TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a Importância do Conhecimento do Bem Para a Conduta Ética?

Por:   •  2/3/2020  •  Resenha  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo Platão, qual a importância do conhecimento do Bem para a conduta ética?

Segundo Platão a importância do conhecimento do bem para a conduta ética, é porque com o conhecimento do bem é que temos a verdade, a beleza, e a justiça na ordem individual e social. Com isso, a metafísica de Platão ficou conhecida como “metafísica do bem”. A base da ética é a forma do bem. Com isso, agimos sem falhas e com capacidade, com o controle das emoções e dos desejos.

Segundo Platão, somos nós que escolhemos se desejamos limpar o nosso ser e se vamos viver uma vida justa. De forma que, não tendo certeza das coisas, é necessário acabar com o julgamento e, seguir o bom senso.

De acordo com Platão, a ética está no meio social e não só o indivíduo precisa encontrar a felicidade, mas também essa felicidade deve ser compartilhada e alcançar a sociedade.

Como pode ser definida a virtude, segundo o Mênon?

        De acordo com Mênon, a virtude é para cada um de nós de acordo com a idade, trabalho e a ação do dia a dia. A virtude não é única e pode ser também a prudência, a sabedoria, a grandeza da alma entre outras.

        A virtude é como parte da questão proposta por Mênon a Sócrates, onde Mênon diz que a virtude é enumerada por várias atitudes como:

  • Ter a capacidade de administrar bem o Estado ou de administrar bem a casa no caso das mulheres. Um homem virtuoso é o que sabe administrar bem a vida.
  • A virtude, é desejar as coisas belas e ser capaz de consegui-las.

        Diferente do que dizia Sócrates, onde, todos almejam as coisas belas e que não haveria pessoas sem virtudes.

Por que, para Platão, a virtude não pode ser ensinada?

Para Platão a virtude não pode ser ensinada porque é um atributo positivo de um indivíduo, uma forma de dom que as pessoas não aprendem mas desenvolvem de forma natural durante a vida.

O dom, é o comportamento, um hábito. Está na natureza humana. Ele pode ser buscado mesmo que não saiba o que é ou o que seja. É transmitido pela influência das pessoas de bem que sabem o que é o bem que dá base ao nosso caráter e as nossas condutas.

Segundo Platão, o importante era como o caminho é percorrido. Fazer o bem é um exemplo considerado como uma virtude. Pessoas que fazem o bem são pessoas virtuosas. A virtude não pode ser ensinada pois ela já está internalizada em um ser humano. Está na natureza dos homens. A virtude pode ser buscada apesar de não se saber o que é ou o que seja. O que importa para Platão é como o caminho é percorrido do que independe de uma definição pronta e acabada.

Por que, ainda de acordo com a ideias expostas na república, a razão deve ter, de um ponto de vista ético, privilégios em relação aos demais elementos da natureza humana?

Segundo a obra " A República" de Platão, se acredita que a razão é um elemento vindo da alma, e é  perfeita e imutável.

A razão nos dá condições para que tomemos atitudes conscientes sobre alguns assuntos. Com isso, é um elemento importantíssimo para o desenvolvimento da vida.

O homem, de acordo com Platão, não se deve deixar levar pelas emoções, ou outros sentidos, que podem esconder a verdade sobre algo.

Referência Bibliográficas: Textos Básicos de Ética: De Platão à Foucault por Danilo Marcondes (Pág 15 e 16, 23 e 31)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com