TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO A PESQUISA

Por:   •  10/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  861 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

INTRODUÇÃO À PESQUISA

Larissa da Silva¹

Vitor Mattos²

RESUMO

O presente trabalho aponta a importância da pesquisa para a humanidade à fim de sanar sua constante busca pelas respostas das mais diversas questões. No mundo acadêmico, existem características que um trabalho científico deve conter, a iniciar pela escolha do tema, o projeto de como a pesquisa será realizada, a execução e, por fim, sua documentação. Os itens obrigatórios da documentação de um trabalho científico basicamente iniciam-se pelo resumo, acompanhado pelas palavras-chave do mesmo, em seguida necessita-se da introdução, desenvolvimento, conclusão e por fim referências bibliográficas. Além da estrutura básica citada que compoe a contextualização da pesquisa científica, a formatação, citações e a ausência de plágio são pontos impressindíveis para um trabalho dentro das normas. Ao fim de cada pesquisa científica, aprende-se muito e é deixado para a humanidade um documento que contribui para o desenvolvimento da nossa sociedade.

Palavras-chave: Pesquisa científica. Documento. Estrutura. Desenvolvimento.

  1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa busca evidenciar a importância da pesquisa científica para a humanidade, afinal, é uma ferramenta de aprendizado, e, como cita Bridi (2010, p. 184), “entendemos que a Iniciação Científica pode ser um espaço de produção criativa com valor educativo e pedagógico”.

O objetivo de uma iniciação científica influencia na qualidade de sua pesquisa. É interessante que se analise, esclareça e organize detalhes sobre o tema, juntamente com a explicação de sua importância dentro do contexto que se está inserido. “Afinal, os problemas não se reduzem ao campo científico, mas carregam valores e aspectos sociais, éticos e culturais, o que exige uma educação em ciência e tecnologia, uma verdadeira alfabetização científica” (ROSA; TREVISAN, 2016, p. 735).

Expor a temática de forma clara e objetiva, a excplicação da escolha do assunto e suas razões, e aproximar o tema do pesquisador e do leitor. Assim, como explica Lakatos & Marconi (1992), na justificativa do trabalho mostra-se o porquê da realização da pesquisa. “Procura-se aqui demonstrar a legitimidade, a pertinência, o interesse e a capacidade do aluno em lidar com o referido tema” (CERVO & BERVIAN, 2002, p.127). Aqui, o conhecimento do pesquisador é levado em conta juntamente com o seu poder de convencimento e sua criatividade (LAKATOS & MARCONI, 1992).

Seguindo essa estruturação científica, percebe-se como a pesquisa é importante para as universidades, por exemplo, e como a universidade contribui com a sociedade na solução de suas questões.

Tratando agora sobre os materiais e métodos de pesquisa, a bibliografia utilizada é composta por artigos publicados e livros sobre o tema. Neste caso, é importante que as fontes sejam confiaveis e os autores reconhecidos na temática tratada. Já na metodologia, o presente trabalho, conta com o método dedutivo no inicio da pesquisa, seguido pela pesquisa bibliográfica e reflexão sobre o tema para sua contextualização.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A temática da pesquisa científica foi e é abordada por diversos autores, assim como Gil (2007, p. 17.), que define a pesquisa como [...] procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa desenvolve-se por um processo constituído de várias fases, desde a formulação do problema até a apresentação e discussão dos resultados.

Pesquisa trata-se de um termo abrangente, e para o entendermos, é importante compreender sua dimensão fundamental à humanidade. A pesquisa acontece quando se tem a necessidade de entendimento sobre algo que é incógnito para o homem. Para Vera (198, p. 11) a pesquisa só se dá de fato quando existe um problema que deverá definir, avaliar e examinar criticamente para chegar em sua solução. Logo, o seu primeiro passo será determinar o objeto de investigação.

A pesquisa que tem como fundamentação a busca por conhecimento, a contrução social e cultural do homem, pode ser dividida em dois pontos essenciais: as razões intelectuais que são sobre o desejo de conhecer pelo próprio saber e as razões práticas que são sobre o conhecer por razões eficazes. Porém, independente de suas razões, se faz necessário seguir os procedimentos metodológicos para que se obtenha uma pesquisa confiável. Ressaltando que, o pesquisador, ao iniciar uma pesquisa, deve projetá-la e executá-la dentro de seus limites intelectuais e financeiros.

Sobre a pesquisa e a contrução do conhecimento através de métodos, deve-se entender o que é conhecimento. Para Fonseca (2002, p.10):

[...] o homem é, por natureza, um animal curioso. Desde que nasce interage com a natureza e os objetos à sua volta, interpretando o universo a partir das referências sociais e culturais do meio em que vive. Apropria-se do conhecimento através dessas sensações, que os seres e os fenômenos lhe transmitem. A partir dessas sensações elabora representações. Contudo essas representações, não constituem o objeto real. O objeto real existe independentemente de o homem o conhecer ou não. O conhecimento humano é na sua essência um esforço para resolver contradições, entre as representações do objeto e a realizade do mesmo. Assim, o conhecimento dependendo da forma se chega a essa representação, pode ser classificado de popular (senso comum), teológico, mítico, filosófico e científico. (FONSECA, 2002, p. 10).

Assim, podemos definir a importância da pesquisa para a formação profissional, afinal, todo profissional deve ter um olhar mais amplo às suas funções e sua área de atuação, deste modo, realizar pesquisas é importante para que não se esteja estagnado e com conhecimento limitado. O conhecimento que se adquire através de pesquisas permite ao homem que deseja ser um profissional atualizado e desejado em evolução.

2.1. Estrutura da Pesquisa

Abordando sobre a estrutura de uma pesquisa, após a definição de seu tema, a parte de seus elementos pré-textuais deve ser analisada. Esta é composta por:

  • Capa: contendo título, nome do autor, cidade e ano.
  • Folha de rosto: com nome do autor, natureza do trabalho, orientador, cidade e ano.
  • Folha de aprovação: título, autor do trabalho, objetivo do trabalho.
  • Resumos: deve ser elaborado após a conclusão do trabalho.
  • Sumário: ideia global do trabalho em questão.
  • Tópicos opcionais: dedicatória, agradecimentos, ilustrações, tabelas, abreviaturas e siglas.

Em seguida os elementos textuais desenvolvem o trabalho em si, contando com:

  • Introdução: contendo o objetivo da pesquisa dando uma ideia ampla do trabalho.
  • Desenvolvimento: objetivo da pesquisa e resultado através dos métodos utilizados. Deve contar com metodologia (como, onde, com quem, com quantos), natureza da pesquisa (básica, aplicada), abordagem do problema (qualitativa, quantitativa), realização dos objetivos (descritiva, exploratória), procedimentos técnicos (bibliográfica, documental, levantamento, estudo de caso, participante, pesquisa-ação, experimental), população e amostras e materiais e métodos.
  • Análise e discussão dos resultados: argumentação.
  • Conclusão: resumo do que foi abordado.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Como já abordamos sobre os materiais e métodos de pesquisa, a explicação do tópico de materiais e métodos é um importante fator para o entendimento da pesquisa que está sendo explicada. A bibliografia utilizada é composta por artigos publicados e livros sobre o tema. Neste caso, é importante que as fontes sejam confiaveis e os autores reconhecidos na temática tratada. Já na metodologia, o presente trabalho, conta com o método dedutivo no inicio da pesquisa, seguido pela pesquisa bibliográfica e reflexão sobre o tema para sua contextualização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com