TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFORMÁTICA BÁSICA

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.163 Palavras (9 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 9

PLANO DE ATIVIDADE PRÁTICA

CADERNO: 07-INFORMÁTICA BÁSICA

EIXO FORMAÇÃO TÉCNICO

IDENTIFICAÇAO


Aluno (a): Diego Salustriano da Silva

Curso: Secretaria Escolar

Local de realização da PPS: Unidade Integrada Isabel Cafeteira

Tutor(a) ou Profissional da Escola: Antonia Gessiane

Ano: 2016                        Módulo: I

Professor (a) da Área Pedagógica: 

Atividade I

Conteúdo:

Unidade 1 – Descobertas e criações do homem na sua relação com a natureza e o trabalho.

1. Como você avalia o uso da internet no dia a dia das pessoas? A internet se constitui um bem ou um mal na vida do ser humano?

Atualmente o uso da internet esta diretamente interligada com o cotidiano das pessoas desde as atividades pessoais como no meio profissional. Assim percebe-se certa dependência da internet sobre a vida das pessoas onde aquele  que  não  dominar  as  novas técnicas serão excluídas do processo. Nas relações de trabalho o uso da internet tem sido de suma importância no qual tem facilitado a interação entre os profissionais como exemplo temos o uso do email para compartilhar documentos e o uso de mídias sociais que encurtaram distancias e proporcionou uma comunicação mais veloz.

No entanto existem alguns pontos a serem observados quanto ao uso dessas tecnologias, se realmente são tão benéficas quanto parecem, pois a internet aparentemente tem sido uma ferramenta imprescindível para a sociedade que pode causa o isolamento e sobrecarga cognitiva de usuários. Outro ponto a ser visto são os vícios e as bobagens coletivas que circulam pela internet, pois existem usuários que não conseguem viver sem esse recurso e trata tudo o que ver como verdade absoluta, sendo que muitas ds coisas que vemos na internet nem sempre são verídicas.

2.  Faça um comparativo na vida das pessoas 40 anos atrás com o dia de hoje e destaque algumas atividades que eram feitas sem auxílio das tecnologias. Quanto tempo se gastava realizando as tarefas? E hoje, como as pessoas usam seu tempo com o auxílio das tecnologias (computador, máquina de lavar, telefone, celular, televisão, ferro elétrico, DVD, etc) dentro de casa e no trabalho?

O avanço tecnológico proporcionou uma facilidade na execução de algumas atividades que antigamente necessitavam de esforço físico e maior tempo, partindo do período pré-histórico com o descobrimento do fogo e da roda, onde o homem pré-histórico passou a modificar seus costumes deixando de ser nômade para se fixar em um lugar que pudesse supri suas necessidades.

O meio de se viver a 40 anos atrás era totalmente diferente dos dias atuais, na qual temos como exemplo a comunicação a distancia entre as pessoas em que eram usadas cartas para se comunicar, levando dias para chegar ao destinatário a informação necessário bem como o feedback ao remetente, observando atualmente que a comunicação é quase que instantânea. Tarefas domesticas se modernizaram na qual tarefas como lavar e passar roupas levavam um tempo maior e era mais difícil,  hoje em dia existe o auxilio de maquinas de lavagem e até de secagem, antes também era usado ferro a brasa e atualmente se usar ferro elétrico.

3. A diversidade de tecnologias tem provocado alterações na forma como a sociedade vive, trabalha e comunica. Como você percebe essas mudanças? Elas se dão de forma positiva ou negativa?

As inovações tecnológicas têm modificado as formas de execução de varias atividades da sociedade proporcionando o desenvolvimento. Diversas formas de trabalho foram aprimoradas com o passar dos anos, entre elas podemos destacar a agricultura que se transformou com o avanço tecnológico sendo usados equipamentos modernos que facilitaram o processo do plantio até a colheita, assim houve uma grande mudança na população que era até então maioria rural passou a migra para as cidades causando o êxodo rural.

Entreviste seus colegas de curso sobre os temas abaixo e redija um texto sobre as considerações levantadas.

1 – Consequências positivas e negativas de algumas das invenções na vida das pessoas.

2 – As mudanças que a tecnologia da informação vem trazendo para a sociedade mundial ou local.

Texto

O avanço tecnológico proporcionou uma facilidade na execução de algumas atividades que antigamente necessitavam de esforço físico e maior tempo, partindo do período pré-histórico com o descobrimento do fogo e da roda, onde o homem pré-histórico passou a modificar seus costumes deixando de ser nômade para se fixar em um lugar que pudesse supri suas necessidades.

As inovações tecnológicas surgiram com o objetivo de facilitarem a vida do homem, quando foram criadas alguns recursos tecnológicos não se pensaram nas consequências negativas das quais a maioria está diretamente relacionada a forma de uso de recursos, na informática existe uma brincadeira de que mais dá problema nos computadores é o Peopleware (usuários), é exatamente nesse ponto em que pode-se considerar essas invenções como positivas ou negativas.

As necessidades atuais requerem o uso de ferramentas tecnológicas que já fazem parte da nossa rotina, assim é necessário usar essas ferramentas de forma consciente, buscar a veracidade das informações que circulam na internet e usar de forma moderada pois o uso excessivo pode causar até problemas de saúde. 


Atividade II

Conteúdo:

Unidade 2 – Tecnologias e mercado de trabalho

1.  Com a chegada do computador no mundo trabalho, muitos profissionais ficaram com receio de ser em substituídos pela máquina. Você acredita que o computador pode substituir o homem?

(  X  ) Sim                (    ) não

Sim, em alguns casos torna-se necessário essa substituição, pois atividades desenvolvidas pelo homem necessitavam de um tempo maior e o nível de produção pela maquina é maior, no entanto é limitante, pois existem atividades em que maquinas são incapazes de executar até o momento como a própria manutenção dos equipamentos.

2. O computador tem várias utilidades as quais podem ajudar bastante na vida das pessoas e no trabalho. Destaque qual das atividades abaixo  você já realizou com a ajuda do computador:

(  X  ) o acesso à informação com rapidez.

(  X  )  ver as notícias diárias do que está acontecendo no Brasil e no mundo.

(  X  )  para se comunicar com alguém através do e-mail, chat, etc.

(  X  )  para fazer transações bancárias como pagar contas, comprar passagens, etc.

(  X  )  baixar livros e/ou apostilas na internet.

(  X  )  fazer compras na internet.

(  X  )  fazer cursos online.;

(  X  )  diversidade de jogos gratuitos e/ou pagos;

(  X  )  na organização do trabalho, sistematizando os procedimentos.

3. A sociedade informatizada identifica o computador como a grande invenção da humanidade, capaz de aproximar as culturas e facilitar a linguagem entre os povos. O que o computador trouxe de vantagem na sua vida e na realização do seu trabalho?

O computador e outros periféricos trouxeram facilidades para a nossa vida assim ele está sempre presente em nossa vida, na profissão de secretario escola o computador tem exercido papel fundamental, pois as realizações de tarefas se modernizaram e dependem do computador, como a criação de ofícios, ata de resultados finais e as matriculas, bem como a comunicação entre os servidores como o envio de um determinado documento por email.

Escreva, em dupla, um texto a respeito dos temas seguintes:

-Utilidades e importância do computador na sociedade moderna

-A importância da informática na formação profissional dos funcionários das escolas

Texto

 O computador revolucionou a sociedade, partido do ponto em que essa ferramenta foi criada para fins de guerra e até chegar a forma e o objetivo atual passaram por um grande processo evolutivo.

O computador atualmente tem sido uma ferramenta indispensável para os diversos setores da sociedade, proporcionou assim uma rapidez e facilidade que mudou a sociedade. no ambiente escolar o computador é uma ferramenta bastante usada pelos secretários escolares em atividades que antes eram feitas manuscritas passaram a ser digitais como na criação de documentos: transferências, atas, matriculas e ofícios.

O computador também se encontra presente na rotina dos educadores, pois os profissionais de educação devem usar as tecnologias para facilitar o processo de aprendizagem e preparar os alunos para o mundo digitalizado em que vivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (274.4 Kb)   docx (174.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com