TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inflação no Brasil e o papel do Banco Central

Por:   •  10/7/2018  •  Projeto de pesquisa  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHAS

A Inflação no Brasil e o papel do Banco Central

Na década de 80 o Brasil passou por um processo muito complicado em sua economia, muitas crises, marcadas principalmente pelo PIB baixo e inflação muito alta, cerca de 2000% ao ano, preços mudavam em um piscar de olhos, as pessoas pegavam um produto na prateleira de um preço; quando chegava ao caixa esse mesmo produto já estava com valor totalmente diferente e o que é pior bem mais caro. Essa remarcação de preços; varias vezes ao dia, fez com que o brasileiro de certo modo desenvolvesse táticas de fazer estoque de alimentos em casa, com receio de no mês seguinte estar bem mais elevados os preços ou ate no mesmo dia. Nesse processo o mais prejudicado era o que menos ganhava que via o seu dinheiro perder valor extremamente rápido. A inflação que ocorre quando um produto e bastante requisitado e seu preço aumenta, ou quando o dinheiro perde valor, e responsabilidade do Banco Central de controlar essas variáveis para que a inflação se comporte de uma forma benéfica à economia.

No Brasil visando controlar essa inflação e diminuir a desvalorização da moeda e estagnação da economia foram criados alguns planos (Cruzado, Bresser, verão, Collor I, Collor II). Cada um com uma moeda diferente, com a imagem do Brasil internacionalmente também não ficou das melhores.

Somente em 1994 com o plano real o pais passa apresentar crescimento sem inflação, pois trouxe algumas ações de extrema importância para economia; redução de gastos públicos, criação de uma nova moeda bem mais forte. O REAL etc.. A inflação passou a ser controlada e diminuiu significativamente com o passar dos anos.

Crescimento Econômico

O crescimento econômico compreende-se um aumento na capacidade de uns determinados pais em produzir bens ou serviços por determinado período ou outro. Geralmente o crescimento econômico é medido em função do PIB de determinado período de tempo, entretanto algumas vezes sejam utilizadas métricas mais alternativas.

Mais segundo KEYNES há uma relação direta entre o nível de investimentos  em capital físico, poupança de um país e o ritmo de crescimento do seu PIB e afirma que os principais decisores da taxa de crescimento do pais são os investidores

Mais se torna necessário diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico enquanto um toma o Produto Interno Bruto (PIB) como base o desenvolvimento econômico envolve outras variáveis como: o bem-estar de uma nação, os níveis de educação, ou seja toma a atenção para a estrutura de divisão do rendimentos a par do PNB.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com