando sua autoconfiança; Identificar as necessidades básicas do ser humano em geral; Compreender a relação e o papel social que cada um tem dentro da família; Reconhecer as transformações ocorridas na estrutura familiar ao longo do tempo; Entre muitas outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com