TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos indicadores socioeconômicos

Por:   •  17/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

- Qual é a importância dos indicadores socioeconômicos para as diferentes etapas de um programa ou de uma política pública?

É preciso ter claro que a intervenção do Estado sempre foi absolutamente relevante, seja para dar lugar a um processo de industrialização e acumulação capitalista, seja em situações de guerra ou reconstrução. De maneira que não adianta que o paradigma liberal diga que o mercado funciona bem, que a intervenção deve ser a mínima possível, porque em crise, em guerra, ou no surgimento industrial de qualquer nação, o Estado intervém sempre (TAVARES, 1988, p.26 apud JANNUZZI, 2011, p.11)

A execução de uma ação governamental se dá pelo planejamento de tais atividades. Isso possibilita confiança no governo de Estado de Bem-Estar Social, uma vez que esse tem por função coordenar serviços públicos de qualidade. Fazendo uso de tais dados, possibilitam agir no contexto da dinâmica pendular das relações entre Estado e Mercado uma vez que a sociedade entrega sua liberdade ao governo em troca de segurança.

- Em que medida os indicadores socioeconômicos são utilizados no planejamento, monitoramento e avaliação das ações no órgão em que você atua?

Em todos aspectos. Atuo na vigilância epidemiológica do município, onde produzimos dados do município, para a regional, o estado e para a federação. Além da produção, utilizamos esses dados para viabilizar metas, no sentido de diminuir morbidade e mortalidades, como também aumentar taxas de imunização e alcance de atendimento integral em saúde.

- Como você avalia a utilização de indicadores multitemáticos no seu município?

Razoável. Onde atuo, particularmente, é possível utilizá-los de forma mais livre, uma vez que temos mais acesso aos dados produzidos. Porém, de maneira geral, no município, poucos setores tem fácil acesso a esse tipo de dado, sendo por vezes solicitado ao nosso setor. Sobretudo, as pactuações em nível de conselhos (bipartite, regional e local) ocorrem a partir da utilização desses indicadores.

- Você tem alguma experiência com a construção de indicadores? Se sim, compartilhe.

Particularmente não. Onde atuo, produzimos e geramos esses dados num sistema estadual para que seja avaliada as pactuações e metas e, dessa forma rediscutí-las para então aprovar novas pactuações.

- Considerando sua vivência na gestão pública e o conteúdo apresentado, quais as principais dificuldades para a utilização dos indicadores?

Na saúde não vejo dificuldades, pois são justamente por esse princípio que atuamos. As dificuldades acontecem mais na realidade de cada setor/unidade alcançar as metas propostas pelos dados gerados por tais indicadores. O uso de indicadores é de suma importância para a área. Como por exemplo: no município, há 70 mil idosos acima de 60 anos, na campanha de vacinação, a meta é alcançar 90% destes. O controle é realizado nas unidades vacinadoras do município, mas como sei que há aproximadamente 70 mil idosos acima de 60 anos?, através dos cadastros de pesquisas realizados pelas unidades de Estratégia de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde. Nestes é possível comunicar várias informações importantes sendo possível alinhar um perfil para controle. Lembrando que tais dados são cruzados como sistema nacional do Sistema Único de Saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com