TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS

Por:   •  23/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade de Administração- Campus Higienópolis[pic 1][pic 2]

Aluno: Rodrigo Amadio Saragoça

TIA: 32152655

Turma: 2R

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS

Resenha

Prof° orientador: Rodrigo Augusto Prando

São Paulo

2022

Casa Grande & Senzala

   

                                                                     Gilberto Freyre

Gilberto Freyre, é considerado um dos maiores pensadores do Brasil, nascido em 15 de março de 1900, em Recife, Pernambuco. Como não havia curso de Sociologia no Brasil, o sociólogo ingressou no curso de bacharelado em Artes Liberais e na especialização em Ciências Políticas e Sociais nos Estados Unidos, na Universidade de Baylor. Também naquele país, o sociólogo brasileiro defendeu a dissertação de mestrado e tese de doutorado em Ciências Políticas, Jurídicas e Sociais, na Universidade de Columbia.Como escritor, dedicou-se à ensaística da interpretação do Brasil sob ângulos da sociologia, antropologia e história. Foi também autor de ficção, jornalista, poeta e pintor. Freyre era um nacionalista convicto, a ponto de rejeitar por completo o projeto modernista. A Semana da Arte Moderna de 1922, que instaurou no Brasil o movimento modernista, foi combatida por Freyre, que na segunda metade da década de 1920 já havia voltado para o Brasil. O sociólogo participou de um movimento chamado Manifesto Regionalista, que rejeitava qualquer influência estrangeira na cultura brasileira. No ano de 1933, o sociólogo escreveu a sua obra-prima, o livro sociológico Casa-Grande e Senzala. Para Freyre, havia uma espécie de relação cordial e harmônica entre senhores e escravos durante o período colonial. A suposta harmonia era advinda do fato de que, a despeito de outras nações escravocratas, como os Estados Unidos, no Brasil, houve uma miscigenação entre negros e brancos. Morreu aos 87 anos, em 18 de julho de 1987.

O livro Casa Grande e Senzala de autoria do ilustre sociólogo Gilberto Freyre foi um clássico escrito no ano de 1933 e teve como principal objetivo abranger os pilares da colonização portuguesa, além de mostrar com exuberância, a formação do povo brasileiro, em decorrência da mistura de raças e culturas. A miscigenação cultural, o latifúndio e o sistema escravocrata são, portanto, os assuntos responsáveis por estruturar toda a linha de raciocínio de Freyre.

Preliminarmente, a obra de Freyre, assim como anteriormente supracitada, visa discutir a formação da sociedade brasileira como consequência da miscigenação cultural entre portugueses, negros e indígenas. A monocultura latifundiária foi um sistema agrícola base da economia brasileira durante o período da exploração colonial; caracterizada pela forte necessidade de mão de obra e pela escravização dos povos indígenas e, posteriormente aos negros africanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (296.1 Kb)   docx (225.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com