TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência dos clientes nas diferenças da empresa

Por:   •  11/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

ADM012 – ADMINISTRAÇÃO

Professor: Bruno Dantas Michelena

Aluno: Uellington Pinto Pereira Junior

Por que, em sua opinião, as empresas são tão diferentes? Quais são as variáveis que diferenciam as empresas?

Para mim, a resposta para essa questão é bastante simples! As empresas são tão diferentes porque as pessoas são diferentes! Uma empresa representa pra mim um grupo de indivíduos unidos em prol de solucionar um problema, ou sanar a necessidade de outrem, obtendo a partir disso o retorno financeiro, portanto, não trata-se primordialmente de lidar com números, cálculos, indicadores e sistemas, antes de tudo, uma empresa lida com as pessoas e suas necessidades. Uma empresa bem administrada pode alcançar o sucesso apenas com técnicas de gestão, mas, para manter-se firme no mercado, é preciso entender as particularidades do seu público, e é a adequação a cada uma das características descobertas em seus clientes que vai diferenciando uma companhia da outra ao longo do tempo de serviço.

A influência dos clientes nas diferenças da empresa

Uma empresa de sucesso surge de uma necessidade. Por isso vemos tantas empresas abrindo e fechando com tanta velocidade nos últimos anos, mesmo com o cenário econômico desfavorável, acredito que o maior erro destes empresários tenha sido investir em coisas que as pessoas não precisam, pois, especialmente em tempos de crise, os consumidores tendem a ser reticentes ao gastar seu dinheiro. Isso não quer dizer que um empresário só pode obter sucesso fazendo aquilo que todos fazem, pelo contrário, a inovação está em criar e sustentar novas necessidades.

“As pessoas não sabem o que elas querem até você mostrar a elas.”

Steve Jobs

Fundador da Apple

Frases como essa são usadas como princípio para a criação dos mais diversos negócios, mas o processo de convencimento do consumidor é bem mais complicado do que parece. Essa é para mim uma das variáveis que diferencia as empresas, a forma como elas lidam com a criação de necessidades para o cliente, e eu as separaria em 2 tipos:

Inovadoras: Aquelas que investem em modelos e processos disruptivos de administração e de atendimento ao cliente. A Nubank, já citada em sala de aula, é para mim o exemplo mais claro do sucesso que uma companhia inovadora pode obter. A necessidade de um cartão de crédito é antiga, mas eles conseguiram fazer as pessoas perceberem, que elas não precisavam de um cartão de crédito comum, e sim de um que fornecesse liberdade e segurança. Ser inovador carrega um risco muito grande, afinal a surpresa e encantamento com o novo serviço passam, e fica o desafio de conquistar o cliente dia após dia.

Específicas: O segundo perfil que para mim diferencia as empresas, surge devido às necessidades de um público específico. Assim como existem gostos musicais, e consumidores para cada um dos artistas, nos serviços e produtos seguimos a mesma lógica. E então, na busca por ampliar os seus públicos, a empresa é obrigada a se tornar diferente da outra, e isso acaba sendo revertido como vantagem para ela. Um exemplo sucinto que vem à minha mente, é da marca de produtos alimentícios Piracanjuba, que tomou a iniciativa de levar para a televisão aberta a divulgação de sua linha de produtos sem lactose. Um movimento arriscado, afinal, porque não divulgar os produtos normais, que com certeza atingiram um maior público, mas investir em um único tipo específico?! Ao meu ver a empresa fez um movimento inteligente, onde atraiu uma parcela de consumidores que era afastada de seus produtos por questões de saúde, além da positividade trazida por essa propaganda à sua imagem social, ela conseguiu se diferenciar das concorrentes, mais uma vez, porque se atentou às diferenças das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com