TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  24/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE ABERTA 03 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

1)        Decidimos escolher uma empresa para exemplificar os níveis hierárquicos de uma organização, seus cargos e habilidades necessárias em cada um destes.

a)        Iniciando pelo nível Institucional, a figura com a qual identificamos a responsabilidade de liderar o organismo como um todo é o cargo de CEO (Chief Executive Officer) ou Diretor Executivo. É responsável por dar a visão, definir os valores e as estratégias da empresa, e por fazer com que os departamentos ou setores da empresa se comuniquem de maneira adequada e eficiente, sempre colocando os valores e objetivos da empresa em primeiro lugar. Também responsável por comunicar e ouvir as ideias do conselho administrativo (no caso de grandes empresas).

No caso da empresa, no nível Intermediário, os cargos responsáveis por setores específicos da organização são os outros diretores, como por exemplo, o Diretor Financeiro, o Diretor de Marketing e o Diretor de RH. Cada um deles planeja, controla, organiza e executa tarefas específicas da sua equipe visando concluir um objetivo maior que é seguir as estratégias demandadas pelo nível Institucional.

No nível Operacional, os cargos mais comuns, são os de Gerentes e Analistas, que avaliam a operação fabril, controlam a produtividade e eficiência na execução de um serviço ou produção de um produto. Resolvem problemas diretamente ligados à atividade fundamental da empresa. Por exemplo, numa fábrica de motos, estes são os responsáveis por avaliar a qualidade e a eficiência na produção das peças, a velocidade de montagem, a redução de prejuízos, entre outras coisas.

b)        Partindo do nível institucional, o cargo de CEO sendo o mais importante de uma empresa, deve ter principalmente as habilidades conceituais e humanas; sendo muito pouco necessário ou até mesmo insignificante o conhecimento técnico da empresa a qual atua. A primeira porque objetivamente o cargo obriga que ele consiga definir estratégias, entender o momento no qual a empresa se encontra, visualizar os possíveis futuros, e estar a frente para inovar e se adequar da melhor maneira ao setor em que a empresa se encontra na economia. A segunda, porque enquanto líder e pessoa, o CEO deve ser um exemplo, e deve adotar uma postura ética e socialmente correta, que sirva de inspiração para o resto do grupo. Ele deve ter a capacidade de expor suas idéias de maneira saudável, de motivar as outras pessoas, de transmitir e receber informações de maneira clara e objetiva, facilitando a comunicação entre os outros níveis.

No nível intermediário, representado no nosso esquema pelos diretores de setores específicos da empresa, as três habilidades devem ser bastante equilibradas e se possível, equivalentes. Usando como exemplo um Diretor de Marketing no setor de educação financeira pessoal:

Ele deve conhecer as dores e problemas que o cliente ideal enfrenta, a transformação que o produto ou serviço pode causar nas pessoas uma vez que o prospecto venha a se tornar um cliente; deve reconhecer os anseios e valores que o CEO espera que sejam absorvidos pelas pessoas que tiverem contato com o marketing e apresentação da empresa no mercado; deve conseguir ser capaz de liderar a equipe e fazer com que a mesma seja produtiva e organizada de modo a não ter problemas com os outros departamentos (como por exemplo, o departamento financeiro).

Dentro dessa rotina de tomada de decisões, de comunicação clara e efetiva, de liderança, e adaptação de um objetivo geral da empresa com o objetivo específico do departamento, são necessárias habilidades humanas para negociar, motivar, liderar; são necessárias habilidades conceituais para conseguir visualizar a organização como um todo e saber onde seu departamento entrega e solicita informações, e como tudo se relaciona internamente; são necessárias habilidades técnicas para fazer com que o departamento trabalhe tendo ciência dos limites físicos e tecnológicos da sua operação e para que se tenha um sincronismo geral da organização.

Dentro do nível operacional, o cargo de Gerente e/ou Analista facilita o entendimento da necessidade da habilidade técnica em proporções superiores em relação aos outros níveis. Usando o mesmo caso de uma empresa do setor de educação financeira pessoal, dentro do departamento de Marketing, os Gerentes e Analistas desse departamento são responsáveis por mensurar os custos das operações e compartilhar com o departamento financeiro; são responsáveis por verificar a eficiência dos profissionais responsáveis pelas campanhas; são responsáveis por corrigir os erros das operações e os possíveis resultados negativos de suas campanhas, entre outras atividades técnicas do setor.

A habilidade humana por sua vez tem uma necessidade equivalente em todos os níveis, até porque, ainda que no nível operacional o Gerente e o Analista representam cargos administrativos, que são por sua vez tarefas totalmente relacionadas ao planejamento, controle, organização, direção e execução. Profissionais destes cargos precisam comunicar com tão ou mais clareza que os outros níveis, para minimizar toda e possível falha que represente perigo à organização.

A habilidade conceitual no nível operacional é bem vinda, mas não é tão essencial, por serem cargos os quais costumam resolver conjuntos de tarefas simples que são designadas pelos níveis superiores.

02) Trata-se a presente questão da análise dos fatores do microambiente de uma pequena fábrica de café, sendo entre eles escolhidos os consumidores e os concorrentes da entidade. Já em relação aos fatores do macroambiente abordaremos os fatores científicos e tecnológicos, os fatores econômicos e os fatores sociais.

O microambiente da organização é composto por sistemas de interação permanente sem os quais a entidade não existiria, influenciando-a de maneira determinante.

Os consumidores influenciam diretamente a organização que deve atender os seus anseios com empreendedorismo e inovação em busca de alcançar a pluralidade de demandas que lhes são propostas. Portanto, as necessidades dos clientes são capazes de direcionar o negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com