TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  8/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

JÉSSICA REGINA ROQUE MONTEIRO DA SILVA – 8017665

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

[pic 1]

Guaratinguetá

Setembro/2016

A Importância da Gestão de Recursos Humanos

Este trabalho tem por objetivo abordar qual a importância da gestão de recursos humanos no processo organizacional historicamente e atualmente, citanto também algumas competências na carreira profissional.

A gestão de recursos humanos há algum tempo atrás era conhecida como um departamento que fechava os cartões de pontos, responsável pela folha de pagamento dos funcionários e por admitir e demitir pessoas.

Entretanto não havia grandes expectativas por parte dos gestores ou empregador, porque os trabalhadores eram considerados apenas como mão de obra barata de grandes empreendimentos e realizações das organizações, “O gestor e a equipe de recursos humanos devem oferecer as ferramentas para que o trabalhador sacie suas necessidades (Profª Ms. Fernanda Machado – Batatais, Claretiano 2013, p 51)”. Podemos perceber que as mudanças ocorreram e transformaram totalmente a visão de grandes empresários na relação do homem e trabalho.

Nos dias atuais a tendência do mundo é a valorização dos seres humanos, hoje os trabalhadores não são tratados como um simples trabalhador e sim como colaborador, pois o colaborador trabalha pelo bem incondicional da empresa.

O tema gestão de competência é um desenvolvimento que está sendo considerável uma grande vantagem para atingir as metas das organizações. Segundo Perry (1998), a competência define-se como conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades relacionadas de que a maior parte do desempenho da função é que se pode melhorar por formações desenvolvimento das organizações, como por exemplo:

  • Monitorar os ambientes interno e externo das organizações: é muito importante estar presente em ambos ambientes para ficar a par dos acontecimentos das organizações.
  • Ter iniciativas: manifestar ações ou seja tomar certas decisões procurando uma maneira mais rápida de se resolver as solicitações dos clientes, em vez de ficar aguardando por ordens.
  • Ser ético: é uma postura muito importante para um gestor de pessoas, porque ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, proceder o bem e não prejudicar o próximo.
  • Compreensão interpessoal: ter compreensão pelos sentimentos e perspectivas dos outro e pelas suas e saber valorizar como se sentem.
  • Ser alegre e bem humorado: é ter um bom relacionamento com os outros gestores para que possam tornar um ambiente saudável de se trabalhar, para que seus trabalhos sejam realizados como uma boa qualidade.

A gestão de recursos humanos nas empresas passam do limite estipulado e vai muito mais além do que as empresas visa ou espera. Observa-se que desta forma o resultado de um bom trabalho desenvolvido por esse setor pode oferecer para as organizações tanto públicas ou privadas a importância do uso eficaz desta ferramenta administrativa para um bom sucesso da empresa.

Referências Bibliográficas:

  • http://www.blanes.pt/82-artigos/119-a-importancia-da-gestao-de-recursos-humanos
  • Caderno de referência de conteúdo – Prof.ª Ms. Fernada H. Machado – Batatais, Claretiano2013, p 51)
  • https://www.youtube.com/watch?v=7IO1hhosusI
  • http://www.ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?canal=16&canallocal=48&canalsub2=155&id=1699
  • http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos05/251_Gestao%20por%20Competencias.pdf
  • http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/quais-as-competncias-necessrias-para-atuao-de-um-gestor-de-pessoas/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com