TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DOS FORMADORES DE OPINIÃO

Por:   •  15/8/2019  •  Monografia  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

INFLUÊNCIA DOS FORMADORES DE OPINIÃO, NAS MÍDIAS SOCIAIS (INSTAGRAM), NO RESULTADO FINANCEIRO DAS EMPRESAS.

O tema envolve a problematização de como o consumidor é influenciado em sua intenção de compra após ter acesso, em mídias sociais virtuais, a mensagens com capacidade de persuasão passadas por líderes de opinião digitais. Na contextualização da pesquisa definimos o conceito de liderança de opinião à capacidade de um indivíduo de influenciar outros com suas atitudes ou palavras, como os líderes de opinião digitais, que através de materiais postados em uma rede social influenciam milhares de pessoas. Os líderes são aquele que, além da capacidade de influenciar, são vistos como inovadores bem informados e que possuem maior experiência com os produtos que divulga.  

Partindo da citação “As pessoas não acreditam mais em propaganda. Elas acreditam em outras pessoas” (COUTINHO, apud RODRIGUES; ARRAIS, 2008).” Começamos a pesquisar como investir na divulgação online, através de alguém influente, um determinado produto ou serviço terá aumento nos resultados financeiros nas empresas (lucro). A comunicação digital, com seu poder de gerar fluxos informativos e multidirecionais, faz com que as relações sociais se equilibrem nos diferentes ambientes, especialmente nas empresas, aí está a importância de estudarmos os impactos digitais nos consumidores e consequentemente como isso afeta o mundo corporativo.

Para obter sucesso nas mídias sociais deve-se investir em “porta-vozes” da marca, gente de “carne e osso” e não apenas modelos, ou propagandas com anônimos, já que o contato pessoa a pessoa é mais eficiente do que o contato pessoa-empresa. Com essa alteração na escolha do público, já que não adianta mais focar apenas em uma propaganda, é necessária uma recomendação, os consumidores irão optar por consumir produtos que veem outras pessoas consumindo e aprovando, e está aí à importância do Digital Influencer: mostrar às pessoas a verdade sobre o produto, ser como uma “vitrine descontraída” para que as pessoas que os seguem saibam da existência do produto e fiquem instigadas a comprar.

Um estudo feito pela Wetpaint e pela Altimeter (2009) destaca quais pontos as organizações devem ter em mente ao se engajar nas mídias sociais, são alguns deles:

- O engajamento via mídia social é importante e quantificável. Pesquisa feita pelo site EngagementdB demonstrou que existe correlação entre engajamento em mídia social e duas métricas financeiras – faturamento e lucro;

- A qualidade deve ser enfatizada e não só quantidade, engajamento e envolvimento com audiência são fundamentais.

        Levar em consideração as mídias sociais e meios de comunicação/ divulgação, em que o próprio usuário é o responsável pelo conteúdo pode ser uma fonte de informação e de confiabilidade para as organizações, como o escolhido para o tema o Instagram onde todos podem publicar suas fotos, a diferença está no seu público alvo, há que use para compartilhar coisas com familiares e amigos e quem use como ferramenta de trabalho. É nessa rede social onde é possível dividir os usuários que apenas consomem o conteúdo e os repetem que são os seguidores das digitais influencers (não necessariamente só repetem, porém o conteúdo que produzem não é algo público como fotos de família etc.), e os que de fato produzem conteúdo ativamente, que são os digitais Influencers. Ter um digital influencer como parceiro abre oportunidade para a organização se relacionar com públicos sem intermediários, também de por em prática a comunicação mútua em um processo de constante e permanente interação.

Há quem defenda a tese que 70% da marca são construídos com base no que se fala sobre ela, seus produtos e serviços. Apenas 30% caberiam à voz oficial e a suas promessas de valor. “Construir uma reputação é criar uma imagem na percepção do público.”

As mídias sociais inseridas hoje na internet representam o caminho e o ibope das empresas, o que ocasiona uma cobrança frequente e cuidados extremos com a imagem corporativa, escolhendo com cautela quem irá divulgar seu produto, para que cause uma boa imagem e atinja o publico alvo esperado, tendo em vista também que por um simples mecanismo de busca pode-se verificar o que uma empresa diz sobre si própria e o que dizem dela.

REFERÊNCIAS

Terra, Carolina Frazon.

Mídias Sociais... E agora? : O que você precisa saber para implementar um projeto de mídias sociais/ Carolina Frazon Terra. – 1. Ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora; Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2011.

        

As empresas independente de seu porte, seja ela pequena, média ou grande, visam o lucro. Sabemos existem várias maneiras de aumentá-lo e que elas variam com o tempo e contexto. Podemos citar que antes da era da informação os produtos e serviços não eram ofertados via plataformas. A partir desse período surgiram novas práticas de merchandising, até então desconhecidas. Logo, o papel dos influenciadores digitais, é recente na história da humanidade e os impactos de sua atuação nas empresas ainda estão sendo estudados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com