TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER - PAULO FREIRE

Por:   •  28/8/2018  •  Resenha  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TEFÉ – CEST

PAULO FREIRE

A importância do ato de ler: em três artigos que se completam

TEFÉ – AM

2018

ANDRESSA ALMEIDA DE OLIVEIRA - 1816120054

DANIEL SIQUEIRA RIBEIRO – 1816120007

GILLIANA GIL DA COSTA – 1816120067

TEREZA RAQUEL MAGALHÃES DE SOUZA - 1816120040

Resenha

[pic 2]

TEFÉ – AM

2018

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011. – (Coleção questões da nossa época; V. 22)

        Paulo Freire nasceu em Recife (PE), formou-se em direito, mas não seguiu carreira, encaminhando a vida profissional para o magistério. Em 1963 em Angicos (RN), coordenou um programa que alfabetizou 300 pessoas em pouco mais de um mês. No governo do presidente João Goulart, esteve à frente do Plano Nacional de Alfabetização em países africanos. Publicou vários livros voltados para a questão da educação; sua obra mais famosa dentre os educadores é a Pedagogia do Oprimido, publicado em 1987, além de outros mais conhecidos como Pedagogia da Autonomia, que alcançou sua 50ª edição em 2015.

        O livro “a importância do ato de ler: em três artigos que se completam”, publicado pela editora Cortez, é constituído de 102 páginas, dividido em três capítulos (artigos), onde dois deles são frutos de palestras proferidas pelo próprio autor em Campinas, na abertura do Congresso Brasileiro de Leitura em novembro de 1981, e o segundo no XI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação em João Pessoa, em janeiro de 1982. O terceiro artigo, dividido em duas partes, foi primeiramente publicado na Harvard EducationalReview, em fevereiro de 1981; possui dois prefácios, o primeiro éelaborado por Ezequiel Theodoro da Silva correspondente à 51ª edição, onde narra sua trajetória com Freire e sua gratificação por organizar a presente edição, afirmando que o conteúdo da obra em questão é de fácil compreensão para os leitores. O segundo é o prefácio à 1ª edição, elaborado por Antônio Joaquin Severino, que faz uma breve introdução da obra, apresentando a estrutura e a importância da leitura na visão do autor.

        Na apresentação, Freire expressa sua gratidão pela insistência da procura deste livro, que de onze anos atrás até agora, várias de suas reimpressões deram um significado à importância do ato de ler, e como educador ele se preocupa que os leitores e alunos de escolas e universidades tenham uma forte relutância em não compreender certos significados na leitura, e com isso, como brasileiro, não desiste dos seus ideais na busca de educar e incitar o gosto pela leitura.

        No primeiro capítulo intitulado “a importância do ato de ler”, o autor começa falando a respeito de como se sentia, um ato de prazer ao escrever esta obra, na qual ele podia atrelar estes conceitos à sua infância, adolescência e mocidade, momento que marcoua importância de ler o mundo e como começou a se construir. Este mundo do qual Freire se refere, vem da sua própria vivência,mesmo quando não tinha capacidade para ler uma única palavra, lia tudo o que estava ao seu redor de maneira significativa, o chão por onde andou e começou a dizer as primeiras palavras, sua íntima relação com as árvores do quintal da casa de sua mãe, a agilidade de se balançar em seus galhos, sua afetividade com os irmãos mais velhos e seus pais se caracterizavam como as primeiras leituras de sua vida. Freire descreve tudo isso como “textos”, “palavras” e “letras” que compunham tudo o que estava à sua volta, incluindo outro mundo, o mundo dos adultos, a linguagem de seus pais, o medo das histórias de assombração contadas por seus avós, sua relação com suas crenças, costumes e gostos.

Ele associa estas vivências nos textos que escreve, pois desde pequeno, recebeu ajuda de seus pais enquanto começava a se relacionar com o seu mundo, seu universo particular regado a peraltices de criança, ao observar os pássaros cantando, as frutas verdes amadurecendo, até o cair das folhas, onde no chão de seu quintal foi alfabetizado, quando teve contato com as suas primeiras palavras escritas na areia com gravetos, que era o seu giz, palavras estas que provinham de sua leitura de mundo, e que mais tarde, ao entrar na Escola de Eunice Vasconcelos, local na qual a leitura da palavra e a leitura de mundo não deixaram de ter significado em sua vida.

Visitando sua casa já quando adulto, como professor educador, voltando a relembrar os bons tempos, compartilhando suas histórias com seus alunos, pois esta leitura que fizera desde a infância, jamais deixou de influenciar na sua carreira pedagógico-educacional, que ensina que o verdadeiro ato de ler vem da própria leitura, do seu mundo, de suas escolhas e não de leituras mecanizadas.

No segundo capítulo intitulado “Alfabetização de adultos e bibliotecas populares – uma introdução”, Freire fala do problema da leitura e da escrita que requer a nossa atenção. As questões abordadas pelo autor são de cunho político, crítico e educacional, que inclui o problema da alfabetização e da situação da educação em nosso país, quando o autor retrata a questão do poder, da burguesia, que visauma educação neutra e sistematizada. Por outro lado, ele enfatiza que o educador ou educadora deve confrontaras ideologias que os poderosos impõem entre estas e a realidade, realidade essa que os educandos juntamente com os educadores vivem, é aclarar essas ideias de que a neutralidade da educação não deve ser tomada como um instrumento de manipulação.

Um educador jamais deve impor neste caso, um elitismo autoritário, no sentido de apenas falar e não ouvir, mas sim ter uma postura de atuação libertadora, sem imobilizar o conhecimento, massim ouvindo também. O analfabeto não pode se sentir um excluído da sociedade por não ter o domínio da leitura, da palavra e da escrita, mas sim recebê-la de forma humilde pela mãodos educadores, se tornando um alfabetizando, um ser sujeito; dessa forma, o alfabetizador deve lançar mão das experiências dos educandos e não se baseando apenas pelas suas, o que pode denotar o autoritarismo de sua parte. Outra questão abordada é a criação de uma biblioteca popular, não uma biblioteca comum, cheia de livros empoeirados e silenciosa, mas uma biblioteca dotada de conhecimentos dos próprios alfabetizandos; esse tipo de projeto visa implementar uma nova forma política e cultural de disseminar o conhecimento local, através de estórias do povo, de seus costumes, de suas crendices, receitas típicas, costumes e fatos abordados na vida de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (149.9 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com