TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Departamento de Compras

Por:   •  1/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  15.606 Palavras (63 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 63

 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO ESTADO DE

SÃO PAULO

MARIANA LEONEL DA COSTA

A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO DE COMPRAS PARA A SAÚDE FINANCEIRA DA EMPRESA

CRUZEIRO-SP

2021

MARIANA LEONEL DA COSTA

A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO DE COMPRAS PARA A SAÚDE FINANCEIRA DA EMPRESA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Administração da Faculdade de Ciências Humanas do Estado de São Paulo, em cumprimento à exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração, sob orientação da Profa Ma. Vanessa Inês Grilo de Castro.

CRUZEIRO - SP

2021

MARIANA LEONEL DA COSTA

A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO DE COMPRAS PARA A SAÚDE FINANCEIRA DA EMPRESA

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado em de _______ de______2021, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração da Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro, pelos professores:

Banca Examinadora:

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

_______________________________________________

Orientadora: Profa. Ma. Vanessa Inês Grilo de Castro

CRUZEIRO - SP

2021

Aos meus pais, pelo apoio, companheirismo, paciência e sabedoria.

AGRADECIMENTOS

A Deus, inteligência suprema, pelo dom da vida e pelos constantes desafios, que me possibilitou realizar este trabalho.

À minha orientadora Prof.ª Ma. Vanessa Inês Grilo de Castro o pela paciência, orientação, apoio e atenção que me ajudaram a concluir este trabalho.

À Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro à Diretora Edvânia Célia de Souza Coutinho, pelas inúmeras oportunidades concedidas, sem as quais eu não chegaria até aqui.

Aos demais professores, pela amizade, abraços e conhecimentos compartilhados, cada um com sua maneira e compreensão, que me fizeram sentir motivada durante todo o curso e feliz pelos laços que levarei ao longo da minha vida.

À minha equipe de trabalho pela paciência ao me repassarem todo o conhecimento e por incentivarem a minha evolução profissional, buscando a excelência sem esquecer que o caminho está apenas começando e o aprendizado tem de ser contínuo.

Aos meus colegas do curso de Administração que acompanharam o meu desempenho e formação, com companheirismo e solidariedade.

“O departamento de compras de sua empresa é muito importante para assegurar o abastecimento de produtos e controle de estoque. Uma estruturação nesse setor é essencial para garantir redução de custos, otimização de tempo, prazo de entrega e evitar paralisações no processo de manufatura” (PINTO, 2018, p. 54).

RESUMO

REALIZAR APÓS O FINAL DO TRABALHO[a]

O presente trabalho tem como tema a importância do departamento de compras para a saúde financeira da empresa. O objetivo geral do trabalho é demonstrar a importância do departamento de compras para a saúde financeira da empresa. Pretende-se, para tanto, investigar as funções do departamento de compras e sua interligação com os demais departamentos de uma empresa; e apresentar os principais desafios apresentados pelo departamento de compras para obtenção de seus objetivos, bem como seus principais parâmetros. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que que o Departamento de Compras contribui significativamente para a economia e a competitividade das empresas. É considerada uma das engrenagens mais importantes para o sucesso da empresa. Essa classificação se deve a alguns fatores: investimento em matéria-prima, reposição de estoques e satisfação de demandas internas (por exemplo, quanto à infraestrutura e disponibilidade de recursos, como computadores e impressoras, entre outros).

Palavras-chave: Departamento de compras. Departamento de vendas. Saúde financeira. Demandas internas.

ABSTRACT

REALIZAR APÓS O FINAL DO TRABALHO[b]

The present work has as its theme the importance of the purchasing department for the company's financial health. The general objective of the work is to demonstrate the importance of the purchasing department for the company's financial health. It is intended, for that, to investigate the functions of the purchasing department and its interconnection with the other departments of a company; and present the main challenges presented by the purchasing department to achieve its goals, as well as its main parameters. The methodology used is bibliographic research. It is concluded that the Purchasing Department significantly contributes to the economy and competitiveness of companies. It is considered one of the most important gears for the company's success. This classification is due to some factors: investment in raw materials, replacement of stocks and satisfaction of internal demands (for example, regarding infrastructure and availability of resources, such as computers and printers, among others).

Keywords: Purchasing department. Sales department. Financial health. Internal demands.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Vinculação de Compras com outros setores da organização e fornecedores        16

Figura 2: Processos-chave em compras        17

Figura 3: Medidas para ordenar fluxo básico em compras        18

Figura 4: Atividades correspondentes a cada componente do segmento compras        19

Figura 5: Vinculação de Vendas com outros setores da organização e clientes        22

Figura 6: Processos-chave em vendas        23

...

Baixar como (para membros premium)  txt (96.5 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 62 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com