TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO A PESQUISA

Por:   •  12/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

        

INTRODUÇÃO À PESQUISA

Acadêmicos: Monize Rebelatto

Tutor Externo: Ricardo Kagimoto

        

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo explicar resumidamente a importância da pesquisa cientifica para a construção e elaboração de trabalhos científicos, orientando assim o acadêmico ou quem quer que seja o interessado, como fazê-lo, dentro das normas pré estabelecidas.

Palavras -chave: Paper. ABNT. Pesquisa científica.  

  1. INTRODUÇÃO

Desde o início, o homem sempre idealizou explicar diversos acontecimentos. Dentre eles, podemos citar as perguntas mais comuns, como: de onde viemos, para onde vamos? Por que estamos aqui?

Diariamente, tendemos a correlatar pesquisa à simples recolha de dados, porém essa é apenas uma pequena parte de todo um processo de investigação, a qual de nominamos “métodos científicos”. Segundo o autor Demo (1985, p.27) ''Pesquisar é, inicialmente, dialogar de forma inteligente com a realidade''. Para ele, não se deve apenas acumular informações com a finalidade de ''achismo'', a feri-la e colocá-la em meios sofisticados.

Devemos tratar a pesquisa com mais profundidade. Como disse, o grande filósofo, físico e matemático René Descartes (1596) ''Para examinar a verdade, é necessário, uma vez na vida, colocar todas as coisas em dúvida o máximo possível”. Isso afirma outra questão: o fato que se deve desmistificar a ideia que pesquisa está diretamente correlacionada aos grandes cientistas, em laboratórios sofisticados e com enormes investimentos.

Buscar compreender algum fato, é, ou pelo menos deveria ser executado por todos. Principalmente no meio acadêmico. Uma universidade que não incentiva seus alunos a serem seres pensantes, falhou em sua missão. Pois, estes, não podem ser apenas ''repetidores de ideias e conceitos'', devem sim, produzir seus próprios conhecimentos, conduzidos por seus orientadores.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ao iniciar um projeto de pesquisa é imprescindível escolher o tipo de pesquisa que será utilizado para o desenvolvimento do trabalho. Há inúmeras tipologias, dependendo da área que se deseja seguir. Isso dependerá da investigação e da origem do problema.

Do ponto de vista etimológico, a palavra conhecer deriva do lam Cognoscere que significa ‘’saber’’,’’conhecer’’. Ela é composta pelos termos COM, ’junto’’ e gnoscere,’’ obter conhecimento’’. Essa obtenção se dá devido ao nosso lado racional e nossa busca incessante pelo desconhecido.  

O ser humano é portador de características únicas, como a curiosidade, que nos incentiva e nos possibilita descobertas incríveis, já o descontentamento com as coisas que nos cercam, possibilita uma busca incessante de conhecimento, este, por sua vez, se dá pela relação básica entre dois elementos, em questão: O sujeito e o objeto.

Nessa combinação, há de um lado o sujeito que busca conhecer, chamado de cognoscente. E do outro, o objeto que se deixa conhecer, denominado cognoscível. Desse processo eclode o ato de saber, que resulta na explicação do objeto que está sendo analisado. Segundo Baru (2002,pg.16) ’’Só depois de compreendido o objeto em seu modo de ser é que se pode dizer que ele está conhecido.’’

O que é pesquisar? De forma bem simples, podemos dizer que é a busca pelo conhecimento. É a busca de verdades para determinadas indagações que possam surgir. Ander Egg(1978:28) diz que a pesquisa é um “procedimento reflexivo sistemático, controlador-crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.”  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com