TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Contabilidade Gerencial dentro da Administração

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

        A contabilidade em geral é a único método que nos fornece o máximo de informações para tomada de decisões dentro de uma empresa. E com esse básico podemos observar atualmente como ela foi evoluída, ela se divide em várias áreas dentro de uma mesma empresa mesmo que essa tenha a parte contábil terceirizada. Conseguimos entender que a contabilidade gerencial está relacionada com o fornecimento de informações para os administradores, isto é, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações a contabilidade gerencial é o mais novo pode ser constatada como contabilidade financeira, que é relacionada com o fornecimento de informações para os acionistas, credores e outros que estão de fora da organização. É através destas analises de contadores e administradores podem dizer em que situação está à empresa.

Palavra-Chave: Administração, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Financeira.

No começo do século XX a Europa foi o núcleo dos estudos contábeis, a Contabilidade procurava aperfeiçoar o formato de demonstrar a conjuntura das instituições, mesmo que as empresas não exibissem seus dados para os indivíduos externos de suas empresas, por esse fato as empresas não empregavam contadores terceirizados, geralmente as maiores empresas tinham seus próprios contadores e os resultados eram exibidos apenas para indivíduos internos. Com a elevação da economia norte-americana os mais importantes centros de estudos de ciências contábeis foram transferidos para os Estados Unidos, com isso a Contabilidade cresceu devido ao mercado de capitais que ocorreram modificações e com a precisão de enviar o conhecimento necessário as pessoas que acometiam nesse mercado.
          A Contabilidade tem como função registrar, demonstrar, classificar, analisar e auditar todos os acontecimentos que ocorrem no patrimônio das entidades,com o objetivo de fornecer informações,interpretações e orientação sobre a composição do mesmo,para a tomada de decisões de seus administradores.Para atingirem sua meta dentro da empresa os administradores alem de utilizarem o órgão administrativo eles utilizam os cálculos dos contadores como os estudos do patrimônio e seu campo de aplicação e o das entidades econômico-administrativas.Como algumas demonstrações contábeis são sintéticas,a contabilidade utiliza de outra técnica especializada ,Analises de Balanços,que permite decompor,comparar e interpretar o conteúdo das demonstrações contábeis,fornecendo informações orientadoras e úteis à tomada de decisões,não somente para administradores,mas também para investidores, financiadores e todos os que com eles mantêm relações de interesse. Para Marion (2008, p.23):

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando- os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões a tomada de decisões.

 

Com a evolução a contabilidade se expandiu e com ela temos como se empregar em varias áreas dentro de uma mesma empresa,a Contabilidade Gerencial como o nome já diz,destina-se a servir o gestor da empresa não se preocupa com os princípios contábeis, embora os avalie, normalmente em conjunto com o princípio de Caixa (Fluxo de Caixa). Normalmente se destina a criação de relatórios diferenciados dos obrigatórios (BP, DRE, DFC, etc.) e ela pode ser usada em qualquer área como forma de aperfeiçoar é também voltada para o público interno para a tomada de decisões dentro de uma empresa independente da decisão.

A Contabilidade Financeira se preocupa, sobretudo com a elaboração de relatórios para a empresa como um todo. Ela esta sujeita aos princípios e as normas técnicas da contabilidade, suas informações reportam desempenho e são de total confiança e objetividade.
Ela proporciona informações de caráter geral para investidores, analistas de mercado, concedente de credito comercial ou financeiro de modo geral. Suas informações são severamente resumidas, diferente da Contabilidade Gerencial que são detalhadas, a Contabilidade Financeira esta voltada para os indivíduos externos, exatamente por se voltar para a sociedade é estritamente regulada pela lei, na defesa dos interesses da sociedade, em função de menor liberalismo e maior regulamentação. Tanto uma quanto a outra atualmente fazem parte do Sistema de Informação Contábil, pois todos os modos contábeis seguem o padrão internacional e a especializações brasileiras com adaptações que acabam trazendo dificuldades aos profissionais contábeis do nosso país. Segundo ANTHONY( 1976 ; p.212) “[...] a maioria dos elementos da contabilidade financeira também se encontra na contabilidade gerencial.” Pois as duas tem o mesmo critérios são as objetividades e  utilidade mesmo que esses critérios levem princípios diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com