TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO A ECONOMIA

Por:   •  1/6/2018  •  Artigo  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

PROFESSOR: GEORGE ALBERTO DE FREITAS

UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO À ECONOMIA

O curso de Introdução à Economia tem o intuito de estimular os estudantes a pensarem criticamente sobre os problemas econômicos que nos cercam como cidadãos conscientes; e apresentar as teorias que propõem a resolução desses problemas.

Algumas perguntas que a teoria econômica tenta responder:

Por que a renda per capita no Nordeste é menor do que a do Sudeste?

Até que ponto os juros altos estimulam a poupança e reduzem o consumo?

Por que a taxa de juros de mercado e a alta do preço dos produtos são fatores importantes no investimento das empresas?

INTRODUÇÃO À CIÊNCIA ECONÔMICA

O mundo que nos cerca está repleto de situações econômicas, que direta e indiretamente influenciam a nossa forma de pensar e de agir. Por exemplo, até que ponto fazer um curso de nível superior é um desejo do próprio aluno ou uma imposição do mercado de trabalho? Se é por imposição do mercado, eis a economia influenciando nosso comportamento. O consumidor ao procurar o preço mais barato ou o empresário ao contratar o empregado mais qualificado também estão praticando um raciocínio econômico.

Um engenheiro civil, por exemplo, ao demandar matéria-prima para realizar um projeto de construção deve sopesar a qualidade do material com o seu custo, de modo que a qualidade prevaleça, mas sem tornar o projeto inviável.

Daí surgem algumas questões a serem pensadas:

• O que tem vontade de comprar hoje?

• O que impede de adquiri-lo?

• Por que não lhe dão de graça?

• Por que você não destina toda sua renda para comprar esse bem?

A resposta para dessas perguntas está no objeto da Ciência Econômica, qual seja: a escassez.

Escassez vs Desejos Ilimitados

Da escassez, surgem alguns problemas econômicos fundamentais para qualquer indivíduo e sociedade. Notem que, se os recursos são escassos e as vontades humanas são ilimitadas, a sociedade deve responder de forma eficiente as seguintes perguntas:

• O que produzir e quanto?

O produtor decidirá de acordo com o preço dos bens e serviços. Isto é, quanto maior a rentabilidade de um negócio, maior será o incentivo do produtor em investir.

• Como produzir?

É uma questão de eficiência produtiva. Envolve a escolha de tecnologias e recursos adequados, dentre as diversas alternativas. O empresário tende a buscar o melhor custo-benefício, ou seja, métodos ou fatores de produção com o menor custo e maior produtividade.

• Para quem produzir?

É decidido no mercado de fatores de produção (pelo encontro entre demanda e oferta dos bens dos serviços dos fatores de produção). A resposta indica quais os setores serão beneficiados pelos resultados da atividade produtiva. Também pelo sistema de preços, quem possuir renda suficiente para pagar os preços dos bens e serviços produzidos participará da distribuição.

Em suma, a economia é a ciência ligada a problemas de escolha.

OPÇÕES TECNOLÓGICAS. CONCEITOS DE CURVA DE TRANSFORMAÇÃO E CUSTO DE OPORTUNIDADE

Suponha um país que possua 100 habitantes e que produza, com dada técnica de produção e matéria-prima disponível, apenas dois tipos de bens: camisas (em unidades) e arroz (em toneladas).

Todos os recursos produtivos da economia são voltados para produzir esses dois bens. A curva de transformação (ou de possibilidade de produção) indica a quantidade anualmente produzida de cada um dos bens, dado os recursos disponíveis.

Camisas (mil un.)

A

100 B

90

C

50

D

30

E

0 40 60 80 90 Arroz (t)

A curva de possibilidade de produção mostra as alternativas viáveis para essa economia que produz apenas dois bens.

Bens Quantidade máxima de camisas (mil unidades) Possibilidades intermediárias Quantidade máxima de arroz (toneladas)

A B C D E

Camisas 100 90 50 30 0

Arroz 0 40 60 80 90

Fonte: adaptado de Pinho e Vasconcelos (1999, p. 15).

Se o país concentrar todos os esforços na produção de camisas, o máximo que será produzido anualmente será 100 mil unidades, enquanto que nada seria produzido de arroz.

A medida que tenta produzir os dois bens ao mesmo tempo, deve abdicar da produção de um bem para produzir um pouco mais do outro bem. Assim, no ponto C por exemplo, essa economia conseguirá produzir no máximo 50 mil camisas e 60 toneladas de arroz por ano.

O custo de oportunidade é justamente o sacrifício da escolha, ou seja, o custo de abdicar da produção de um bem pelo outro.

A curva de transformação mostra uma economia em “pleno emprego”, isto é, em que todos os recursos da economia estão sendo alocados de forma eficiente. Não há desemprego de fatores de produção.

Camisas (mil un.)

CT1

H

C

F

CT2

0 Arroz (t)

Se a economia estiver com recursos ociosos, não haverá pleno emprego e, portanto, a quantidade produzida dos bens não estará sobre a curva de transformação (CT1), mas abaixo dela. O ponto F representa um ponto possível onde os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com