TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Contabilidade Gerencial

Por:   •  9/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 5

A importância da Contabilidade Gerencial

Adrieli da Rosa Machado[1]

Jéssica Bueno Lima

Kelvem Clain Lopes de Souza

Tainara Oliveira Santiago

Vinicius correa

Cristiane Martirena[2]

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é mostrar de uma maneira breve a importância da contabilidade gerencial em uma organização, demonstrando de que maneira ela pode auxiliar usando o planejamento estratégico, controle de custos e, com isso, auxiliar nas melhores tomadas de decisões de seus gestores para uma estratégia de crescimento de uma empresa.

Ao longo dos últimos anos o aumento da concorrência vem expandindo de tal forma que as empresas estão cada vez mais buscando a excelência empresarial, ou seja, com a globalização e a concorrência externa as organizações estão tendo que se adaptarem de forma rápida a mudanças, principalmente no que se refere a administração, por isso, é que cada vez mais estão se aperfeiçoando principalmente quanto a contabilidade pois, estão enxergando que as informações geradas dentro do sistema contábil é de suma importância nos processos contábeis, de gestão, como ferramentas de controle organizacional e tomada de decisões.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Até os dias atuais a contabilidade é vista como a área responsável pelo controle da movimentação do patrimônio de uma organização, com o objetivo de fornecer, por meio de relatórios, informações sobre a gestão deste patrimônio, sendo de grande importância, principalmente, aos usuários externos desta organização. Como para sobreviver ela necessita ganhar dinheiro, obter clientes, relacionar-se de uma maneira benéfica com fornecedores e bancos, ter um bom relacionamento com os seus colaboradores e estar em dia com seus deveres para com o governo. Estar com suas obrigações contábeis externas em dia colabora com o sucesso da empresa.  Por outro lado, a contabilidade gerencial é um conjunto de métodos e procedimentos contábeis, como custos, análises das demonstrações financeiras, e contabilidade, que podem ser combinadas fornecendo informações valiosas e auxiliando no processo de tomada de decisão de seus gestores e de grande importância aos usuários internos da instituição.

A contabilidade gerencial envolve o fornecimento de informações a

gerentes para uso na própria empresa. [...] a diferença fundamental entre

os dois tipos é que a financeira atende às necessidades das pessoas de

fora da organização (usuários externos), enquanto a gerencial atende às

necessidades dos gestores dentro da organização (usuários internos).

Em virtude dessa diferença fundamental de usuários, a contabilidade

financeira enfatiza as consequências de atividades passadas, a

objetividade, a verificabilidade, a precisão e o desempenho em toda a

empresa, enquanto a contabilidade gerencial enfatiza as decisões que

afetam o futuro, a relevância, o fazer as coisas em tempo hábil e o

desempenho no nível do segmento. (GARRISON; NOREEN;

BREWER, 2013, p. 02)

Um dos pontos importantes na gestão gerencial de uma empresa é o planejamento estratégico. Sendo que estratégia nada mais é do que a criação de uma posição única e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de atividades. Ela pode ser considerada um truque, isto é, uma manobra especial para driblar um concorrente e atingir os melhores resultados. Sendo que este planejamento poderá ser realizado a partir da escolha do tipo de serviço oferecido pela organização, sequencialmente de que forma será produzido, pesquisa de novos produtos, finanças, marketing, instalações, como será organizado os recursos humanos, também importante para elaboração dos propósitos, objetivos e estratégias, políticas.

O planejamento será necessário, também, para estabelecer o preço final do produto, auxiliando a encontrar um menor custo da mercadoria vendida ou do serviço prestado, levando em consideração o a matéria prima, mão de obre entre outros itens que agregarão ao valor final do produto e, com isso, deve-se dividir os custos do investimento pelo número de unidades do que está produzindo ou pelo serviço que se está ofertando, para que a margem de lucro seja a maior possível.

Outro assunto importante na contabilidade gerencial é o controle gerencial, que este concentra-se em avaliar, corrigir e incentivar ao melhor desempenho das atividades dos colaboradores, e do todo o funcionamento nos processos internos para assegurar que os objetivos e planos da organização sejam realizados. Segundo Garrison, Brewer e Noreen (2013) Um relatório de desempenho que auxilia a identificar quando um desempenho é excelente e identificar e eliminar fontes de desempenho insatisfatório pode ser usado como uma das muitas informações que ajudam a avaliar e compensar funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com