TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Comunicação Intersetorial Nas Organizações

Por:   •  22/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.189 Palavras (13 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 13

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERSETORIAL NAS ORGANIZAÇÕES

        

                Joel de Lima Pinto1

Rosângela Silva Soares Fonseca2

Rosiane Carvalho de Oliveira3

Vinicius Rodrigues Daniel4

Tutor: Maurício Santos da Silva5

        

RESUMO

Este estudo procura desenvolver uma perspectiva sobre a importância da comunicação intersetorial nas organizações com base na fundamentação teórica de vários autores das nossas referências. O objetivo deste estudo é mostrar a importância da comunicação entre os diversos departamentos de uma empresa em uma organização, o que pode evitar perdas, falhas, insatisfações e até mesmo possíveis prejuízos financeiros em momentos de crise. Procuramos mostrar a definição, os aspectos mais relevantes, a ligação com a motivação, produtividade e qualidade de vida dos colaboradores, o que mostra que a comunicação interna é uma poderosa ferramenta estratégica para o desenvolvimento das empresas. A metodologia de pesquisa foi bibliográfica e realizada por meio de coleta de dados, tabelas de resultados obtidos e análise dos dados. O presente estudo contribuiu para aprimorar o conhecimento e a compreensão de que a comunicação é uma das partes cruciais no ambiente de trabalho e, se utilizada de forma incorreta, pode causar grandes prejuízos tanto para a organização quanto para a vida pessoal e profissional dos colaboradores. Portanto, se quisermos ter sucesso, devemos comunicar de forma clara e decisiva, porque a comunicação eficaz depende de nós mesmos.

Palavras-chave: Comunicação. Comunicação Interna. Comunicação Assertiva        

  1. INTRODUÇÃO

        

                         O presente artigo tem como finalidade abordar sobre a Importância da Comunicação Intersetorial nas organizações, podemos identificar que as mesmas estão em constante processo de melhoria de suas atividades, assim neste cenário torna-se imprescindível o uso de uma boa comunicação. Deve-se considerar também que a principal função da comunicação intersetorial é a comunicação entre os diversos setores da empresa, ela pode ser vertical ou horizontal podendo evitar perdas, inclusive as tão temidas perdas financeiras. A Comunicação Interna é tida como fator estratégico para o sucesso das organizações uma vez que é fundamental para os resultados dos negócios, consolida a identidade da organização junto aos seus públicos e é um fator humanizador das relações de trabalho. (TORQUATO, 1998, p. 16)

                    A informação dentro das organizações devem ser  claras, objetivas e transmitidas com muita responsabilidade, confiança e transparência. Segundo Sousa Neto (et al.,2016), a principal consequência da  falta de comunicação é o atraso no cumprimento de metas e o retrabalho, uma vez que se o colaborador não entende o que deve ser feito e continua a fazer o trabalho de forma menos eficiente, o problema só tende a piorar podendo gerar danos irreparáveis. Além disso a falta de comunicação         entre as equipes gera perca de tempo e energia, se considerarmos que todos os processos da empresa são trabalho em equipe. Dessa forma, é de estrema importância que os gestores e líderes se comuniquem de forma clara e objetiva, sem disputa “não saudável” e rivalidade, pois isto mina a empresa, tendo como consequência a longo prazo perca de recursos que poderiam ser lucrativos para empresa.

                    Para TORQUATO (2002, p. 54) a função essencial da comunicação interna é a contribuição para o desenvolvimento e manutenção de um clima organizacional positivo, que propicie o cumprimento das metas estratégicas e ao contínuo crescimento de suas atividades e serviços na expansão de suas linhas de produto. É necessário priorizar o melhor para empresa como um todo, sem a preocupação de destacar apenas um setor, pois se a empresa não for bem os colaboradores consequentemente também não estarão. Assim, as organizações precisam de uma comunicação de sucesso para sobreviver na sociedade, e para isto, deve estar apta para os dois tipos de comunicação existentes dentro das empresas, a formal e informal (CALDAS, 2009).

Comunicar bem não é só transmitir ou só receber bem uma informação. Comunicação é troca de entendimento e sentimento, e ninguém entende outra pessoa sem considerar além das palavras, as emoções e a situação em que fazemos a tentativa de tornar comuns conhecimentos, idéias, instruções ou qualquer outra mensagem, seja ela verbal, escrita ou corporal. (MATOS, 2009, p. 2)

              Cabe ao líder neste contexto, escolher o processo que irá enaltecer os pontos fortes e eliminar os pontos fracos da equipe, fornecendo os elementos necessários para o bom desempenho da equipe (CRIVELATO E TAKAMORI, 2010). Segundo  Ruggiero (2002), não é suficiente para empresa ter uma equipe de grandes talentos altamente motivados. Se esta não estiver bem informada, e seus integrantes não conseguirem se comunicar adequadamente, não será possível potencializar a força humana da empresa.  

               No cenário da globalização na qual a tecnologia é uma ferramenta vital, as organizações devem se utilizar da inovação, criatividade e competitividade e assim cada vez mais se adaptando às novas realidades do mercado.

                Pelo exposto acima, trataremos de conceitos pertinentes ao tema da comunicação intersetorial nas organizações, como sua definição, aspectos mais relevantes, relação com a cultura organizacional e a ligação com a motivação, produtividade e qualidade de vida dos colaboradores com o intuito de evidenciar que a comunicação empresarial interna é uma poderosa ferramenta estratégica para o desenvolvimento das empresas, melhorando os processos e otimizando suas atividades, impactando no alcance dos objetivos, garantido à empresa alcançar uma presença mais marcante no mercado.  

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

     

              A comunicação é a base das Relações Humanas, considerando que é por meio dela que nós constatamos, trocamos informações, expressamos idéias e sentimento. Ainda de acordo com os sociólogos Loomis e Beagle, a comunicação é um processo pelo qual informações, decisões e diretivas circulam em um sistema social e é também as formas em que o conhecimento, as opiniões e atitudes são formadas ou modificadas (LOOMIS e BEAGLE apud BORDANAVE, 1983).

               Sob este conceito, surge a comunicação empresarial que é conceituada por Pimenta (2004, p. 99) como o somatório de todas as atividades de comunicação da empresa, sendo uma atividade multidisciplinar que envolve métodos e técnicas de relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, lobby, propaganda, promoções, pesquisa, endomarketing e marketing. Podemos dizer também que o conjunto de métodos e técnicas de comunicação empregados dentro das organizações deve ser direcionada ao público interno e externo e elaborada de forma multidisciplinada, dirigida à sociedade, consumidores, empregados e formadores de opinião, usando como referência o planejamento estratégico da organização (MEDEIROS, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (251.5 Kb)   docx (140.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com