TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LEGADO DO PRINCÍPIO DA ENTIDADE NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  30/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

“A IMPORTÂNCIA DO LEGADO DO PRINCÍPIO DA ENTIDADE NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS”

  O presente artigo aborda o Princípio da Entidade, um dos importantes princípios contábeis, o qual possui como fundamento a plena diferenciação e separação entre pessoa física e jurídica, onde o patrimônio da empresa não deve ser confundido com o patrimônio dos sócios ou proprietários. E essa distinção é importante para os donos de micro e pequenos negócios, os quais são também administradores. Nessa perspectiva, torna-se evidente que esses pequenos empresários estão crescendo no que tange à economia brasileira, mas, infelizmente, na maioria das vezes não põem em ação esta prática, colaborando, para a falta de organização do seu negócio.

  Paralelamente, é fulcral pontuar que mesmo com políticas que visam facilitar a permanência dessas micros e pequenas empresas, o empreendedor ainda sofre com desafios nos primeiros anos de funcionamento, que pode resultar no falecimento da empresa. Segundo (MELO, 2010), algumas das principais falhas que levam a esses pequenos negócios ao fechamento, são: tomar decisões sem informações financeiras precisas e misturar as finanças da empresa com as pessoais.

Percebe-se, assim, a importância do contador para auxiliar esses estabelecimentos, por meio de consultoria, bem como esclarecendo maneiras que levem às escolhas corretas, permitindo, desse jeito, a promoção da saúde financeira do negócio.

   Assim, entende-se, que o papel do contador, é transmitir ao empresário do micro e pequeno negócio, o Princípio da Entidade, o qual é vital na contabilidade, pois através dele a separação entre pessoa física e jurídica, onde o patrimônio da empresa não é confundido com o patrimônio dos sócios ou proprietários. Porém, é imprescindível ressaltar que este princípio é desconhecido e não utilizado por muitos empresários.

Assim, com a falta do Princípio da Identidade, frequentemente encontrado em micros e pequenas empresas, os quais os empresários passam por problemas de organização pessoal e profissional, colabora para o comprometimento das mesmas. Afinal, a separação entre pessoa física e jurídica é essencial para o controle da organização, ou seja, quando o empresário começa a juntar contas pessoais e empresariais, usando dinheiro da pessoa jurídica para pagar dividendos da pessoa física, fica difícil o controle do capital que entra e sai pela pessoa jurídica e pela pessoa física. Dessa maneira, a empresa acaba não dando lucro e o empresário toma atitudes erradas.

   Nessa lógica, compreende-se, portanto, que estes Princípios de Contabilidade são essenciais e possuem características que precisão ocorrer juntas, como, por exemplo: ser úteis, objetivas e praticáveis. E é obrigatório a observância dos princípios de contabilidade no exercício da profissão, perante condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). E entre esses princípios está o Princípio da Entidade, considerado fundamental para o raciocínio contábil. Além disso, é importante reafirmar que ele possui relação direta com as micro e pequenas empresas, pois esta prática traz diversos benefícios ao negócio, independentemente do seu porte, como, por exemplo: autonomia patrimonial da entidade, controle mais focado, visando as entradas e saídas da pessoa jurídica e colaborando para o controle operacional e fiscal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com