TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Treinamento e Desenvolvimento nas Organizações

Por:   •  21/12/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.979 Palavras (16 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 16

A Importância do Treinamento e Desenvolvimento nas Organizações

Ariane Miranda Carvalho

RESUMO

O presente trabalho, tem como objetivo principal demonstrar a importância do processo de treinamento e desenvolvimento (T&D) como ferramenta para a conquista da qualidade dentro da organização e as melhorias que a organização pode alcançar. Mostrar que o treinamento e desenvolvimento podem ser considerados como ferramenta de transformação na organização, e que o funcionário deixa de ser o desafio da organização para ser a solução de seus problemas. Esse T&D vai auxiliar ainda mais as empresas aumentando a produtividade dos indivíduos nas suas funções, fazendo com que o treinado alcance seus objetivos dentro ou fora da organização.

Palavras – chave: Recursos Humanos, Treinamento, Desenvolvimento, Organização.

1.  INTRODUÇÃO

        Nos dias atuais o treinamento é tido como peça chave no processo de desenvolvimento organizacional e, nesse sentido, torna-se necessário pensar que, em mundo capitalista, o ser humano constitui-se em uma das maiores riquezas das organizações mesmo diante de tantas inovações.

        Segundo Chiavenato (2008), o capital humano é o maior patrimônio das organizações, com isso, o treinamento pode ser direcionado desde o mais simples funcionário, até o seu principal executivo, assim sendo uma questão vital para a empresa.

        Segundo Boog (1999), entende-se que treinamento tem como finalidade melhorar o desenvolvimento profissional do colaborador na organização, no desempenho das suas funções além de visar o aperfeiçoamento das habilidades e dos conhecimentos. Percebe-se que o treinamento pode trazer um grande retorno para o profissional e para a empresa, pois um profissional bem mais qualificado terá uma motivação maior na execução das tarefas, e tendo como consequência maior produtividade do empregado onde contribuirá efetivamente para os resultados da organização.         Sendo assim, o setor de Gestão de Pessoas de uma empresa deve ter destaque, pois cabe a este setor o papel fundamental dentro da organização de administrar, planejar, recrutar, selecionar pessoas, e principalmente treinar, objetivando o desenvolvimento das competências individuais e coletivas.

        2. GESTÃO DE PESSOAS

2.1. ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

        Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliações do desempenho. É considerada como sendo o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações. Com isso entende-se que a ARH é a função na organização que está relacionada com a profissão, treinamento, desenvolvimento e manutenção dos empregados.

        Compreende-se a Administração de Recursos Humanos – ARH, segundo Chiavenato (2003), como sendo o planejamento, a organização, o desenvolvimento, a coordenação e o controle de técnicas capazes de viabilizar a eficiência no desempenho de pessoal e também a possibilidade dos colaboradores de alcançarem seus objetivos. Ela tem como objetivos principais: criar, manter e desenvolver o capital humano da organização com habilidade para realizar as metas proposta pela empresa e em contra partida, através dos recursos disponíveis, criar, manter e desenvolver condições de aplicação e desenvolvimento alcançando eficácia e eficiência.

        A Gestão de Pessoas, não significa simplesmente um novo nome para um velho problema. Significa uma nova atitude, um enfoque diferente, dada à singularidade deste novo tempo em que o mundo está mudando, as organizações estão se transformando, as pessoas estão se desenvolvendo e, fundamentalmente, novas formas de relação entre estas entidades estão surgindo. Ainda que permaneçam presentes os objetivos de assegurar um equilíbrio dinâmico entre os interesses individuais e institucionais, o grande desafio é de outra natureza. O aumento da competitividade, a evolução tecnológica, e as novas regras impostas pela globalização indicam que a         qualidade do relacionamento das pessoas com a organização será fortemente influenciados pela qualidade do relacionamento que esta tenha com o grupo de interesse que a rodeia: seus acionistas, seus clientes, seus fornecedores, o governo, as entidades de representações (MARINI, 2008, p. 1).

2.2. PROCESSOS RELACIONADOS COM A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

        De um modo geral, o sistema de gestão de recursos humanos é descrito como um conjunto de processos, políticas e práticas que fazem parte do gerenciamento ou administração do trabalho das pessoas (DUTRA, 2001).

        Chiavenato (1999) propõe uma classificação para as funções relacionadas à gestão de recursos humanos, apresentadas a seguir como os processos de:

  1. agregar pessoas: são processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Incluem recrutamento e seleções de pessoas;

  1. aplicar pessoas: são os processos utilizados para definir as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desenvolvimento. Inclui o desenho organizacional e o desenho de cargos, a análise e descrição de cargos, a orientação das pessoas e a avaliação do desempenho;

  1. recompensar pessoas: são os processos utilizados para incentivar pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Inclui recompensas, remuneração e benefícios sociais;
  1. desenvolver pessoas: são os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal. Inclui treinamento e desenvolvimento das pessoas, e programas de mudanças;
  1. manter pessoas: são os processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Inclui administração da disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção das relações sindicais.
  1. monitorar pessoas: são os processos utilizados para acompanha e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Podem incluir um banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

3. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

As empresas estão se destacando com o treinamento e o desenvolvimento como ferramenta de capacitação indispensável e necessária para desenvolver os colaboradores e assim executando suas atividades com elevada qualidade e melhorando a produtividade. Um processo que vai melhorar o desempenho dos funcionários e gerar benefícios para empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (337.5 Kb)   docx (107.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com