TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL E COMPORTAMENTO HUMANO

Exames: ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL E COMPORTAMENTO HUMANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

Este trabalho apresenta a importância do comportamento humano nas organizações. Destacando as estratégias organizacionais, seus principais estudiosos e expondo os temas de estratégia organizacional, comportamento humano e estratégias relacionadas às pessoas. É necessário atender ao desejo das pessoas, envolvendo todos os níveis e todas as unidades, podendo ter uma estratégia atendendo as expectativas dos colaboradores e a satisfação dos gestores, motivando-os à permanecer na organização de forma a contribuir para que seu serviço ou produto possa crescer no mercado.

PALAVRAS-CHAVES: ESTRATÉGIA, MOTIVAÇÃO, COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

1-INTRODUÇÃO

O presente documento pretende ressaltar o comportamento humano e as estratégias organizacionais ligadas ao tema relacionado com motivação humana nas organizações. O ser humano possui formas, características e habilidades para efetuar determinados trabalhos, no entanto pessoas com características diferentes podem unir-se para atingir objetivos, frequentemente formam grupos que possuem algumas características em comum. As organizações dependem de pessoas para o planejamento e a preparação necessária para fazê-las operar e funcionar. Para seu sucesso e continuidade, a organização é constituída e depende de pessoas, possuem diferentes estruturas, assim tendo um impacto sobre o comportamento e as atitudes de seus funcionários. O comportamento se refere aos atos e atitudes das pessoas nas organizações, se relaciona com um conjunto de conceitos fundamentais que estão em torno das organizações e da natureza das pessoas.

2- ESTRATÉGIA

O conceito de estratégia pode ser entendido como um padrão ou um plano que integra as principais metas, políticas e sequências de ação da organização em um todo coeso. Uma estratégia bem-formulada ajuda a organizar e a alocar os recursos de uma organização em uma postura única e viável, baseada em suas competências e deficiências internas relativas, mudanças antecipadas no ambiente e movimentos contingentes por parte dos oponentes inteligentes. O conhecimento e a experiência das pessoas podem ser os principais fatores para permitir o sucesso das estratégias, podendo também prejudicar a adoção de novas estratégias. Para Johnson (2007, p. 484) “a capacidade de mudar comportamentos pode ser o ingrediente principal para o sucesso”.

A estrutura organizacional é um meio para ajudar a administração a alcançar seus objetivos. Considerando que os objetivos são originados da estratégia global da organização, é logico que a estratégia e a estrutura estejam estreitamente ligadas (ROBBINS, 2000, p. 179).

De acordo com Johnson (2011, p. 25), “estratégia é a orientação e o alcance de uma organização a longo prazo, que conquista vantagens num ambiente inconstante por meio da configuração de recursos e competências com o intuito de atender às expectativas dos stakeholders”.

Em uma organização, há alguns tipos de estratégias, neste caso vamos conferir três níveis de estratégias. O nível superior é a estratégia em nível corporativo, de acordo com Johnson (2011, p.29) “diz respeito ao alcance total de uma organização e que determina o valor das diferentes divisões da organização”.

O segundo nível é a estratégia em nível de negócios, para Johnson (2011, p.29), é “referente a como os vários negócios incluídos na estratégia corporativa devem concorrer em seus mercados específicos”.

E o terceiro nível de estratégia é onde se encontram as estratégias operacionais, de acordo com Johnson (2011, p.30), “versam sobre como as divisões que compõem uma organização realmente executam as estratégias em nível corporativo – e de negócios – em termos de recursos, processos e pessoal”.

Johnson (2011) também classifica estratégia como emergente, pretendida, realizada e não-realizada.

Figura 01: Classificação/esquema de estratégias.

Emergente: A estratégia emergente é aquela que nasce naturalmente dos processos, cultura, situação do momento e experiência dos envolvidos com o trabalho. A estratégia “brota” durante o desenvolvimento de projetos, ou mesmo durante processos como o de vendas.

Pretendida: ela decorre da comparação entre os resultados alcançados pelo padrão comportamental do passado em relação ao presente. Desta comparação, será eleito um padrão comportamental que será adotado para futuro.

Realizada: esta é a estratégia que efetivamente foi executada. Ela é a resultante da estratégia pretendida e da estratégia deliberada. Em resumo, é aquilo que foi possível realizar na prática;

Não-realizada: que é aquela que deixou de ser implantada, no todo ou em partes, em virtude das adaptações de percurso, ou seja, em virtude das estratégias emergentes assumidas e que substituíram os planos originais (estratégia pretendida).

3- ESTRATÉGIA E PESSOAS

É importante a dimensão pessoal da estratégia, está ligada a três questões relacionadas como: pessoas e recursos; pessoas e comportamento; e a necessidade de organizar pessoas. Salientando que possuir recursos não garante o sucesso estratégico.

Figura 02: Estratégia relacionada à pessoas.

A capacidade estratégica está relacionada à maneira como esses recursos são dispostos, administrados, controlados e, no caso de pessoas, motivadas a criar competências nas atividades e processos empresariais necessários para conduzir a empresa. (Johnson, 2007, p. 484)

A pergunta é, por que as pessoas desempenham e se comportam da maneira como fazem em seu trabalho? E o que faz algumas pessoas darem o máximo de si enquanto outras procuram apenas fazer o mínimo pela organização? As organizações necessitam de habilidades humanas para motivar seus colaboradores, cada pessoa tem sua personalidade, sua atitude, sua emoção, por este motivo não fazem as coisas pelas mesmas razões.

Para Montana e Charnov (2000, p. 203), “motivação é o processo de estimular um individuo para que tome ações que irão preencher uma necessidade ou realizar uma meta desejada”.

As pessoas demonstram seu comportamento de acordo com que os motiva e cabe aos gestores lidar com situações diferenciadas que cada colaborador aparenta. Conforme Silva (2005, p.221) “a motivação é alguma força direcionada dentro dos indivíduos, pela qual eles tentam alcançar uma meta, a fim de preencher

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com