TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER – PAULO FRIERE

Por:   •  12/2/2021  •  Monografia  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CAMPOS TIMON

DIREÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

PROFESSORA: EDITE SAMPAIO SOTERO LEAL

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER – PAULO FRIERE

MANOEL FILIPE NASCIMENTO SILVA

Os principais pontos do livro “A importância do ato de ler”, de Paulo Freire.

A obra traz as várias experiências que Paulo Freire teve ao longo da vida como educador ao longo de sua vida. Palestras, a importância as bibliotecas populares e a experiência de alfabetização desenvolvida por ele e sua equipe em São Tomé e Príncipe. Apresentando como a importância que a educação tem na educação e na vida das demais pessoas. Introduzindo o leitor a um “círculo de cultura”, onde faz com o que o leitor sinta-se participando, enquanto sujeito, de uma experiência real.

A leitura da palavra é sempre precedida da leitura do mundo. Por isso, quando se lê a palavra do mundo, não se pode abrir mão de continuar lendo. Para Freire, aprender a ler, a escrever e alfabetizar-se, é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo. Aprender a ler o mundo e os contextos que o cercam, não só, manipular palavras de uma forma mecânica, mas relacionar a palavra com o contexto, relacionando a língua com a realidade.

Ao escrever o livro, Paulo Freire, no esforço de entregar-se e relembrar-se, ele revive a experiência que ele viveu, no seu mundo, na leitura do seu mundo, antes mesmo de ler a palavra. A casa em que Freire viveu e passou seus dias, ainda enquanto jovem, fora o local de sua primeira leitura, a leitura do mundo. Os “textos”, as “palavras”, as “letras” daquela leitura, era sua percepção de cor, família, animais, o canto dos pássaros, os objetos e coisas a qual ele via, o universo da linguagem dos mais velhos. Ao observar a linguagem dos mais velhos, ao observar suas crenças e suas falas, Freire percebia aquele mundo imediato ao qual ele vivia era pequeno e muito inferior aos contextos e mundo maiores que as crenças, os valores e aquelas posições daquelas pessoas com as quais ele convivia. Ele tem uma expansão de mundo, ele percebe que tem mundos ainda expandidos através dessas crenças e dessas linguagens que os adultos utilizavam.

Na medida em que foi tomando íntimo do mundo, em que melhor percebia e o entendia na “leitura” que dele ia fazendo, os seus temores iam diminuindo. A partir do momento que ele era liberto da ignorância sobre o mundo, a partir do momento que conhecia e se aprofundava no mundo, seus temores sumiam. Quando Freire emprega uma liberação do indivíduo através da leitura, ele refere-se ao sentido de que quando se aprende a ler o mundo, a se tornar íntimo do mundo, repensar e refletir sobre a leitura do mundo, muitos medos do mundo são desaparecidos.

Foi com seus pais, que Freire, começou a ser introduzido na leitura da palavra. Quando ele tinha uma leitura de mundo, as palavras que ele aprendia fluíam de uma forma melhor. Palavras que fizessem parte de seu contexto e sua realidade, não da realidade de seus pais. Sua professora, Eunice, quem aprofundou o trabalho de alfabetização que seus pais haviam começado. Foi com ela, a leitura da palavra, da sentença, jamais significou ruptura com a “leitura” do mundo. Com ela, a leitura da palavra foi a leitura da “palavramundo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com