TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inovação e Criatividade em P & D dentro do Segmento Hoteleiro no Setor de Recepção

Por:   •  14/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.902 Palavras (12 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

Cursos de Administração

TRABALHO DE CURSO I

Gestão de novos negócios: Inovação e Criatividade em P & D dentro do segmento hoteleiro no setor de Recepção

Elane Medina de Oliveira

Fernanda Paula da Costa

Sidney Ferreira Brandão

Duque de Caxias

2011/2

Elane Medina de Oliveira

Fernanda Paula da Costa

Sidney Ferreira Brandão

TRABALHO DE CURSO I

Gestão de Novos Negócios: Inovação e Criatividade

Trabalho apresentado à disciplina de Trabalho de Curso I do curso de Administração da UNIGRANRIO como requisito para aprovação da mesma.

Orientador: M.Sc.José Rogério Rodrigues Mó

Supervisor: nome completo do(a) professor(a)

Duque de Caxias

2011/2

SUMÁRIO[pic 1]

1 Situação-problema, p. 4

2 Hipóteses, p.4

3 Delimitação do estudo, p.5

3 Objetivos geral e específicos, p. 5

4 Relevância ou Justificativa, p.6

5 Referencias Teóricas, p.

6 Referencias Bibliotecas, p.

1 Situação-problema

Sabendo da padronização existente entre as redes hoteleiras, concernente ao primeiro contato com o cliente. Como um empreendedor poderia se destacar fazendo uso da inovação e criatividade no relacionamento com seus clientes?

2 Hipóteses:

Para as organizações nesse segmento conseguirem estar entre as melhores em prestação de serviços, atendendo a demanda que a cada dia que passa está cada vez mais exigente, a criatividade e inovação tornou-se fator primordial para o alcance das atividades que se propõe à organização.

As empresas que buscam essas inovações, tendem a se destacar das demais na qualidade, na rapidez, com tratamento diferenciado, obtendo um feedback de confiabilidade, atendendo a diferentes demandas, com serviços flexíveis, com menor custo e alto padrão tecnológico.

3 Delimitação do estudo:

Este estudo será desenvolvido com base em pesquisas de empresas que buscam implementar com inovação e criatividade, em particular empresas do segmento hoteleiro no setor da recepção, que buscam um destaque no atendimento ao seu cliente em relação aos seus concorrentes.

4 Objetivos geral e específicos

Objetivo Geral:

Analisar a importância de implantar inovação e criatividade em um ambiente organizacional, demonstrando que essa implementação pode criar uma vantagem competitiva em relação às mesmas no segmento.

Objetivos Específicos:

  • Analisar inovação e criatividade nas organizações desse segmento;
  • Descrever sobre a evolução das organizações que buscam inovação;
  • Identificar e analisar os riscos que uma organização esta sujeita ao implantar um sistema de inovação;
  • Demonstrar as vantagens de inovar;
  • Mostrar a importância de uma Pesquisa e Desenvolvimento dentro da organização;

5 Relevância ou justificativa:

Para que as organizações consigam sobreviver com o mundo sofrendo grande impacto com a globalização nos tempos atuais todas elas deverão investir fortemente em inovação e criatividade, como soma de valor em suas empresas. Hoje a competição é acirrada, e conseguem seus objetivos somente as melhores e mais preparadas..

Mesmo sabendo do gasto, do tempo, e dos recursos, para uma organização conseguir acompanhar essas mudanças, vale a pena arriscar porque há riscos fortes, mais se não arriscar não saberá o resultado.

Investir é bom em diversos fatores e não só como soma de valor para a organização. Uma empresa ganha muito quando pensa em inovar, não só é bom para ela, mas para todos que a cercam, tanto no ambiente interno como no externo.

6 Referencial Teórico

O objetivo do nosso trabalho e comentar sobre a criatividade e inovação tecnológica com ênfase no setor de serviço de atendimento ao cliente. Queremos mostrar aos nossos consumidores nosso cartão de visita, tudo que há de inovador em atendimento, comodidade, instalações e com um preço acessível.

Segundo academia Pearson, a criatividade vem sendo estudada desde o século XX, por psicólogos, denominando uma profunda analise desse estudo. Quando pensamos em inovação, englobamos diversos fatores, que são essenciais para a realização à solução dos problemas. A criatividade e mais complexa do que pensamos, vem sendo analisada há muito tempo e não estão ligados apenas a fatores ambientais, mas também esta ligada ao indivíduo.

“Os inovadores são ousados e experimentam novas ideias mesmo com algum risco.” (KOTLER; ARMSTRONG, PAG. 140, 2006)

Muitos pensam que criatividade e pra poucos, ou seja, um dom, que infelizmente poucos têm. E não é bem assim, quando bem treinada, a criatividade pode ser desenvolvida, sendo a soma de vários fatores tal como curiosidade, perseverança, autoconfiança, humildade, entre outras. Segundo pesquisadores se soubermos nos prepara adequadamente, seguindo um determinado roteiro, poderíamos chegar a ter ideias criativas; a partir desse estudo surgiram técnicas para estimular a criatividade.

Características que influenciam na taxa de adoção da inovação (KOTLER; ARMSTRONG, 2006):

  • Vantagem Relativa: Um grau de inovação maior do que os dos concorrentes, quanto mais vantagem relativa, maior será a chance do aumento da demanda;
  • Compatibilidade: Corresponde aos valores e as experiências dos consumidores em potencial;
  • Complexidade: É onde a inovação é difícil de ser compreendida ou aplicada;
  • Divisibilidade: É onde a inovação pode ser experimentada;
  • Comunicabilidade: Onde podemos observar os resultados, através do aumento da demanda.

Kotler; Armstrong (2006), afirmam que o pesquisador e o gerente de marketing devem trabalhar juntos para que, com cuidado seja definido o problema. Segundo eles esse processo de pesquisa deve possuir quatro etapas:

  • Definição do problema e dos objetivos;
  • Desenvolvimento do plano de pesquisa;
  • Implementação do plano de pesquisa;
  • Interpretação e apresentação dos resultados.

“O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futurada organização.” (JOSÉ DORNELAS, 2001, Pg. 1).

Pearson classifica a criatividade como um fenômeno sistêmico, que envolve quatro dimensões, ou conhecido por eles por quatro P’s:

  • Pessoa
  • Produto,
  • Processo
  • Pressão do ambiente.

O primeiro pioneiro foi o inglês Graham Wallas, em 1926, ele elaborou o primeiro modelo do pensamento criativo, Wallas mostra que a criação é uma nova ideia, um processo de quatro etapas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (131.2 Kb)   docx (219.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com