TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Banco Central do Brasil (Bacen)

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

O Banco Central do Brasil (Bacen) encontra-se dentre os órgãos executivos do SNF, ficando hierarquicamente localizado abaixo do CMN (Conselho Monetário Nacional) e integrando o subsistema de supervisores. Nessa posição o Bacen fica responsável pela autorização, fiscalização e execução das instituições financeiras e também de emitir papel moeda, responsável legal pela preservação do poder de compra da moeda brasileira e controlador do volume de moeda em circulação.  Estando sujeito ao CMN (Conselho Monetário Nacional), CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) e CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar).

Em determinados momentos o Bacen necessita controlar a quantidade de moeda em circulação e para isso ele se utiliza de alguns instrumentos de controle de política monetária como:

O Recolhimento Compulsório é um depósito obrigatório feito pelos bancos comerciais junto ao Bacen utilizado com finalidade de aumentar ou diminuir a circulação de moeda no País, quando o Governo precisa diminuir a circulação de moedas no país, o Banco Central aumenta a taxa do recolhimento compulsório, fazendo assim diminuir a quantidade de moeda disponível. Quando o Governo precisa aumentar a circulação de moedas no país. A taxa do recolhimento compulsório diminui, fazendo assim aumentar a quantidade de moeda disponível.

Redesconto Bancário é outro instrumento de controle utilizado, no qual o Bacen concede empréstimos aos bancos comerciais a taxas acima das praticadas no mercado. Quando a intenção é de injetar moeda na economia ele baixa a taxa de juros, fazendo assim que os bancos comerciais tenham uma maior disponibilidade de crédito para oferecer ao mercado e quando necessita retirar dinheiro do mercado ele sobe as taxas desestimulando assim os bancos comerciais a realizarem esse empréstimo.

O Controle de Crédito é outro instrumento utilizado para o controle de moeda em circulação, através desse instrumento o Bacen tem como controlar o volume de crédito e distribuição das linhas de crédito, impondo condições, taxas e períodos.

Compra e venda de títulos no “Open Market” esse instrumento é a compra e venda de títulos públicos pelo Bacen, quando há necessidade de aumentar a circulação de moeda na economia realiza-se a compra de títulos, e quando se tem a necessidade de diminuir a quantidade de moeda o Bacen compra os títulos.

Taxa Selic é um instrumento que representa o nível de atividade que empresas e pessoas estão retirando dinheiro do mercado aplicando em títulos do governo. Uma Taxa Selic elevada significa que existe mais dinheiro sendo retirado do mercado e sendo aplicado no governo, além de representar o rendimento desse investimento em títulos do governo calculado sobre a Taxa Selic. E uma Taxa Selic baixa significa um aumento de moeda no mercado, já que para os bancos será mais rentável um empréstimo para seus clientes do que o investimento em títulos do governo. Sendo assim o Bacen pode trabalhar para ajustar a Taxa Selic conforme a necessidade do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com