TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO SELETIVO

Por:   •  24/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.900 Palavras (16 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

O cenário atual em que as organizações se encontram, onde o mercado é altamente competitivo, os clientes exigentes buscando cada vez mais produtos e serviços com um padrão de qualidade alta e redução de valores. Impulsionam empresas a adotarem medidas que venham agregar valor a sua empresa, não é uma função simples de se fazer, mas empresas flexíveis que buscam constantemente melhorar seu processo e mudar suas ações em conformidade com as exigências que as mudanças constantes do mercado as impulsionam, tronam-se potencialmente organizações que sopbrevivem e se posiciona diante de seus concorrentes.

O mercado é altamente competitivo e exigente, sem falar na globalização e misturas de diferentes tipos de culturas e mudanças de comportamentos dos clientes que impulsionam as organizações a adotarem padrões e processos eficazes em todo o seu processo de planejamento e produção, sabe-se que modelos e maquinas são copiados, o beckmarketing muito utilizado não é o suficiente para agregar valor aos produtos e serviços nem mesmo para manter-se posicionado e ativo.

Sem sombras de duvidas que o recurso mais valioso das organizações são os profissionais, o capital humano é o diferencial que concorrentes não podem copiar, assim como as maquinas. Tendo consciência deste fator e importância dos profissionais para as organizações ela apenas atingirá seus objetivos mantendo em seu quadro de colaboradores, perfis que estejam em conformidade com o perfil da organização.

Segundo Carvalho e Souza (1999, p.2), “O Capital Humano é a capacidade, conhecimento, habilidade, criatividade e experiências individuais dos empregados e gerente transformando em produtos e serviços que são o motivo pelo qual os clientes procuram a empresa e não o concorrente”. Logo este capital, nas organizações, é, em muitos casos, mais importante que os capitais físicos, sendo fator primordial para o sucesso das organizações.

O potencial, capacidade, habilidade de cada individuo que coopera para a organização atingir seus objetivos é o diferencial, uma vez que a criatividade, o potencial, o aprendizado e a dedicação são valores humanos insubstituíveis, por mais que a tecnologia possibilite aumento no processo produtivo, redução de custos com a mão-de--obra, as máquinas jamais substituirão a diversidade e capacidade humana em se adaptar dentro de uma organização e introduzir mudanças que são apenas visualizadas por pessoas. Conforme Chiavenato (1999) “lidar com as pessoas deixou de ser um desafio e passou a ser vantagem competitiva para as organizações bem sucedidas”

A gestão de talentos, tão debatida atualmente e adotada por organiza- ções mais modernas, propõe, também, uma atuação integrada dos recursos humanos, com foco em estratégias organizacionais e em competências. A gestão de talentos é um enfoque estratégico, que visa criar valor para o acionista, cliente, empregado e sociedade, a partir da captação, seleção e retenção e desenvolvimento do talento individual e organizacional (ALMEIDA, 2004, p.107).

O objetivo de toda e qualquer organização é o sucesso, é maximizar seus lucros e sobrevivência no mercado com um posicionamento acima de seus concorrentes, é buscar de toda e qualquer forma superar suas expectativas e se consolidar no mercado. Diante disto, uma organização somente atingirá seus objetivos estabelecendo em seu perfil por intermédio de mudanças organizacionais do seu quadro de pessoal.

Wernke, Lembeck e Bronia (2003, p.5) mencionam que o capital humano é “o valor acumulado de investimentos em treinamento,competência e futuro de um funcionário. Também pode ser descrito como competência do funcionário, capacidade de relacionamento e valores.” As organizações também podem agregar valor ao seu capital humano, proporcionando treinamento com o intuito de que possam trazer retorno com maior produtividade e menor desperdício.

Sabe-se que a rotatividade alta de profissionais em organizações causa um enorme prejuízo, não apenas financeiro mas também técnico  e de tempo, uma vez que para integrar um profissional leva tempo e os custos que a admissão e demissaõ são altas. Em busca de minimizar estes impactos negativos dentre outros nas organizações que o processo seletivo é de extrema e fundamental importância, não é que o processo seletivo vá extinguir esta rotatividade, mas ira reduzir a rotatividade, uma vez buscando nos profissionais perfis que se adequem ao perfil das organizações.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

O recrutamento é o conjunto de processos onde se espera atrair funcionários qualificados para uma área especifica, visando sempre as necessidades presentes e futuras de RH da organização (CHIAVENATO, 2004).

Uma das melhores maneiras de se reduzir custos com funcionários é introduzir dentro das organizações um eficiente processo seletivo. É através deste processo que as organizações estão percebendo a importância das pessoas que a compõem, não como meros funcionários, mas como parceiros (GUIMARÃES & ARIEIRA, 2005). Segundo Guimarães & Arieira (2005) um recrutamento bem feito é sinônimo de economia para a empresa, pois, através dele a organização não vai necessitar de treinamentos, devido ao profissional capacitado inteirar-se rapidamente dos objetivos da organização. Deve-se pensar em conjunto, comunicando-se com todos da empresa, em todas as áreas e em todos os momentos, focando-se no lucro, na produtividade e no desenvolvimento das pessoas, o que Chiavaneto (2009) confirma ao dizer: “A rigor, toda a organização deve estar engajada no processo de recrutar pessoas: trata-se de responsabilidade que deve ser compartilhada por todas as áreas e por todos os níveis.

Os processos de recrutamento e de seleção conforme LimongiFrança e Arellano (2002) constituem-se em ferramentas que podem ser utilizadas na integração da estratégia de negócios da organização. De acordo com Chiavenato (2000): O recrutamento consiste na procura e atração de candidatos para uma determinada função e a seleção na escolha e tomada de decisão do candidato que ocupará o cargo disponível. O recrutamento e a seleção fazem parte de um processo maior que é o de suprir e prover a organização de talentos e competências necessários à sua continuidade e sucesso em um contexto altamente dinâmico e competitivo (CHIAVENATO, 2009). O processo de recrutamento e de seleção, conforme observam LimongiFrança e Arellano (2002), correspondem a processos que integram o costume de preenchimento de vagas em aberto, ou seja, da contratação de pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (178.9 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com