TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analista do Banco Central do Brasil

Por:   •  18/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

3) (Analista do Banco Central do Brasil, 2000) A administração de uma economia nacional envolve a utilização de instrumentos de política econômica de natureza monetária, cambial ou fiscal. Acerca desse assunto, julgue o seguinte item e explique conceitualmente a política fiscal e monetária.

“A política fiscal pode ser conduzida independentemente da política monetária, pois não há interrelação de seus efeitos.”

RESPOSTA: A política fiscal é o conjunto de medidas adotadas pelo governo para, a partir de modificações em suas despesas e receitas (controle orçamentário), atingir um estado de estabilidade na economia nacional.

Como uma das principais formas de política econômica (juntamente com a política monetária e cambial), a política fiscal se concentra principalmente nos dois componentes principais do orçamento público: os gastos e a tributação.

Os gastos, por um lado, englobam todas as despesas relacionadas à manutenção da estrutura governamental (inclusive, dos subsídios oferecidos). Por outro lado, a tributação diz respeito aos impostos recolhidos e a como o aumento ou diminuição das alíquotas pode impactar o mercado.

A política fiscal pode operar de duas formas: expansionista e contracionista.

Política fiscal expansionista é o nome que se dá para quando o governo exerce uma política de gastos focada em reduzir tributos e aumentar os gastos. Já a política fiscal contracionista consiste em: Reduzir os gastos do governo para desacelerar a produção; aumentar os impostos para que as pessoas não consumam tanto e as empresas invistam menos, consequentemente desloca a demanda agregada

A Política Monetária é um conjunto de medidas adotadas para promover o controle da quantidade de moeda em circulação na economia. As medidas impactam diretamente na inflação e na taxa de juros do país, estimulando ou retraindo a economia dependendo do cenário que se apresenta.

5)        Descreva cada um dos tipos de desemprego que o mercado pode apresentar

RESPOSTA:

Desemprego Estrutural

O desemprego estrutural é uma forma de desemprego natural. Neste caso existe um desequilíbrio permanente entre a oferta e a procura de trabalhadores, que não é eliminado pela variação dos salários.

Desemprego Tecnológico

Causado pelas novas tecnologias - como a robótica e a informática - o desemprego tecnológico não é resultado de uma crise econômica, e sim das novas formas de organização do trabalho e da produção.

Desemprego Conjuntural

O desemprego conjuntural é provocado pela política econômica e do resultado da implantação de novas tecnologias.

Desemprego Friccional

O desemprego friccional resulta da mobilidade da mão-de-obra. Ocorre durante o período de tempo em que um ou mais indivíduos se desempregam de um trabalho para procurar outro.

6)        Descreva as principais diferenças teóricas do modelo clássico e do modelo Keynesiano

RESPOSTA:

A principal diferença entre as duas teorias está relacionada as variáveis determinantes da oferta de trabalho: "enquanto o sistema clássico de análise considera que a oferta de trabalho depende apenas do salário real, Keynes considera que a oferta de trabalho também é influenciada pelo salário nominal"; Outra diferença refere-se aos determinantes da oferta de moeda: "Keynes considera que a oferta de moeda é influenciada por considerações sobre a taxa de juros, enquanto que os economistas clássicos consideram a oferta de moeda apenas como um dado.” Outra distinção diz respeito aos elementos que representam o estado das expectativas: A análise clássica só pode levar em conta as forças Q e Q' consideradas no esquema keynesiano sobrepondo seus efeitos a uma posição de equilíbrio já encontrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com