TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento das Organizações

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.789 Palavras (16 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 4

2.1.1 Vantagens e Desvantagens do Sistema Empresarial 7

2.2 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL 7

2.2.1 A Importância do Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento das Organizações. 7

2.2.2 Etapa 1 – Análise do Ambiente 8

2.2.3 Etapa 2 – Estabelecimento da Diretriz Organizacional 8

2.2.4 Etapa 3 – Formulação da Estratégia 9

2.2.5 Etapa 4 – Execução/ Implantação da Estratégia 9

2.2.6 Etapa 5 – Controle Estratégico 10

2.2.7 Empresas que Aplicaram o Planejamento Estratégico e seus Benefícios 10

2.3 GESTÃO DE NEGÓCIOS 12

2.3.1 Como as Organizações Podem Utilizar os Critérios do MEG. 12

2.3.2 Os Benefícios que os Critérios da Excelência em Gestão trazem para as Organizações. 13

3 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 14

3.1 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL 14

3.2 AS 200 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS QUE MAIS CRESCERAM NO PAÍS... 14

3.3 OS CRITÉRIOS DO MEG. 15

3.4 OS CRITÉRIOS E OS FUNDAMENTOS DO MEG. 15

3.5 SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL 16

4 CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS 18

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho explica sobre os SISTEMAS DE INFORMAÇÕES, com uma pesquisa bibliográfica sobre Sistemas Empresariais que as empresas podem desenvolver para tratar melhor as informações que geram, sobre os conceitos, características, vantagens e desvantagens dos Sistemas ERP, SCM, PRM, CRM, BI, BSC, SPT, STC E SAE, SSD, SSE, SIG.

Discorre na ESTRATÉGIA EMPRESARIAL sobre a importância do Planejamento Estratégico (PE) para o desenvolvimento das organizações e sobre cada uma das cinco etapas do PE. E comenta sobre algumas pesquisas de casos de empresas brasileiras que aplicaram o PE, e sobre os benefícios obtidos por essas empresas que aplicaram o Planejamento Estratégico.

Discorre sobre GESTÃO DE NEGÓCIOS, como uma organização, seja do setor público ou privado, pode utilizar os critérios de excelência (MEG) – Modelo de Excelência de Gestão da (FNQ) – Fundação Nacional de Qualidade como referência para implantar um programa de melhoria da gestão. E faz uma analise de quais são os benefícios que a utilização dos critérios de excelência em gestão pode trazer para a organização.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

De acordo com as pesquisas bibliográficas os Sistemas Empresariais que as empresas podem desenvolver afim de melhor tratar as informações que geram no mundo organizacional, que tem como o principal contribuinte o administrador, o gestor com um papel fundamental e importantíssimo na estrutura organizacional.

O papel do administrador de sistemas de informação é de suma importância e grande impacto, visto que pelo seu conhecimento e visão ampla da organização, consegue interligar os componentes necessários para atender as necessidades da organização através de recursos tecnológicos, com o objetivo de tornar seus processos mais eficazes, cooperando assim para o sucesso da organização.

Os Sistemas Empresariais, ERP: (enterprise resource planning) ou Planejamento dos Recursos Empresariais, também denominado de Sistemas Integrados, é utilizado para integrar processos e facilitar o fluxo de informações entre todos os setores de uma organização, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios, dividido em módulos e desenvolvido para atender as necessidades de informação, auxiliando o gestor em todas as fases do seu negócio, incluindo o desenvolvimento de produtos, compras, interação com os fornecedores, serviços e clientes, gestão contábil e financeira.

SCM: (supply chain management) ou Sistemas de Gestão da Cadeia de Suprimentos, auxiliam as organizações a administrar suas relações com os fornecedores. Esses sistemas auxiliam fornecedores, empresas de compra, distribuidores de empresas de logística a compartilharem informações sobre pedidos, produção, níveis de estoque e entrega de produtos e serviços, de maneira a buscar insumos, produzir e entregar produtos e serviços com eficiência. O objetivo é levar quantidade certa para o destino certo, da fonte para o consumo, com o menor custo, menos desperdício, em menos tempo possível, diminuição dos gastos de transportes e fabricação, gerando mais lucros para as organizações, permitindo aos gestores tomarem decisões mais acertadas, sobre organizar e agendar recursos, produção e distribuição.

PRM: (Partner Reltionship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Parceiro, é um módulo do CRM, que possui em grande parte os mesmos dados, ferramentas e sistemas que a gestão do relacionamento com os clientes, mas seu objetivo é melhorar sua parceria com o pessoal a equipe de vendas, sendo nas vendas diretas ou indiretas, por meios de distribuidores ou varejistas, com ele é fácil intercambiar as informações da organização e dos parceiros, possibilitando indicações de vendas e dados de clientes, determinando preços e promoções, configurações de pedidos e disponibilidade. Proporciona também ferramentas para avaliação dos parceiros, dando incentivo aos melhores parceiros e buscando o incentivo aos outros parceiros.

CRM: (Customer Relationship Management) ou Sistemas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com