TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do conhecimento do Bem para a Conduta Ética

Por:   •  27/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  2.458 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Filosofia e Ética

Atividade aula 4

Leia o texto de Danilo Marcondes: Platão- Páginas 15 e 16, 23 e 31

Atividade:

1. Segundo Platão, qual a importância do conhecimento do Bem para a Conduta Ética?

Segundo Platão a importância do conhecimento do Bem para a Conduta Ética é que através do conhecimento do bem é que conhecemos a Verdade, a Beleza, e a Justiça na ordem individual e social. Com isso, a metafísica de Platão ficou conhecida como “metafísica do bem”. O fundamento da ética se caracteriza pela forma do bem. Desta maneira, poderemos agir sem falhas e ter a capacidade, a autonomia de controlar as emoções e os desejos. Segundo Platão somos nós quem devemos escolher se desejamos limpar nosso ser e seguir numa vida mais justa. De forma que, não tendo certeza de fato, seria necessário suspender o julgamento e, seguir apenas o tem bom senso. Para Platão a ética é encontrada no ambiente social e não só o indivíduo precisa encontrar a felicidade, mas também essa felicidade deve ser transmitida e causar repercussão na sociedade como um todo.

2.Como pode ser definida a virtude, segundo o Mênon?

A virtude pode ser definida parte da questão proposta por Mênon a Sócrates onde Mênon afirma que a virtude pode ser enumerada por várias atitudes como: “ser capaz de administrar bem o Estado ou de administrar bem a casa no caso das mulheres ”. Um homem virtuoso é o que sabe administrar bem a vida. Mênon também afirma em mais uma tentativa de definir a virtude que “a virtude é desejar as coisas belas e ser capaz de consegui-las”. Diferente do que dizia Sócrates no qual pleiteava que todos almejam as coisas belas e que, sendo assim, não haveria pessoas sem virtudes.

3.Por que, para Platão, a virtude não pode ser ensinada?

Para Platão a virtude não pode ser ensinada porque é um atributo positivo de um indivíduo, uma espécie de um dom que as pessoas não podem aprender e sim desenvolver naturalmente ao longo da vida. Esse dom consiste num comportamento, num hábito perene da alma. Vem da natureza dos homens. Ela pode ser buscada apesar de não se saber o que é ou o que seja. É transmitida pela influência das pessoas de bem que sabem o que é o bem que dá fundamentação ao nosso caráter e as nossas condutas. Para Platão o importante era como o caminho é percorrido do que independente de uma definição pronta. Fazer o bem é um exemplo considerado como uma virtude. Pessoas que fazem o bem são pessoas virtuosas.

Referência Bibliográficas: Textos Básicos de Ética: De Platão à Foucault por Danilo Marcondes (Pág 15 e 16, 23 e 31)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (86.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com