TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Por:   •  29/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 4

1)Causas do Conflito

R:gerenciamento ineficaz fez com que a empresa não se atentasse às mudanças do mercado e uma série de decisões estratégicas mal tomadas mergulharam a empresa em uma crise econômica que culminou com a demissão dos funcionários e cortes em diversos setores da empresa. Desta forma, a relação entre Empresa e Funcionários deteriora-se por:  Experiência de Frustração de uma ou ambas as partes - Funcionários frustrados com a empresa. Diferenças em termos de informações e percepções - Ao não possuir um diálogo aberto inicialmente e já chegar aos funcionários apresentando as demissões e os cortes cria-se o empasse dado que as partes não possuem o mesmo entendimento sobre a situação da empresa.

2) Tipo(s) de Conflito(s) (latente, percebido, sentido, manifesto)

R: Podemos identificar um conflito sentido entre Empresa e Funcionários a partir do momento em que a greve é deflagrada visto que há um claro atrito na relação entre as partes e, por fim, o conflito manifesto quando uma terceira parte (sindicato) toma ciência e se envolve na negociação..

3) Atores da negociação (Aliados, Oponentes, Adversários, Coligados e/ou Meros Interlocutores)

R: Patrão x Funcionários – adversários  Não havia confiança na relação entre as partes dada a insegurança criada. Tanto que gerou a greve.

Patrão x Sindicato – Oponentes (A relação iniciou-se com uma divergência de ideias dados os pontos defendidos, porém a relação pautou-se em um ambiente de regras claras, havendo confiança no diálogo. Após atingirem o consenso a relação torna-se de aliados.

Patrão x Chilenos - Meros Interlocutores (Os chilenos não possuiam poder de decisão, porém sua presença influenciaram as atitudes na negociação da empresa)

Sindicato - funcionários – aliados

PATRÃO X SINDICATO - opoentes

Patrão x funcionários - adversários

Patrão x chilenos - meros interlocutores

Sindicato - funcionários - aliados

4) Guias de resolução de conflito (distanciar, enfrentar, sentar e escutar, captar, avaliar e analisar, propor possibilidades, atingir resultados e criar relacionamentos)

R:Distancie-se da situação - Observar como um “terceiro” para que se possa obter uma imagem geral da situação e não apenas o quadro presente (identificar anseios, percepções e desejos da outra parte)

Enfrente a situação - Proposição da reunião entre a empresa e o sindicato

Sente e Escute – Na reunião as partes estabeleceram o diálogo e levantaram seus pontos de vista

Capte a Situação - Entender o que cada parte desejava com a negociação

Avalie e Analise - Período de avalição das informações trazidas pelas partes para que propostas fossem apresentadas.

Proponha Possibilidades – Apresentação das propostas após a discussão de ideias (volta do café da manhã, transporte gratuito etc)

Atinha um Resultado - Resolução do impasse com o fim da greve

Crie Relacionamentos - Ao estabelecer uma rotina de treinamento a partir da utilização dos próprios funcionários e uma co-gestão com a participação do sindicato cria-se uma rede de relacionamentos importante para facilitar o diálogo

5) Negociacao baseada em principios (item 7.1 da Apostila)

R: O foco da negociação era obter ganhos (finalizar a greve) e intensificar relacionamento com as partes a fim de estabelecer uma relação duradoura de confiança. A negociação se deu de forma profissional onde os interesses foram postos à frente dos anseios pessoais e buscou-se soluções de ganhos mútuos. Dentre as táticas podem ser citadas as de Pequenas Consessões (Volta do Café da Manhã e do Transporte) e a de Hierarquia (Posicionamento da empresa em manter as demissões) o Limite Orçamentário também foi importante, pois demonstrou-se que a decisão das demissões foi estritamente econômica e não por motivos pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com