TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO À PESQUISA

Por:   •  11/9/2019  •  Seminário  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO À PESQUISA

  1. Gabriel Lopes, Graziela Andrade Cardoso, Vitoria Nunes[1]

Prof. Dagmara Lourenço[2]

        

  1. RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo caracterizar os principais pontos para apresentação dos trabalhos científicos para os cursos da UNIASSELVI. Um elemento obrigatório do trabalho científico e o primeiro item a ser visualizado é o resumo, que deve ser montado somente após o desenvolvimento do trabalho, pois explicita a essência do trabalho e das ideias do autor e é através deste que se motivará aos leitores a leitura do trabalho na íntegra. Os itens indispensáveis para compor o resumo são: o tema a ser tratado, os objetivos, as referências teóricas que apoiaram a construção do trabalho, a metodologia adotada, os resultados e as conclusões. Para esta etapa, portanto, deve-se construir um resumo de, no máximo, 250 palavras, composto de um único parágrafo, sem recuo na primeira linha. Use fonte Times New Roman, espacejamento simples, alinhado à esquerda, tamanho 12, itálico.

Palavras-chave: Artigo científico. Normatização. NBR-6022.

  1. 1. INTRODUÇÃO

Pesquisa é a busca do conhecimento. O ser humano, como sujeito pensante, desde os seus primórdios, sempre procurou saber sobre sua origem e qual seu papel no universo. Conforme o pensamento de Fonseca (2002, p.10):

[...]o homem é, por natureza, um animal curioso. Desde que nasce interage com a natureza e os objetos à sua volta, interpretando o universo a partir das referências sociais e culturais do meio em que vive. Apropria-se do conhecimento através de sensações, que os seres e os fenômenos lhe transmitem. A partir dessas sensações elabora representações.

A pesquisa científica, envolve uma série de normas e conceitos, de acordo com a ABNT, ela é fundamental para nossa a formação, ela é o meio que temos para a construção do conhecimento.

O objetivo desse trabalho, é destacar os tipos de conhecimento e entender os diferentes métodos de pesquisa científica, muito importante para a formação de nós acadêmicos.

  1. 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nós seres humanos estamos em constante busca do conhecimento, isso nos faz diferente de outros seres vivos, existem vários tipos de conhecimentos, vamos falar um pouco mais de cada um deles:

  1. Conhecimento Empírico (Senso Comum): É o conhecimento popular, adquirido no dia a dia vem de forma espontânea, por meio de hábitos e tradições, alguns repassados de geração para geração. Sem regras formais.
  2. Conhecimento Teológico: É o conhecimento através da religiosidade, vem por meio de revelação divina, da crença da existência de um ser superior, baseado na fé, dogmático e inquestionável.
  3. Conhecimento Filosófico: É o conhecimento que vem da razão e do desejo do ser humano de querer saber. “A filosofia é uma arte: de pensar, refletir, repensar o que já foi pensado. Colocar-se em jogo.” (Bazzanella, André, 2013, p.45)
  4. Conhecimento Cientifico: É o conhecimento com métodos e critérios, baseado em estudos com investigação e experimentação. São comprovados pela ciência, ate que seja contestado.
  • A palavra ciência e um vocabulário enganosamente amplo, que designa grande diversidade de coisas diversas, embora relacionadas entre si. É usada geralmente para indicar: (1) um conjunto de métodos característicos por meio dos quais os conhecimentos são comprovados; (2) um acervo de conhecimentos acumulados, provenientes da aplicação destes métodos; (3) um conjunto de valores e costumes culturais que governa as atividades chamadas científicas; ou, (4) qualquer combinação dos itens anteriores. (MERTON, 1970, p. 652).

Para termos uma pesquisa científica, precisamos não só do conhecimento, mas também de aplicar os métodos científicos que são eles: histórico, comparativo, estudo de caso, estatístico e etnografia.

  • Método histórico: Consiste investigar o passado, resgatar a história.
  • Método comparativo: Consiste em comparar, confrontar.
  • Método estudo de caso: Consiste em investigar profundamente.
  • Método estatístico: Consiste em coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados. Com gráficos e tabelas.
  • Método etnografia: Consiste em estudo de um grupo específico.

Saber um pouco sobre os tipos de conhecimento e métodos de pesquisa, é de suma importância para nos acadêmicos na elaboração de nossos trabalhos científicos.

  1. 3. MATERIAIS E MÉTODOS

Para realizar o seguinte documento, utilizamos o método estudo de caso, com o objetivo de aprofundar os aspectos que ressaltam as características mais relevantes do tema escolhido.

As ferramentas utilizadas para a coleta de dados, foram estudo de documentos encontrados em sites da interne,t como também em alguns livros oferecidos na biblioteca virtual da Uniasselvi, um dos livros que mais inspirou a construção do paper foi Metodologia Cientifica da Uniasselvi e Introdução a pesquisa de Lori Alice Gressler.

Segundo Alice, se um instrumento é baseado em uma adequada amostra de questões de um universo de itens, pode-se dizer que o mesmo tem validade de amostragem (GRESSLER 1989, pag. 05, Validade e confiabilidade de pesquisa de artigo).

Inspirados nas palavras de Gressler, buscamos meios de pesquisar em diversas fontes para formar o paper.

A data de amostragem do trabalho, será adequada ao cronograma da Uniasselvi.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Nós estudantes precisamos saber que há uma diversidade de trabalhos acadêmicos, na Uniasselvi é utilizado o paper.

Observando os tipos de conhecimento e os métodos de pesquisa, podemos perceber que para elaborar um projeto de pesquisa, existe uma metodologia a ser seguida. Para sua iniciação, a escolha do tema é o primeiro passo, após essa escolha precisamos pôr em prática o conhecimento científico e adotar o método que se encaixa no objetivo do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com