TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Ato de Ler - Paulo Freire

Por:   •  11/11/2018  •  Dissertação  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Paulo Freire

A Importância do Ato de Ler

Introdução:

O livro “A Importância do Ato de Ler” se refere aos vários aspectos de alfabetização de adultos que foi desenvolvido na República de São Tomé e Príncipe das palavras críticas da leitura na alfabetização.

Segundo Paulo Freire, o ato de ler da sua palavra e de sua atividade perspectiva do que contexto, em cuja percepção de objetos, aprendendo no seu trato com eles, na sua relação com os seus irmãos mais velhos e com seus pais.

A leitura de “A Importância do Ato de Ler” é transformá-la através de uma prática consciente. Esse movimento de alfabetização dos grupos populares é carregado de significação e da experiência do educador.

A alfabetização escrita da expressão oral vinha através da leitura do mundo no que se chamou de codificações de situações concretas aos grupos populares um “leitura da leitura” anterior do mundo. O ato de ler implica na percepção crítica, interpretação e reescrita do lido.

Do ponto de vista, quanto ao processo educativo, através da prática de separar e da educação da política e do poder.

São relações dinâmicas que caracterizam das instituições, alterando o seu papel reprodutor da ideologia dominante. Pelo contrário, só educadores e autoritários tem o ato de ser educado pelos educandos. Se antes a alfabetização de adultos era tratada e realizada de forma autoritária pelo educador, oferecida com um ato criador, que agora já não é possível o texto sem contexto.

A forma da sua contribuição da biblioteca popular tem que ser com uma certa política cultural.

Segundo Paulo Freire, com a alfabetização de adultos no contexto da República Democrática de São Tomé e Príncipe, por exemplo, há uma campanha de adultos promovida por um governo, em nome de primazia da aquisição de técnicas de ler e escrever palavras. Todo esforço vem sendo feito neste país na pátria da alfabetização de adultos.

Conclusão:

Concluímos com a leitura desse livre que devemos avaliar a importância do ato de ler, criando aos poucos uma disciplina intelectual que nos levará a uma leitura do mundo, incentivando aos grupos populares a escrever seus textos desde o início da alfabetização pelos próprios educandos.

Através do povo mais consciente se perceberá, no domínio econômico, social e cultural e no processo permanente de sua libertação.

Referência Bibliográfica

Freire, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam 22ª Edição.

São Paulo: Cortez, 1988, 80 páginas.

Serviços Acadêmicos.

TCC Monografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com