TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inovação e Empreendedorismo

Por:   •  7/2/2017  •  Artigo  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

(Ficha de Leitura)

[pic 2]

OBJECTIVO DE ESTUDO

O presente trabalho é elaborado no âmbito da unidade curricular de Inovação e Empreendedorismo. Pretendo fazer a análise do artigo (Employability skills: perspectives from a knowledge-intensive industry) do jornal (Education + Training) em que os autores são: Chris Collet, Damian Hine e Karen du Plessis. Submeti novo artigo referente à inovação nas organizações empresariais escrito por Nilton Moreno. Irei fazer uma comparação de artigos na análise crítica. O objetivo do estudo passa por avaliar os requisitos de competências de empregabilidade e da criação ou inovação tecnológica nas empresas.

Embora o debate sobre a educação global continue focado nas competências de pós-graduação e empregabilidade, a ausência de uma linguagem partilhada por estudantes, acadêmicos e das partes interessadas da indústria, significa que a definição de requisitos de competência é essencial e difícil.

Relativamente à metodologia, os pontos que irei referir foram derivados do artigo com base na literatura acadêmica, política e da indústria.

2

ANÁLISE DO ARTIGO – REFERÊNCIAL TEÓRICO

“Emerald | Insight

ARTICLE: Employability skills: perspectives from a knowledge-intensive industry.

CITATION: Chris Collet, Damian Hine, Karen du Plessis, Education + Training, Vol. 57 Iss: 5, pp.532-559, 2005.

QUARTIL: Q2.

INDEX: 30.

URL: http://www.emeraldinsight.com/doi/full/10.1108/ET-07-2014-0076

Iniciarei a análise crítica com o setor do ensino superior, este que desempenha um papel de liderança na transição para as economias, através do fornecimento de inovação tecnológica e do capital humano qualificado (Exemplo: National Committee of Inquiry into Higher Education (NCIHE), 1997. Mas, já algum tempo que existe preocupações quanto à adaptação dos formados para o emprego, à extensibilidade das suas competências a uma paisagem económica em mudança e ao impacto subsequente na produtividade resultante de um défice de competências em termos de empregabilidade. Relativamente ao debate sobre as competências de pós-graduação e a empregabilidade, estes continuam a ser um dos elementos centrais no debate educacional que engloba influências de composição, da globalização e da educação (Adelman, 2009). No atual contexto económico, o empregador exige um conjunto de competências ampliadas, incluindo a aplicação de comportamentos interpessoais e intrapessoais, para sustentar a inovação sistémica necessária para a competitividade empresarial (Stasz, 2001; Harvey, 2003).                                                                              

3

Foi colocada a várias partes interessadas, uma falha nas competências da empregabilidade. Ao nível nacional, (Richens) observa que a estrutura da educação dificulta a implementação de mudanças sistemáticas mesmo quando existem processos colaborativos entra a indústria e a educação. Ao nível universitário, as instituições de ensino superior não conseguiram transmitir as competências empresariais e de soft skills necessárias para o emprego de economistas formados que se estão a tornar complexas e competitivas (Harvey, 2001; Stasz, 2001). Ao nível do currículo, todos os formados estão desconfortáveis no que diz respeito às competências do ensino. Por outro lado tem-se afirmado que os empregadores não comunicam claramente as suas necessidades de competências ao setor do ensino superior e que a indústria tem a sua própria responsabilidade de ensinar licenciados para cada setor (Harvey, 2001, 2005). Existe uma falta de dados empíricos sobre a relação entre competência e emprego (Pellegrino and Hilton, 2012). Licenciados são empregados em ambientes de trabalho em que não há uma rotina. É normal que depois haja uma dificuldade maior para além das competências exigidas e as competências possuídas.

A pesquisa destes autores (Chris Collet, Damian Hine, Karen du Plessis) tem como objetivo explorar as competências na forma organizacional de cada indivíduo, da equipa e da empresa numa indústria de conhecimento intensivo e focada para a inovação do mercado.

4

SÍNTESE CRÍTICA

Quando dei início à análise do artigo foi mencionado o ensino superior, este que desempenha um papel de liderança no fornecimento de inovação tecnológica e de capital humano. Vou focar-me um pouco mais na inovação tecnologia (IT) e vou comparar esta à inovação nas organizações empresariais (IOE) de Nilton Moreno.

O artigo de Nilton Moreno tem como finalidade apresentar a importância das IOE, salientando temas como a tecnologia e inovação tecnológica, sendo esta um conjunto de conhecimentos, especialmente em princípios científicos que se inserem a um determinado ramo de atividade. Para as organizações se manterem competitivas a inovação é um fator fundamental. A inovação contribui para a melhoria do produto, do processo, da rentabilidade e sustentabilidade de uma empresa ao longo do tempo.

A tecnologia nos últimos anos é um recurso que ajuda no aumento da produção e nem por isso os custos atingem a mesma proporção. Relativamente à inovação, esta cada vez mais conquista a sua importância, mas ao mesmo tempo também é generalizada quando se trata da administração. Qualquer atividade que se atualize, a inovação está presente, ou seja o papel desta é fundamental para as empresas. A inovação pode trazer algumas implicações estratégicas para empresas de altas e baixas tecnologias. A tecnologia afeta na decisão da quantia ou mesmo da diferença, visto que a tecnologia está contida em todas as atividades de valor, como na obtenção de elos entre atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (684.6 Kb)   docx (778.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com