TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância de Investir

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 7

Neste desafio proposto, iremos elaborar um projeto de investimento, no qual será analisado a viabilidade econômica por meios de critérios já estudado pela equipe, apontando os aspectos favoráveis, e os aspectos que precisam de melhorias e sugestões de aperfeiçoamentos de práticas. Esta atividade tem como finalidade de apresentar os tipos de investimentos, e visualizar as oportunidades de negócios, iniciaremos apresentando os tipos de investimentos:

Tipos de Investimentos:

Todo investidor busca a otimização de 03 (três) aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção. Ao avaliar determinado tipo de investimento, o investidor deve estimar, portanto, sua rentabilidade ou lucro, sua liquidez e seu grau de risco. A rentabilidade é sempre diretamente relacionada ao risco. Ao investidor cabe definir o nível de risco que está disposto a correr, em função de obter uma maior ou menor lucratividade.

Todos os tipos de investimento existentes no Sistema Financeiro Nacional abrangem aplicações em ativos diversos, negociados no mercado financeiro (mercado de crédito). A rentabilidade proporcionada por cada tipo de investimento depende diretamente da variação de desempenho do ativo financeiro utilizado como referência do investimento. Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente dividem-se em três grandes categorias quando em relação a sua origem:

a) Investimentos Públicos: São recursos disponibilizados pelos governos ou entidade pública a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos em geral não têm por objetivo gerar monetários, mas sim retornos sociais. Exemplos: Construção de moradias populares, saneamento básico, ou mesmo realização de obras de infraestrutura como estradas, hospitais dentre outros.

b) Investimentos Privados: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direitos privados, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de emprego e tributos de qualquer país capitalista. Exemplos: Fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, entre outros.

c)I nvestimentos Mistos: São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidade pública e em parte por pessoa física ou jurídica de direito privado. Esse tipo de investimentos normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capitalismo misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Exemplos: Petrobrás e Banco do Brasil.

A importância de investir:

Os investimentos são extremamente importantes tanto para a economia quanto para as organizações. A economia de qualquer país só pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos. Para a economia crescer, é necessário aumentar a produção das fábricas, e de todas as demais unidades produtivas que é medido tradicionalmente pelo PIB – Produto Interno Bruto. Contudo, a capacidade produtiva é limitada pela capacidade das máquinas e instalações.

Para aumentar o PIB em longo prazo, é importante criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das unidades já existentes, o que só é possível por via de investimentos. As organizações também são totalmente dependentes dos investimentos. Na verdade, a sobrevivência das organizações em longo prazo, está condicionada ao volume de investimentos realizados por elas.

O investimento influencia a sobrevivência das organizações em pelo menos dois aspectos: expansão das organizações e a reposição do capital.

1. Expansão das Organizações: As organizações, em especial as privadas, têm por objetivo crescer, expandir seu mercado consumidor, de forma a poder gerar mais dividendos para o investidor. Esse crescimento e aumento do retorno só é possível através dos investimentos.

2. Reposição de Capital: A organização, mesmo que não estejam em expansão precisam de um fluxo de investimento suficiente para repor o desgaste e das máquinas e equipamentos.

Etapa 2:

A preocupação com a beleza acompanha a humanidade desde a idade antiga, quando já se desenvolviam óleos aromáticos, alguns tipos de maquiagem, banhos com ervas, massagens para o corpo e havia todo um ritual estético. Essa preocupação foi assumindo novas formas com o passar dos tempos, com o desenvolvimento de toda uma indústria da beleza, cirurgias plásticas, revolução na maneira de se vestir, criando-se produtos e serviços para homens e mulheres se sentirem mais bonitos e jovens.

A compreensão desses fatores nos leva a observar o grande crescimento de uma massa de consumidores totalmente voltados ao consumo de produtos e serviços oferecidos na área da beleza estética nos dias de hoje. Esse mercado se transformou em uma área extremamente competitiva e importante em todo o mundo.

As empresas que quiserem se firmar neste novo ramo crescente, terão que investir muito em qualidade e novidades tecnológicas. É o que acontece no mercado de estética, com a chegada de novos tratamentos e avanços tecnológicos. A crescente busca e valorização de cuidados com a beleza física, envelhecimento da pele, saúde e bem-estar, fez com que se abrissem mais portas para os profissionais voltados a clínicas de estética. Tornando o seguimento altamente competitivo, tendo a satisfação do consumidor como principal pilar. Quando observamos o crescimento na área de estética e vemos que as possibilidades de se abrir um negócio nessa área são inúmeras, bem vantajosas e positivas. Fica fácil de entender o porquê de escolher fazer um investimento neste ramo. São vários os motivos pelos quais se optou pelo ramo da beleza estética. Primeiro, que esse ramo se mostra cada vez mais promissor e competitivo no mercado devido a sua expansão, em segundo, porque os custos para se profissionalizar nesse ramo e os custos para se investir em um negócio desses se mostram mais baixos do que muitos outros investimentos também viáveis no mercado.

Portanto, as empresas que quiserem sobressair no mercado e garantir a boa prestação de serviço e a fidelidade dos seus consumidores, devem bem mais que satisfazer seus clientes, terão que encantá-los. Fazer com que o desempenho do seu produto ou serviço supere as expectativas, e consequentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com