TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO A ECONOMIA

Por:   •  20/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1: Tendo por base o conceito de custo de oportunidade, responda: por que Gisele Bündchen não deve pintar a grade da casa dela? Desenvolva a resposta, argumentando de forma completa e abrangente. (2,5 pontos)

R: Gisele não deve pintar a grade de sua casa pelo fato de ter que abrir mão de outra coisa para concluir tal empreendimento. O valor utiliza realização do serviço poderia ser aplicado de outra forma, por exemplo, investimento em uma caderneta de poupança, que lhe renderia uma remuneração de x% em cima do valor depositado no investimento.

Note o salário pago por 1h do trabalho do pintor comparado com o salário pago por 1h do trabalho da modelo é o que mais pesa para que ela não exerça esta função. O custo de oportunidade dela é o quanto ela deixaria de ganhar caso deixasse de desfilar e fosse pintar seu portão, com o que ela obteria caso pagasse um pintor e fosse fazer seu desfile.

Questão 2: “Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que esperamos nosso jantar, mas da consideração que eles têm pelo seu próprio interesse”. Essa famosa passagem está no livro “A Riqueza das Nações” de Adam Smith. Comente-a levando em conta os conceitos teóricos apresentados pelo autor. (2,5

pontos)

R: Smith acreditava que para se adquirir riqueza era preciso gerar bem e não guardar dinheiro, a iniciativa privada deveria ser deixada agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria forçadamente não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, a fim de baratear o custo de produção e vencer os competidores. Os conceitos de Smith era amplamente aceitos pela burguesia de sua época, pois para eles era mais interessante que se acabasse com os direitos feudais e com o mercantilismo.

A questão passa pelo ponto da produtividade, esses indivíduos fazem aquilo que eles são melhores especializados, visando maior produção para terem maior retorno. Desta forma, ao buscar o melhor para eles mesmos (lado egoísta) acabam produzindo maiores quantidades, que é refletido em um maior bem estar para toda a população.

Questão 3: Keynes afirma em um dos vídeos que durante a segunda guerra mundial o PIB (americano) cresceu e o desemprego quase acabou. Como você justificaria o crescimento do PIB de um país durante uma guerra? (5,0 pontos)

R: O PIB de um país em um momento de guerra cresce devido ao surgimento de novas linhas de produção de material bélico, uniformes, veículo, etc. Cresce também o movimento nas metalúrgicas e siderúrgicas, o excesso de demanda para “materiais de guerra”, supervaloriza o produto, essa supervalorização acaba elevando o PIB do país. Ressalto aqui que um PIB elevado por uma guerra seja necessariamente bom,a riqueza gerada para o direcionamento voltado ao conflito não gera retorno em forma de bens ou serviços que promovem a prosperidade da nação que participa da guerra. A destruição faz com que milhares de jovens que poderiam participar ativamente da economia local do país percam suas vidas ou integridade física e/ou mental, criando gerações de cidadãos que dependem financeiramente do governo até o fim das suas vidas. Para responder às necessidades de soldados veteranos o governo precisa tributar ainda mais a economia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com