TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO COMPORTAMENTO ÉTICO NAS OGANIZAÇÕES

Por:   •  28/10/2017  •  Seminário  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 6

              GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS

        “A IMPORTÂNCIA DO COMPORTAMENTO ÉTICO NAS OGANIZAÇÕES”

INTRODUÇÃO

Sendo abordado os efeitos de um ser ético na empresa em si (mas lembrando que se vale para qualquer outro ambiente) focando nos pensamentos, postura, dedicação necessária e o caminho percorrido, com exemplificação e conceitos, também mostrando todo o decorrer e efeito de um indivíduo não ético.

O termo ético deriva do grego Ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicada. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

 

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. 

Autores

ARRUDA, M.C.C. Código de Ética: um instrumento que adiciona valor. São Paulo: Negócio Editora, 2002. COHEN, D. Os dilemas da ÉTICA. EXAME. São Paulo, n.10, pg.35-48, 14 mai.2003. _________. Sua empresa é ÉTICA?. EXAME. São Paulo, n.12, pg.20, 11 jun. 2003. JACOMINO, D. Você é um profissional ético?. VOCÊ S/A. São Paulo, n. 25, pg.28-37, jul. 2000. LEISINGER, K. M. e SCHMITT, K. Ética empresarial: responsabilidade global e gerenciamento moderno. Petrópolis: Vozes, 2001. VÁZQUEZ, A. Ética. 23ª ed. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

 ESTRUTURA DO ARTIGO

Introdução, pontuando questões, exprimindo valores e conceitos.

ATUALIDADE DO TEMA

 O comportamento ético por si próprio está defasado em um ambiente Global. O Brasil possuí uma cultura minimamente ética, forçando nas organizações, a ética acaba não tendo muito espaço. Sendo que o indivíduo foca em seus desejos e sonhos sem ponderar o efeito que pode causar. Muitas vezes com o seu conformismo, o mesmo pode ser negligente com a ética. O conceito pode e o mais importante de todos e tragicamente o mais desprezado, ou até mesmo deturbado dentro das organizações. Pois os famosos “favorzinhos”, “É para um amigo”, “Que mal tem?” ou “Se eles não reclamarem não tem problema” ... Dentre outros, em seu tom de apelo, alguém acaba corrompendo o indivíduo que até tenha noção de ética. Sendo assim, a ética sendo algo extremamente prático tem a sua Chama cada vez menor nos dias atuais.

 

RELAÇÃO COM A DISCIPLINA

 A importância da ética trazida para o âmbito Gestão Estratégica de Recursos Humanos, temos com certeza que a ética profissional é fundamental e indispensável. Focando em contratar, lidar, e direcionar o indivíduo com a ética prevalecendo acima de tudo teremos o respeito entre os profissionais, não haverá julgamentos pela “impressão”, suas diferenças de se socializar, modo se preservar e suas crenças espirituais. Sempre devemos saber lidar com diferentes cabeças, mantendo a ética no merecimento dado ao indivíduo. Visando manter a coerência. Não realizar contratações por vínculo familiar/social e sim pela competência e habilidade.

RESUMO

2.

   Ética refere-se à teoria ou estudos sistemáticos sobre a prática mora. Analisando e criticando os fundamentos e princípios que orientam ou justificam determinados sistemas e conjunto de valores morais.

  Partindo da existência moral, toma com partida a diversidade de morais, seus valores e normas.

  Uma teoria ética fornece a compressão moral de m espaço real, efetivo, do comportamento do homem.

2.1

      Seguindo o conceito de Robert Henrry Srour, ser ético é agir corretamente, proceder bem, sem prejudicar os outros, ser altruísta, estar tranquilo com a consciência pessoal. Também, agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade, é uma questão de tempo e localização no mapa em que se vive. Visto como uma atitude e de escolha.

   Entenda-se que algo individual, tendo conjuntos de valores fundamentais. Alguns atravessam séculos e são tidos com valor importante atualmente; Por ARRUDA (2002).

  • Ser honesto em qualquer situação;
  • Ter coragem em assumir suas decisões;
  • Ser tolerante e flexível;
  • Ser integro;
  • Ser humilde;

 

  Ética inclui desde o respeito com o cliente, ao estilo de gestão do líder da equipe.

  1. O COMPORTAMENTO ÉTICO NAS EMPRESAS

A importância se deu a partir da década de 80, diminuindo hierarquias e a consequente autonomia dadas ás pessoas. As disputas por cargos, cresceram e, com ela, o desejo de se sobressair a qualquer custo, nas últimas décadas, os escritórios viraram um campo fértil para a desonestidade, a omissão, a má conduta e a mentira. Agimos com honestidade porque queremos dormir de consciência tranquila, ou se tem um medo das consequências.

Empresas são formadas por pessoas, para pessoas, por trás de qualquer decisão, existe seres humanos e são elas que vão sentir o bom ou mau impacto. Sempre associando pessoa ética à empresa ética.

Exemplos Antiéticos:

  • Empresa diz não ter preconceito, mas não possui trabalhador negro;
  • (Comprador para o fornecedor) “Ou aceita o preço ou o concorrente recebe”. Assim liquidando os pequenos;
  • Concorrentes combinam abaixar o preço e acabar com um 3º;
  • Violar o meio ambiente;

  Para se manter no mercado é preciso implantar um programa ético e monitorar.

  1. DESENVOLVIMENTO DE UMA PERSPECTIVA ÉTICA

 

A ética apesar de ser uma disciplina filosófica, é algo prático e não teórico. “Não basta a empresa fazer bem, ela tem que fazer o bem”. Fica claro a realidade objetiva da ética.

Trazer à luz as dimensões morais da vida organizacional requer uma expectativa ao se impor, vamos ter indagações como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com