TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência do Perfil Empreendedor na Gestão de MPE’s

Por:   •  24/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.181 Palavras (17 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 17

Universidade Estadual do Piauí

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

LINHA DE PESQUISA: EMPREENDEDORISMO

ÁREA: PERFIL EMPREENDEDOR

Felipe Eduardo do Nascimento Araújo

Igor Vinicius Ferreira Santana

Mikaio da Silva Braz

Raniê Lopes Lima

A Influência do Perfil Empreendedor na Gestão de MPE’s

Teresina-Pi

2018

Felipe Eduardo do Nascimento Araújo

Igor Vinicius Ferreira Santana

Mikaio da Silva Braz

Raniê Lopes Lima

A Influência do Perfil Empreendedor na Gestão de MPE’s

Trabalho apresentado como requisito avaliativo da disciplina de Pesquisa em Administração do curso de Administração da Universidade Estadual do Piauí.

Orientador/prof.ª: Vanessa Alencar

Teresina

2018

A Influência do Perfil Empreendedor na Gestão de MPE’s

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo analisar as características que mais influenciam no sucesso do empreendedor. O referencial teórico tem como base as teorias sobre empreendedorismo, empresas de pequeno porte e as caracteristicas atitudinais do empreendedor. Esta pesquisa estabeleceu-se em meio a cincos estudos de caso de micro e pequenos empreendedores de uma famosa região de Teresina, que atuam na área do comércio. Foi aplicada uma entrevista semiestruturada, aos empreendedores, com o intuito de verificar as caracteristicas que são mais relevantes no desempenho e sucesso da personalidade empreendedora. A partir dos dados coletados foi possível observar que entre as caracteristicas mais importantes para o empreendedor de sucesso estão a inovação, a persistência, ser sociável,o planejamento, a auto realização, a detecção de oportunidades e a capacidade de assumir os riscos calculados.

Palavras Chave: Empreendedorismo, Perfil Empreendedor, Desempenho Organizacional, Micro e Pequena Empresa.

1.Introdução

        O empreendedorismo representa um fenômeno complexo e por isso possui definições variadas. Este termo vem ganhando cada vez mais relevância em contexto mundial, o que reflete sua importância no desenvolvimento econômico das nações.

        Segundo DRUCKER (1987), os empreendedores são pessoas que tem a habilidades de lidar com os riscos que cercam seu negócio, criar e transformar, ser um inovador e conseguir se livrar das incertezas que se relacionam com suas escolhas.

         Os empreendedores contribuem para o desenvolvimento econômico, sua habilidade de inovar permite estabelecer métodos para adentrar no mercado já existente ou criar novas oportunidades de negócio. Através disso se torna possível o crescimento das empresas, a geração de empregos e, consequentemente, a ascensão econômica de determinada região. (Hisrich&Peters, 2002)

        Com isso emerge a questão norteadora dessa pesquisa, qual a influência do perfil empreendedor de micro e pequenos empreendedores na gestão de seu negócio? Para tanto se definiu como objetivo geral analisar o perfil empreendedor de micro e pequenos empreendedores da região do grande Dirceu.

        Visando alcançar o objetivo dessa pesquisa estabeleceu-se como objetivos específicos identificar as características do perfil empreendedor, observar a percepção de pequenos empreendedores quanto a relevância das características atitudinais dos empreendedores e por fim verificar a percepção dos pequenos empreendedores quanto a importância da inovação no desempenho organizacional.

        Nesse contexto a justificativa para a produção desse trabalho se apresenta em duas partes a acadêmica e a prática. Na base acadêmica o tema empreendedorismo possui grande relevância no Brasil, porém, quando relacionado a influência do perfil empreendedor nas micro e pequenas empresas a discussão ainda é escassa. No âmbito social é de fundamental importância, pois, a compreensão das características que mais influenciam nosucesso organizacional pode contribuir para o desenvolvimento empresarial acarretando no crescimento econômico do país.

        O estudo em questão possui uma abordagem qualitativa, o método de pesquisa foi de entrevista semiestruturada presencial com roteiro composto por questões abertas a respeito das características do perfil empreendedor e também sobre os dados do empreendedor e empresa.

        Este trabalho está estruturado da seguinte forma: inicialmente, tem-se a introdução, seguida pelo referencial teórico a metodologia. As partes seguintes são compostas pelos resultados e considerações finais, finalizando temos as referências bibliográficas.

2.Referencial Teórico

        Devido à conjuntura econômica atual considerando o decréscimo dos postos de trabalho no Brasil, o empreendedorismo passa a ter um enfoque cada vez maior da população brasileira, que vê a atividade como uma forma de se adaptar a realidade do desemprego e da resseção econômica.

        Diante disso Gerberet al. (1996 citado por Cielo2001), argumentam que personalidade empreendedora transforma a condição mais insignificante numa excepcional oportunidade. É um inovador, estrategista, criador de novos métodos para entrar em mercados já existentes ou criar novos. Os empreendedores através de suas ações inovam e desenvolvem o universo empresarial permitindo, que o fluxo desenvolvimento da economia seja catalisado.

        Com essa queda na atividade econômica, predomina-se um período de incerteza e segundo Hisrich&Peters (2002 citado por Okano&Fernandes 2017) o empreendedorismo se caracteriza por uma capacidade de identificar oportunidades e criar algo inovador sob condições de incerteza, assumindo os riscos aí envolvidos. Persistência e visão de futuro envolvem o processo de empreender que tem como resultantes uma nova maneira de realizar um trabalho – um novo produto, serviço ou atividade– ou a criação de um novo empreendimento.

        Pelo menor tamanho e complexidade, opta-se geralmente pela criação de uma Micro ou Pequena Empresa que em conjunto tem sua importância no crescimento econômico de um país ou região.

        O empreendedorismo vem ganhando cada vez mais ênfase nas últimas décadas em um contexto mundial. De acordo com Drucker (1987 citado por Cielo, 2001), o termo empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer: aquele que assume risco e começa algo novo. Foi utilizado pela primeira vez por volta de 1800 por Jean Baptiste Say, um economista francês, com o intuito de distinguir o indivíduo que consegue transferir recursos econômicos de um setor com baixa produtividade para um setor com produtividade elevada e com maior rendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (249.3 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com