TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO À PESQUISA

Por:   •  29/11/2021  •  Artigo  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  1.272 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO À PESQUISA

Maria de Jesus

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

“Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino’’ (FREIRE, 2001, p. 32).

“A ciência surge no contexto humano como uma necessidade de saber o porquê dos acontecimentos [...]” (LAKATOS; MARCONI, 2003, p 84).

“Ao analisar um fato, o conhecimento científico não apenas trata de explicá-lo, mas também busca descobrir suas relações com outros fatos e explicá-los” (GALLIANO, 1986, p.26).

O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivo promover o contato do leitor leigo com o universo da ciência e da tecnologia. Para alcançar esse objetivo, faz uso de uma linguagem mais simples e direta, traduzindo conceitos termos técnicos por meio de analogias baseadas em referências conhecida pelo leitor. (ABAURRE; ABAURRE, 2001, p.173).

A ciência é um modo de compreender e analisar o mundo empírico, envolvendo o conjunto de procedimentos e a busca do conhecimento científico através do uso da consciência crítica que levara o pesquisador a distinguir o essencial do superficial e o principal do secundário. (CERVO; BERVIAN, 2002, p.16).

A metodologia científica é capaz de proporcionar uma compreensão e análise do mundo através da construção do conhecimento. O conhecimento só acontece quando o estudante transita pelos caminhos do saber, tendo como protagonismo deste processo o conjunto ensino/aprendizagem. (PRAÇA, 2015, p.72).

1 Divina da Silva Oliveira, Hiury Procopio dos Reis, Oseas Vital de Sena 2 Evelyn Nazaré Moreira Vieira Navarro

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Gestão Comercial (0348GCO) – Prática do Módulo II - 17/11/2021

De acordo com Rodrigues (2007), os métodos de pesquisa usualmente adotados para coleta de dados incluem técnicas de elaboração e avaliação de entrevistas, observação, questionários contendo perguntas abertas, perguntas fechadas e múltiplas escolhas e formulários, e estes são adotados pelo pesquisador baseado no tipo de pesquisa a ser realizada.

De acordo com Ciribelli (2003, os objetivos gerais descrevem uma abordagem geral na qual o projeto de pesquisa pretende alcançar, sempre com uma abordagem mais ampla e longo alcance, enquanto que os objetivos específicos descrevem os objetivos pontuais na qual o projeto de pesquisa irá desenvolvendo etapas pós-etapas afim de alcançar o objetivo geral.

De acordo com Teixeira (2010), o conhecimento é fator primordial para o alcance de uma educação de qualidade.

REFERÊNCIAS

ABAURRE, Maria Luíza M.; ABAURRE, Maria Bernadete M Português: Contexto, Interlocução e Sentido.1ª edição. São Paulo; Moderna,2001.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN Pedro Alcino. Metodologia cientifica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CIRIBELLI, Marilda Corrêa. Como elaborar uma dissertação de mestrado através da pesquisa cientifica. Marilda Ciribelli Corrêa. Rio de Janeiro: 7l, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

GALLIANO, Alfredo Guilherme. O Método Científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1986.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONE, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: atlas, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com