TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO A PESQUISA

Por:   •  19/8/2019  •  Artigo  •  2.209 Palavras (9 Páginas)  •  2.314 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO À PESQUISA

Gabriel Marcelo de Almeida

Claudia Regina Costa Braga

        

RESUMO

O presente trabalho busca discutir sobre as metodologias científicas, que é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico, resume em um conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. Desta forma este artigo pretende tratar sobre os diferentes tipos de métodos científicos utilizados para o andamento das pesquisas cientificas, corrigindo e internando conhecimentos pré-existentes. Em termos os métodos científicos consistem em juntar evidências observáveis, empíricas baseadas apenas na experiência e construção com as metodologias. Este estudo desenvolveu-se com o objetivo de apresentar os tipos de metodologias cientificas de acordo a individualidade de cada uma, para tanto, adotou-se a pesquisa qualitativa, com caráter descritivo, mediante o estudo de caso e a pesquisa, e revisão bibliográfica. Portanto e notório que para cada tipo de pesquisa existe um método a ser empregado e deve ser analisado criteriosamente para que a pesquisa seja efetuada, fornecendo uma melhor compreensão sobre a sua natureza e objetivos, podendo auxiliar para melhorar a construção da pesquisa. Assim os métodos científicos podem ser utilizados na exploração e construção de conceitos científicos em diversas áreas analisando conjunto de técnicas.

Palavras-chave: Pesquisa, Método Cientifico.

  1. INTRODUÇÃO

A Metodologia Científica significa estudo dos métodos/forma, ou dos instrumentos necessários para a construção de uma pesquisa científica é um estudo a relacionado a serviço da Ciência. Contudo a ciência surge no contexto humano como uma necessidade de saber o porquê dos acontecimentos (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 84), como um modo de compreender e analisar o mundo através de um conjunto de técnicas e métodos. Segundo a etimologia das palavras, ciência significa conhecimento, vale a pena ressaltar que nem todos os conhecimentos são científicos nem pertence à ciência, como por exemplo, os conhecimentos populares.

De acordo Cervo e Bervian (2002, p. 16):

A ciência é um modo de compreender e analisar o mundo empírico, envolvendo o conjunto de procedimentos e a busca do conhecimento científico através do uso da consciência crítica que levará o pesquisador a distinguir o essencial do superficial e o principal do secundário.

A metodologia científica é capaz de adequar uma compreensão e análise através da construção do conhecimento científico obtido no processo metodológico tem como finalidade, na maioria das vezes, explicar e discutir um fenômeno baseado na verificação de uma ou mais hipóteses. Sendo assim, está diretamente vinculado a questões específicas na qual trata de explicá-las e relacioná-las com outros fatos. Ao analisar um fato, o conhecimento científico não apenas trata de explicá-lo, mas também busca descobrir suas relações com outros fatos e explicá-los (GALLIANO, 1986, p. 26).

 A metodologia científica utiliza diversos métodos de pesquisa conforme ressaltado por Rodrigues (2007), estes métodos usualmente adotados para coleta de dados incluem técnica de elaboração e avaliação de entrevistas, observação, questionário contendo perguntas abertas, perguntas fechadas e de múltiplas escolhas e formulários, e estes são adotados pelo pesquisador baseado no tipo de pesquisa que for ser realizada.

Desta forma podemos descrever 6 tipos específicos de pesquisas científicas: Pesquisa exploratória, pesquisa experimental; pesquisa acadêmica; pesquisa empírica; pesquisa de campo; pesquisa laboratorial; pesquisa teórica, estes tipos de pesquisa buscam aproximar e dar confiabilidade ao pesquisador para chegar ao objetivo da pesquisa. Logo após definido qual o tipo de pesquisa que será realizada, o pesquisador poderá então, de maneira mais eficiente, listar seus objetivos e analisar suas problemáticas buscando assim os procedimentos metodológicos, pela qual irá obter a coleta de dados, delinear o estudo, definir a amostragem, tabular e tratar os dados obtidos assim como interpretar os resultados, proporcionando ao projeto de pesquisa uma abordagem qualitativa ou quantitativa.

Contudo e notório que as etapas do método científico não necessitam ser estáticas, mas dinâmicas e abertas, desta forma que se abrange a possibilidade de construção do conhecimento na qual o pesquisador participa ativamente, refletindo e propondo soluções para os problemas, num movimento de ir e vir em que se substitui um pensamento abstrato por um pensamento complexo (Morin, 2000, p.89).

  1. PESQUISA

            Podemos encontrar vários significados para pesquisa, muitos autores já dissertaram sobre o assunto, citamos aqui um exemplo: “Pesquisa é o conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos” (Andrade, 1995, p.95).

A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas toda vez que o homem tem dúvidas a se questionar ele utiliza a pesquisa para aquisição de novos conhecimentos. Mas o que é conhecimento? Segundo o pensamento de Fonseca (2002, p.10).

(...) o homem é, por natureza, um animal curioso. Desde que nasce interage com a natureza e os objetos à sua volta, interpretando o universo a partir das referências sociais e culturais do meio em que vive. Apropria-se do conhecimento através das sensações, que os seres e os fenômenos lhe transmitem. A partir dessas sensações elabora representações. Contudo essas representações, não constituem o objeto real. O objeto real existe independentemente de o homem o conhecer ou não. O conhecimento humano é na sua essência um esforço para resolver contradições, entre as representações do objeto e a realidade do mesmo. Assim, o conhecimento, dependendo da forma pela qual se chega a essa representação, pode ser classificado de popular (senso comum), teológico, mítico, filosófico e científico.

  1. METODO CIENTÍFICO

         Na Grécia antiga costumava-se dizer que método era um caminho para se atingir um determinado fim, de lá para cá muitos autores falaram a respeito de método deram diferentes conceitos a respeito, mesmo hoje com todos esses conceitos nós ainda encontramos em todos eles uma forte ligação com aquele conceito original estabelecido na Grécia exatamente esse conceito que nos interessa em ciência é exatamente este esse conceito que nós vamos utilizar no método científico.

       O método científico então é um fator importantíssimo na aquisição de conhecimento por parte da humanidade e qualquer pesquisa que iremos realizar, vamos sempre começar com o método científico e ele vai ter início no momento em que o homem tem alguma dúvida a respeito de alguma coisa, o ponto inicial para se iniciar, para se estabelecer o método científico e a pergunta, é o problema a dúvida, em relação a um determinado fenômeno que se quer dizer, descobrir ou estudar melhor. A grande força então do método científico e a possibilidade que dá ao homem de novas descobertas de novas verdades, fazer relações entre fenômenos que acontecem no mundo em que vivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (196.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com