TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERNACIONALIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  13/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.053 Palavras (13 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO


A realização desse trabalho tem o objetivo de estudo e análise das estratégias de internacionalização da empresa Havaianas, através de pesquisa e reflexões críticas sobre as decisões da empresa, com ênfase nos pontos de maior importância para um entendimento de como ocorreu e fatos importantes que tornaram possível o ingresso da empresa em mercados internacionais.

Palavras-Chaves: Havaianas, estratégias, internacionalização, mercados Internacionais.

RESUMO (NA LÍNGUA ESTRANGEIRA)

The accomplishment os this work has the objective of studing and analising the internacionalization strategies of Havaianas company, throug researchs and reflections about the company decisions, giving attention for the most important decisions aspects to make a good undestanding about how occured em important facts that made possible the the company’s entry in the international markets.

Key-Words: Havaianas, strategies, internacionalization, markets international.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1.        HISTÓRIA        5

2.        ESTRATÉGIAS        7

2.1.        ESTRATÉGIA DE MERCADO – INOVAÇÃO DA MARCA        7

2.1.2 A loja do conceito        10

2.2.        ESTRATÉGIA DE PUBLICIDADE        11

3.        PERFIL - TRANSNACIONAL        12

4.        COMO A EMPRESA SE INTERNACIONALIZOU        13

4.1.        MOTIVOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO        15

4.2.        TEORIA DA INTERNACIONALIZAÇÃO        16

5.        CURIOSIDADES        17

6.        CONCLUSÃO        18

7.        REFERÊNCIAS        19

INTRODUÇÃO

A marca brasileira Havaianas é uma empresa do Grupo Camargo Correa, produzida pela “São Paulo Alpargatas”. No mercado brasileiro, possui 80% de participação no ramo de sandálias de borrachas, sua comercialização chega a 162 milhões por ano, podendo ser encontrada em mais de 200 mil pontos de venda e suas exportações alcançam em média 22 milhões de pares.
As vendas da marca representam metade do faturamento da companhia, que no ano passado foi de R$1,6 bilhão e o investimento em marketing, de 12% a 13% do faturamento, tem mantido as Havaianas em trajetória de crescimento, o que ajudou ao longo do percurso ganhar seu status de marca fashion.
Em 1994 começou a ser traçado um plano para a empresa reagir à crise que se encontrava no momento, com uma grande campanha de marketing, a Havaianas Top - um novo modelo de sandálias de uma única cor.
De 1994 a 2000 o produto foi aos poucos sendo "sofisticado" pela empresa em campanhas de publicidade e em muitos lançamentos, o que fez as exportações aceleraram e a marca ganhou espaço em revistas e nas principais vitrines de moda no mundo.

  1. HISTÓRIA 

A empresa Havaianas é uma marca brasileira conhecida no mundo todo pelas suas sandálias. Foi fundada em 8 de Junho de 1962 por Robert Fraser e o atual presidente é Marcelo Malta de Araújo.

Figura 1 - Logotipo da empresa Havaianas

[pic 1]


(Retirada
 do Site - http://www.shoppingitaguacu.com.br/lojas/)

A idéia para o produto foi inspirada nas “Zori”, sandálias japonesas feitas de palha de arroz ou madeira lascada e que são usadas com os quimonos.

Figura 2 – Sandálias japonesas “Zori” (modelo inspirado)

[pic 2]

(Retirada do Site - http://www.havaianas.com/pt- br/historia)

As sandálias de borracha foram lançadas no modelo mais tradicional: branco com tiras e laterais de base azuis, sem um atrativo visual, porém com valor favorecendo o mercado. Em menos de um ano a empresa chegou a produzir, mais de 13 mil pares por dia. 
A inspiração para seu nome veio do Havaí: o paraíso do sol e do mar. Esse nome foi considerado certeiro, visto que a sandália é ideal para o uso em países de clima quente.
A nova sandália foi rapidamente aceita, e em menos de um ano, a empresa passou a fabricar mais de mil pares por dia, o que levou ao aparecimento das imitações, obrigando a empresa a entrar com pedido de patente de modelo industrial. Em 1980, já eram vendidos mais de 80 milhões de pares da sandália por ano
.

Figura 3 – Primeira sandália Havaianas (modelo tradicional)

[pic 3]

(Retirada do Site - http://soqueroaslegitimas.blogspot.com.br/p/historia.html)

  1. ESTRATÉGIAS

Durante quase trinta anos, o consumidor das tradicionais sandálias, se restringia a uma classe menos favorecida. Depois da forte concorrência dos chinelos de PVC, liderados pelo modelo Rider, da Grendene, era preciso adotar um novo posicionamento para alavancar as vendas e mudar sua imagem na mente dos consumidores.

  1. ESTRATÉGIA DE MERCADO – INOVAÇÃO DA MARCA

Em 1994, foi lançada uma nova versão: Havaianas Top, com cores fortes e ligeiramente mais altas no calcanhar. Seu design transmitia a impressão de que o público alvo pertenceria a uma classe mais alta, por este motivo, o modelo foi posicionado no mercado como um produto mais caro do que as sandálias tradicionais, com investimentos em campanhas publicitárias protagonizadas por artistas e celebridades, transformaram-se em objeto de desejo. Nas revistas, a explosão de cores e as imagens divertidas dos anúncios traduziam o alto-astral da marca. Em seguida, a distribuição também passou a ser focada em nichos de mercado e cada ponto de venda recebia um modelo diferente, de acordo com seu público alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (439.2 Kb)   docx (959 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com