TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Recrutamento Misto Nas Organizações Privadas

Por:   •  25/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.856 Palavras (12 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SERRA TALHADA – SESST FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTÃO – FIS                  BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

 OLIMPIA MARIA DE SÁ E LIMA

A IMPORTANCIA DO RECRUTAMENTO MISTO NAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS

SERRA TALHADA

2023

 OLIMPIA MARIA DE SÁ E LIMA

A IMPORTANCIA DO RECRUTAMENTO MISTO NAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao Curso de Graduação em Administração  da Faculdade de Integração do Sertão, pela aluna OLÍMPIA MARIA DE SÁ E LIMA, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em ADMINISTRAÇÃO.

Orientador: Prof. Esp. José Jefferson Marques de Sousa.

SERRA TALHADA – PE

2023

  INTRODUÇÃO:

No contexto atual é inquestionável o papel que os recursos humanos assumem numa determinada organização e na prossecução dos seus objetivos. Verificamos ainda que o processo de seleção e recrutamento passou por uma revolução durante às últimas décadas, em grande parte devido à globalização e consequentemente do surgimento das redes sociais, sendo que estes fenómenos foram criadores de um dos maiores desafios da área dos recursos humanos. Todas as organizações vivem em permanente mudança e transformação interna. Contudo, a mudança sofreu nos tempos recentes maior celeridade o que cria dificuldade de adaptação e de resposta atempada. Consequentemente, este fato repercute no mapa de pessoal impondo constantes alterações. Assim, verifica-se que uma organização não é um sistema fechado e estável, mas que no seu interior existem constantes movimentações e rotações de pessoal. Por outro lado, vive num determinado meio que influencia a sua dinâmica interna.  As organizações definem metas e objetivos com o objetivo da escolha de colaboradores competentes para que consigam alcançar as metas estabelecidas. as empresas usam as ferramentas do recrutamento e da seleção já que por meio delas o capital humano pode ser identificado e escolhido. Essa ferramenta possibilita ainda, por meio de testes identificar como é o comportamento humano e ocasionando na escolha de qual candidato tem as características mais aceitáveis para determinada vaga.

             E diante disso, surge a questão: “qual a relevância do recrutamento misto para as organizações privadas?”. O objetivo principal desse estudo é mostrar a importância do recrutamento misto nas organizações privadas e possui como objetivos específicos: conceituar o recrutamento misto; mostrar os tipos, funcionalidades e suas vantagens e descrever a sua importância.

Colocar o método

Justificativa [a]

A principal motivação para sustentar o presente estudo reside na importância que o tema possui para o mercado de trabalho. Levanto em conta o atual cenário e a alta rotatividade que acontece diariamente nas organizações, a pesquisa enfatizará o desenvolvimento para solucionar o presente problema. Nesse contexto, serão mostrado como o recrutamento misto pode ser introduzido na área de gestão de pessoas, valorizando talentos e trazendo novos olhares para a organização.

Através desse trabalho procura-se mostrar as vantagens da aplicação dessa ferramenta que consiste no uso dos recrutamentos interno e externo. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica. O material consultado como fonte de pesquisa com o objetivo de encontrar teorias que atenda com eficiência e satisfação a questão apresentada foi: livros, revistas especializadas e artigos.[b]

2.CONCEITUALIZAÇÃO DE RECRUTAMENTO MISTO

O processo de  recrutamento e seleção passou por uma mudança  durante as últimas décadas, em grande parte devido à globalização e consequentemente o surgimento das redes sociais, sendo que estes fenômenos foram criadores de um dos maiores desafios da área dos recursos humanos. Segundo Machado & Portugal, (2013, p. 13) “ a qualidade e qualificação dos recursos humanos são fundamentais para que as organizações e empresas cumpram com os seus objetivos e tenham sucesso”.

Por meio da abertura desse processo seletivo de forma mista, a empresa demonstra empatia e a valorização de seus colaboradores sem deixar de lado a oportunidade de acrescentar novos talentos a empresa.  as organizações vivem o grande desafio de selecionar e recrutar futuros funcionários com capacidade e que tenha devida qualificados para ingressarem nas organizações e que consigam desempenhar as funções para que foram contratados. Diante deste problema, as organizações devem conhecer as melhores formas de selecionar colabores e saber avaliar os mesmos de acordo com processo de recrutamento e seleção.

Para Coradini e Murini (2009, p?);

O recrutamento misto se caracteriza pela vaga da pessoa que se transferiu devido ao recrutamento interno, ocasionando, então, um recrutamento externo, nesse tipo de recrutamento pode ocorrer de duas formas para a contratação do novo funcionário, pode-se recorrer ao recrutamento externo como ao interno.     

O recrutamento misto trata-se de uma forma de seleção em que acontece a união do recrutamento interno e externo. Ou seja, tanto colaboradores que estão no quadro de funcionários quanto candidatos vindos do mercado trabalho podem concorrer a uma vaga. Havendo a possibilidade de se aproveitar as vantagens dos dois tipos de recrutamento. [c]

Existem também os casos em que a organização opta por ofertar vagas operacionais para seleções externas. A técnica tem como objetivo expandir a busca por profissionais mais qualificados para seus cargos, aumentando o potencial e as vantagens do processo de recrutamento das organizações. [d]

1.1Concorrência equilibrada

A concorrência equilibrada é um tipo de  recrutamento em que as vagas são divididas de forma igualitária tanto para colaboradores internos como para o público externo. O principal objetivo é gerar uma concorrência mais competitiva, pois cada candidato oferecerá o melhor de si. O processo é aplicado de forma que ambos os candidatos internos e externos poderão concorrer a mesma vaga com o uso dos mesmos critérios e termos, a avaliação será feita da mesma forma tornando a concorrência mais correta e justa. Com isso, nenhum dos candidatos leva vantagem durante o processo seletivo. Essas vagas são divididas para os candidatos de forma interna e externa, tendo as mesma oportunidades, sendo que a avaliação dos mesmos é feita de maneira externa à organização para que a avaliação não sofra influências (AIRES, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com