TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA MOTIVAÇAO PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL

Trabalho Universitário: A IMPORTANCIA DA MOTIVAÇAO PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Ser um bom profissional atualmente já não é suficiente para se manter um emprego, é preciso mais, o que inclui a própria capacidade de renovar o seu conhecimento. Por isso, e pela necessidade de se mostrar disposto, satisfeito, e em constante inovação para o bom desempenho do trabalho, é necessário estar sempre motivado, pois toda pessoa motivada, se caracteriza por algo mais, impulsionando o desejo de fazer o melhor, inovar, criar novas condições e conduzir os imprevistos com tranqüilidade, e acima de tudo, com criatividade. É importante também que as organizações estimulem seus colaboradores, reconhecendo que atualmente buscam mais do que altos salários. É necessário que os funcionários se sintam parte da organização e não apenas empregados com a obrigação de cumprir metas para se manter no emprego.

2. PROBLEMA

Como a motivação dos colaboradores pode influenciar no crescimento organizacional?

3. HIPÓTESE

O envolvimento dos indivíduos é a base da estrutura organizacional. Quando as pessoas ingressam em uma organização, trazem consigo uma variedade de valores e interesses do ambiente externo, e essas questões interferem no cotidiano das organizações.

As transformações que vêm ocorrendo no mundo exigem também que as organizações modifiquem sua forma de entender o papel desempenhado pelas pessoas. A motivação tem uma relação direta com o desempenho e, portanto, constitui-se num fator fundamental para ganhos de produtividade.

No decorrer das últimas décadas têm se multiplicado os exemplos (estratégias motivacionais) de que é possível fazer da organização um ambiente saudável, e do trabalho ali executado algo realmente motivador para o ser humano.

Os colaboradores buscam por melhores condições de vida e isso está estreitamente ligado ao ambiente de trabalho em que se sintam responsáveis pelo crescimento da organização, mas não de forma obrigatória, mas como se fizesse parte desse crescimento. O desafio das organizações está na necessidade de compreender a dinâmica dos processos internos que movem as pessoas, por meio da adoção de práticas que contribuam para a satisfação das pessoas e conseqüentemente, o sucesso e o fortalecimento da imagem da organização.

4. JUSTIFICATIVA

Geralmente o funcionário dá o que recebe e a empresa não fica satisfeita querendo mais resultados do que o recebido. Cabe à empresa dar recompensas que realmente motivem o comportamento desejado. A empresa poderá conseguir estruturar um quadro funcional motivado se fizer com que os funcionários encontrem satisfação no próprio trabalho. Uma das formas de conseguir isso é atingir às necessidades mais elevadas dos empregados que, segundo Nadler e Lawler, são as necessidades de criatividade e de independência.

Já o indivíduo, ao emitir um comportamento, motivado espera uma conseqüência deste fato, sendo que, dependendo da expectativa gerada, poderá mudar o enfoque de como se comportar. Os resultados esperados ao definir um comportamento no trabalho ou em outras esferas da vida, são os mais variados, indo desde atingir metas de trabalho, receber elogios, remuneração, nenhuma reação ou até hostilidade das pessoas que o cercam.

Pesquisar sobre os reais motivos que levam os colaboradores a migrarem para outras organizações, se torna imprescindível nos dias atuais, é preciso muito mais que um bom salário para manter um bom funcionário nos quadros da empresa e descobrir quais fatores podem contribuir é um desafio do mundo contemporâneo.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

5.1 Motivação – Conceito:

Segundo Bergamini, motivação deriva originalmente da palavra latina movere, que significa mover. É um aspecto intrínseco as pessoas, ou seja, ninguém pode motivar ninguém, a motivação passa a ser um fenômeno comportamental único e vem da importância que cada um dá a seu trabalho.

Por ser um aspecto individual, a motivação não pode ser avaliada da mesma forma para todas as pessoas, cada uma possui comportamentos diferentes, decorrentes de motivações diferentes, dentro e fora das organizações. Essa diversidade de interesses permite aceitar de forma razoavelmente clara, que as pessoas não fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões.

5.2 Motivação – Fatores Motivacionais:

Antes da Revolução Industrial, a principal maneira de motivar consistia no uso de punições, criando, dessa forma, um ambiente generalizado de medo. Tais punições não eram unicamente de natureza psicológica, mas também financeiras. Levando em conta que as organizações passaram a existir muito tempo antes da Revolução Industrial, é possível concluir que a preocupação com o aspecto motivacional do comportamento humano no trabalho represente um fato bastante recente.

http://www.slideshare.net/jjfeitosa/motivao-de-equipes, acesso em 28 mai 2011

Para motivar e influenciar os membros da equipe, o administrador deve conhecer as necessidades individuais de cada pessoa e torná-las metas de realização da equipe.

O trabalho mais difícil e um dos mais importantes para as lideranças é manter sua equipe motivada e produtiva.

Para conquistar seus objetivos é necessário um poder pessoal, que é alcançado pela automotivação. Essa capacidade de motivar-se está relacionada às condições pessoais.

Motivar uma equipe é um trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com