TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Comportamento Organizacional para Compreender o Comportamento Humano em uma Organização

Artigo: A Importância do Comportamento Organizacional para Compreender o Comportamento Humano em uma Organização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  Artigo  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

Unidade de Ensino: Pólo Goiânia 7130

TITulo: Comportamento Organizacional, Empreendedorismo

Comportamento Organizacional

Inicialmente podemos definir Comportamento Organizacional como: o comportamento de uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma equipe, perante seus colegas de trabalho, seus chefes ou seus clientes dentro de uma determinada organização ou dentro do ambiente onde as mesmas trabalham.

O Comportamento Organizacional não depende apenas do treinamento que o profissional tem na empresa, muitas vezes, ou na maioria delas, o comportamento organizacional decorre por diversos motivos, como por exemplo: problemas familiares, problemas pessoais, problemas financeiros, falta de treinamento, por problemas na chefia da empresa ou também por uma educação inadequada.

O Comportamento Organizacional compartilha conceitos provenientes da psicologia, sociologia, antropologia e ciência política, visto que a psicologia no comportamento organizacional visa identificar como o profissional se porta em ambientes de liderança, stress no trabalho, desempenho e conflito tanto de interesse como interpessoal. A sociologia contribui com o comportamento organizacional em aspectos relativos a mudanças no ambiente de trabalho, inovação tecnológica ou estrutura empresarial. Em relação à antropologia sua contribuição afeta a análise objeto do conflito. Já a ciência política é voltada principalmente para o entendimento do profissional com relação à estrutura organizacional onde o mesmo está inserido, ou seja, está focada no organograma da empresa ou como poder está distribuído.

Contudo, o Comportamento Organizacional é um método cientifico importantíssimo para entender o comportamento do individuo dentro de uma organização, empresa ou ambiente de trabalho, visto que tal estudo nos fornece uma base razoável de como entender, proceder ou resolver problemas que possa vir a ocorrer dentro da organização.

Conceito

Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.

O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.

Podemos citar como características do empreendedor:

- Criatividade;

- Capacidade de organização e planejamento;

- Responsabilidade;

- Capacidade de liderança;

- Habilidade para trabalhar em equipe;

- Gosto pela área em que atua;

- Visão de futuro e coragem para assumir riscos;

- Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio;

- Persistência (não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com